Que tal uma upgrade em seu MacBook White? Eu fiz e recomendo

MackBook White Unibody

Salve povo bacana. Após um pequeno intervalo sem post, não que me falte assunto, só tempo, eis que trago minha experiência recente com meu MacBook White.

Pois bem, em 2011 eu resolvi trocar meu notebook pelo MacBook. Das opções existentes acabei comprado o White. Sim, aquele branquinho que encarde muito, mas ainda consigo deixar ele como novo. Não me arrependo, mas bem que eu poderia ter desembolsado algumas Dilmas a mais e optado por um Pro.

O aparelho foi o último modelo todo branco fabricado pela Apple. É o unibody de 13 polegadas, um Core 2 Duo com 2,4Ghz e que veio com 2 GB de RAM DDR3 e um HD de 250 GB com 5.400 rpm. O grande barato dessa máquina é que ela veio equipada com uma placa de vídeo da NVIDIA, o modelo GeForce 320M de 256 MB, compartilhada com a memória principal. Em tempos de gráficos da Intel, não deixa de ser uma relíquia. Mais specs vocês podem conferir aqui.

Ao longo do uso coloquei mais 2 GB de RAM, cheguei a testar com 8, mas a diferença não foi significativa. Sim, ele suporta mais que o recomendado pelo fabricante, porém achei melhor deixar com quatro.

Posteriormente coloquei um HD de 500 GB. Melhorou bastante, afinal, eram 7.200 rpm, mas como nem tudo são flores, a cada nova versão do OS X a performance ficava sofrível.

Pesquisa daqui e dali, resolvi fazer uma upgrade mais radical. Após trocar ideias com algumas pessoas sobre o assunto e me informar bastante, resolvi aposentar o HD convencional e colocar um SSD. No início fiquei temeroso, não via com bons olhos esse tipo de armazenamento, mas após ler, reler e aprender sobre essa tecnologia e seus macetes, resolvi aderir.

SSD Corsair NEUTRON 250 GB

De todos os SSD que pesquisei, uma ressalva, o preço ainda é salgado, encontrei um modelo bacana, um CORSAIR da série NEUTRON, com 250 GB SATA 3 com um preço bem em conta. Com o HD em mãos fiz a upgrade. Me sugeriram colocar o SSD no local do SuperDrive, achei melhor não. Ainda gravo muitos CD’s e DVD’s e eu não queria capar o notebook.

Quanto a upgrade, não tem mistério, é bem simples. Quem já trocou disco rígido num MacBook não terá dificuldade nenhuma. Optei também pela instalação limpa do sistema operacional. Meus arquivos ficam num HD externo, portanto isso não seria problema. O chato é ter que ficar instalando tudo do zero e ter que fazer as upgrades gigantescas da Apple.

Uso do SSD

Resumindo a brincadeira, o notebook é outro. Impressionante como a velocidade de boot, a qual ficou em torno de dez a onze segundos para subir o sistema, bem como a abertura dos programas, que melhorou absurdamente de forma quase instantânea, inclusive os mais pesados, deu uma nova cara pro branquelo. Óbvio que estamos falando de um Core 2 Duo de 2.4 GHz, mas a performance do sistema ficou espetacularmente boa, sem falar que a bateria agradeceu, afinal, os SSD utilizam pouca energia em relação aos HD’s convencionais. Ganhei mais duas horas de carga. Com isso, o White ganhou uma ótima sobrevida. Resta saber até qual versão do OS X a Apple vai liberar para esse grande guerreiro futuramente.

291 comentários em “Que tal uma upgrade em seu MacBook White? Eu fiz e recomendo

  1. Bela solução! Eu também estou querendo migrar do Windows, para MacOS. Mas ao invés do MacBook, eu tô de olho em um Mac Mini. Como ele é pequeno e sliêncioso, acho que não tem opção melhor pra uso doméstico. (Levando em consideração o preço dele, é claro.)

    Curtir

    1. eu tenho um mac mini em meu negocio i5 com 8gb de memoria e hd de 500 edito de boa
      mas farei esse up grade na crianca pra melhorar ainda mais ele !

      Curtir

  2. Olá wendel. Show de bola! Comprei um macbook white (2,2 GHz Intel Core 2 Duo 4gb 667 MHz DDR 2 SDRAM HD 120GB) mês passado e pretendo tbm dá uma uma tubinada como o seu. Ainda estou apanhando bastante com o sistema e tendo alguns probleminhas, como por exemplo, não consigo atualizar o sistema que não sai da versão 10.6.8. Mesmo assim, vejo uma considerável superioridade com relação a outros note’s. Enfim, vamos que vamos!!

    Curtir

    1. Olá Wagner, seja bem vindo ao mundo Mac. Bom, você menciona que não consegue atualizar o sistema. Veja bem, seu MacBook White é o modelo Unibody? Dá uma olhada nas especificações dele, pode ser que seja um modelo anterior, talvez de 2007. É interessante verificar isso vez que para modelos anteriores, acredito que o Mavericks não foi liberado, ficando apenas no Mountain Lion, o que não deixa de ser uma ótima versão. Olhe no site da Apple as especificações exigidas pelo último sistema. No mais, se optar pelo disco SSD, acredite, não irá se arrepender. Dias atrás configurei um MacBook Air com 256 GB SSD, 4 GB Ram, sendo um i5. Acredite, meu MBW não perde quase nada pra ele, a não ser é claro recursos diferenciados para hardware mais novos, coisa que a Apple deixa a desejar. De qualquer forma, após essa experiência, deixei de lado a ideia de vender o White. Acho que posso usá-lo por um bom tempo ainda =)

      Curtir

      1. Cara me ajude.eu estou tomando uma surra aqui pra instalar o mysql e fazer funcionar no mac os sierra 10.9.5 minha maquina e um core i 7 128 ssd grafica 3000 intel 512 8 gb de ran. Preciso baixar essa ultima versao do mac OS Yosemite.Como voce baixou…abracos

        Curtir

      2. Olá amigo, tenho um macbook desse white 2007 e perdi a senha, fazia muito tempo q não eu não usava ele, vc sabe como posso fazer pra recuperar?

        Curtir

    2. wagner, conseguiu atualizar a versão sistema operacional?

      consegui atualizar para 10.7, mas vi gente com a yosemite.
      gostaria de saber se tu conseguiu e, caso nao, se alguem ai tem alguma dica pra fazer isso…

      Curtido por 1 pessoa

      1. Wendel, Wagner, Raysa e todos interessados no OS Yosemite. Peço licença para comentar/responder a este comentário. Apesar de não ter o white, o meu é um macbook pro early 2011 e estava com o 10.6.8 snow leopard, o qual gostava bastante, porém resolvi experimentar o Yosemite. Fiz esta experiencia com sucesso, baixei o yosemite na conta principal do administrador e também na conta do convidado, PORÉM INSTALEI VIA conta do CONVIDADO para ver se dava certo e deu. Depois abri a conta principal e o yosemite também já estava lá aí instalei as atualizaçoes de segurança via conta principal. Nao sei se faz alguma diferença mas fica uma idéia a se pensar.
        Grata, Audra.

        OS YOSEMITE 10.10.8 mbp13″ early 2011 2,7 ghz Intel core i7 8GB Ram 1333 Mhz DDR3
        Intel Graphics 3000 512mb SSD 256 GB

        Curtir

    3. Eai camarada!
      Vc foi uma das únicas pessoas que encontrei até agora com o mesmo problema que eu tinha, pois recentemente ganhei um mac usado do mesmo modelo que o seu. Logo quando recebi, levei em uma assistência para deixa-lo perfeito para uso. No entanto, entregaram-me com este mesmo iOS 10.6.8, que como sabemos, é ultrapassado ao extremo. Pois bem, estou passando pelos mesmos problemas, pois quero deixar na versão Yosemite. Visto que vc tem mais tempo com seu mac white, gostaria de pedir-lhe instruções, isto é, se vc conseguiu atualizar, para que eu possa usufruir melhor de meu aparelho. Obrigada pela atenção, e sua ajuda será de grande eficiência. Irei deixar meu email para contato caso responda diretamente via email.
      Att,
      Rayssa Monteiro.

      Email: rayssabm26@hotmail.com

      Curtir

  3. Muito bom o post, simples, claro e objetivo. Tenho o mac white, 4 anos, e ele está muito novo, ótima máquina, valeu cada centavo. A qualidade do som, tela, durabilidade , incrivel.
    Recentemente comprei um asus vivobook 11 com win 8 – i3, so para deixar na mochila full time. Fui escutar musica com fone de ouvido e algo simples, mas deu para ver que mac é muita qualidade, o som deste novo note eh muito inferior ao “antigo mac de 4″…

    Curtir

    1. Olá Leandro, obrigado pelo seu feedback. Realmente hoje quem tem um Macbook, mesmo que seja uma versão mais antiga, tem uma preciosidade nas mãos, especialmente devido aos preços atuais praticados pela Apple no Brasil. Já pensei em vendê-lo algumas vezes, mas com essa upgrade que fiz, acho que vai ser útil por muito tempo ainda.

      Curtir

  4. Bom dia Wendell, depois de analisar a sua postagem fiquei bastante interessado nesse seu método para acelerar o MAC, eu acabo de adquirir um de um amigo, só que o mesmo se encontra sem o HD esse meu amigo optou por um HD externo da Apple, porém como eu não quero ficar arrastando o HD pra todo lado junto com o MAC eu fiquei interessado em fazer a mesma coisa que você e comprar um HD SSD porém eu poderia colocar um de 500 ou até mesmo de 300?
    o resultado seria melhor que esse de 256 que você comprou?
    desculpa se estou fazendo alguma pergunta idiota haha
    mas é que não conheço muito o MAC e tenho medo de comprar algo relativamente caro e acabar estragando
    obrigado pela atenção e fico no aguardo

    Curtir

    1. Olá Raony, bom dia. Quanto ao espaço em GB do SSD, isso não altera a velocidade e sim influencia apenas na capacidade de armazenamento. Vale lembrar que as taxas de leitura e escrita em qualquer SSD são bem parecidas e isso não vai impactar na escolha quanto a capacidade, ou seja, se é de 500, 300, 256 GB. Nesse caso, o conjunto memória, processador e SSD é que vão fazer a diferença no processo final. Seja qual o tamanho escolhido, estará bem servido, afinal, os SSD possibilitam acesso mais rápido aos arquivos em disco. Espero ter ajudado. Depois conte-nos como foi sua upgrade =)

      Curtir

  5. Excelente post! Desculpa a ignorancia, mas como n conheco mt o mac e adquiri um igual ao seu, o que seria esse super drive? Pra instalar esse SSD, seria no local do atual hd de SATA de 250 Gb 5400 rpm que est’a instalado no meu mac?

    Estou indo para os EUA em julho e vou aproveitar para comprar o SSD e memória. Entao, se puder me dar dicas de marcas e modelos recomendados pela Apple.

    Muito obrigado.

    Curtir

    1. Alexandre, o SuperDrive é o CD/DVD. Tem usuários que tiram ele para colocar drives SSD e trabalhar com dois HD’s. No meu, retirei o drive SATA e no local coloquei o SSD. Como usava muito o SuperDrive, optei por deixá-lo. Quanto ao modelo marca, opte pelos mais recentes. Não vou enumerar marcas até mesmo porque existem muitas. Sugiro optar pelas mais vendidas. Já em relação às memórias, procure na folha de especificações do produto o tipo suportado e escolha preferencialmente as Kingston, essas sim são as melhores. =)

      Curtir

  6. Excelente Post, encontrei pesquisando sobre a lentidão do Macbook. Eu possuo um modelo igual ao seu, e estou sofrendo com a lentidão do sistema, atualmente uso o OSX Mavericks. Para tarefas básicas ele funciona normalmente, mas como utilizo muito o Photoshop, Illustrator e afins. ele está sofrendo um pouco para abrir arquivos e executar tarefas nestes programas. No activity Monitor sempre percebo que os programas acabam consumindo toda a memória livre.
    Pensei em adicionar 8gb de ram (atualmente uso 4gb 1067mhz). O que sugere? instalo as 8gb de ram, ou mantenho os 4gb e parto para um SSD.

    Grande abraço.

    Curtir

    1. Diego, quando ainda eu tinha o MacBook instalei 8 GB de RAM. Pelo manual, a Apple menciona que o aparelho suporta apenas 4 GB, porém em alguns fóruns encontrei relatos de usuários que colocaram mais memória. Em meus testes não senti diferença significativa. No iMac, 8 GB faz mais diferença que no MacBook. Não sei explicar o porque disso. No caso, para ganhar performance, optei pelo SSD o que deu um plus bem maior do que as memórias. Creio que a diferença maior está na leitura e escrita em disco do que na RAM. Nesse caso eu optaria pelo SSD sem medo algum. =)

      Curtir

  7. Oi Wendell, tudo bem? Eu tb tenho um macbook white unibody do final de 2009 e após colocar um HD de 1Tb pela assistencia, eles atualizaram o sistema para o mavericks. Na minha opiniao, a performance do computador piorou muito, então eu voltei para o mountain lion. Nesse periodo, minha bateria estufou e começou a comprimir o trackpad, então eu mandei novamente para a assistência e no momento estou utilizando o computador sem bateria até a peça chegar na autorizada. Porém, o computador virou uma carroça. Eu tenho 8Gb de memoria e acabei de dar um downgrade para o mountain lion formatando o computador e nada. Já liguei na assistencia e eles informaram que não tem nenhuma relação a remoção da bateria com a piora de perfomance do computador. Eu estou sem entender, vc sabe o que pode ser? Espero que não tenha jogado dinheiro no lixo colocando um HD maior e trocando a bateria… Se vc puder me ajudar, eu agradeço! Um abraço, Laura

    Curtir

    1. Laura, o HD convencional, ou seja, com pratos e rotação, por maior capacidade que tenha em quantidade de GB, não melhora a performance de nenhum computador e sim aumenta a capacidade de armazenamento, apenas isso. Se esse disco tiver uma velocidade de 7.200rpm, pode sim ocorrer melhorias, porém nada que se compare a um disco SSD. Analisando as configurações que você passou, acredito que o HD e os 8GB de RAM podem estar influenciando na lentidão. Como mencionei acima numa resposta, coloquei 8GB no meu MacBook e tirei porque não notei nenhuma melhora em relação a velocidade. Nesse caso, se tiver como investir num disco SSD, a melhora será absurdamente grande. Quanto a bateria, isso não impacta na velocidade da máquina. Apesar dos preços altos, creio que se colocar um SSD su MacBook vai voar baixo.

      Curtir

      1. Wendell, procurando explicações para a lentidão do meu MBW 2009, li o que aconteceu com a Laura. Comigo foi o mesmo. A bateria estufou, então a retirei. Do nada, o mac ficou absurdamente lento. Não imaginava que poderia ser a falta da bateria, até recolocá-la. Tudo voltou ao normal. Sim, a bateria influencia na velocidade da máquina.
        Maravilha seu post, me ajudou muito. A questão do SSD realmente é algo a se pensar, mas também tenho que pensar na troca da bateria agora, que não é barata.

        Obrigado! Abraço!

        Curtir

  8. Olá Wendell, estou estudando a possibilidade de adquirir um MBW, até pra sair da mesmice do windows que me acompanha a muitos anos. Sabemos que a qualidade de um macbook (mesmo de um “ultrapassado” como esse) dispensa comentários, más a questão que procuro esclarecer é a seguinte: ao trocar o HD desta máquina por outro de capacidade equivalente a 500Gb ou até mesmo por um de 1Tb em combinação de uma RAM de 4 Gb eu enfrentaria algum tipo de problema? ou essa (desconsiderando usar SSD) também é uma boa opção?
    Nesse caso eu pretendo usa-lo para estudo, assistir a series e dar a boa e velha navegada na internet.
    Dadas as possibilidades, qual conselho ou dica você teria pra me oferecer? Desde já agradeço, abraços!

    Curtir

    1. Lucas, a grande vantagem dos produtos da Apple estão na durabilidade, pecam apenas nas atualizações que com o tempo, podem deixar o computador lento ou não chegar como novas versões do MacOS. No caso específico, quando fiz a mudança pra um SSD, a fiz em detrimento da lentidão do Mavericks com o HD convencional. Após mudar para o disco sólido, posso afirmar que foi uma mudança muito significativa. Como relatei no texto, o MacBook se tornou outra máquina. É absurdamente melhor a performance com essa mudança. Como mencionei também em outras respostas, experimentei 8 GB de RAM e não notei diferença que justificasse o investimento em memórias. Creio que SSD e 4 GB de RAM já são mais que suficiente para uma ótima performance do sistema. Por fim, avalie com critério a compra de um usado, já vi casos de pessoas que pagaram alto por um aparelho que não estava apto para novas versões o OS X, como o caso do White que provavelmente não receberá o Yosemite.

      Curtir

  9. Olá Wendeel muito bom conhecer-lo, comprei um MBW pra minha esposa e fiquei muito satisfeito com a Máquina, mas estou também com esse probleminha de atualização de sistema, e quando fica assim muitos programas não rodam. Preciso de uma ajudinha, o MBW da minha mulher é o Core 2 duo 2.13 hd de 160 e a versão q ta nele é a 10.5.8 presico atualizar pra Rodar os programas. Acredito ele ser uns dos mais simples.

    Abraços GEORGE

    Curtir

  10. Olá George! Pois bem, analisando suas colocações, seu MBW deve ter sido fabricado antes de 2007. Verifique as especificações do aparelho clicando na Maçã e no menu, verifique as especificações e o ano de fabricação. É bom você atentar que máquinas mais antigas já não permitem atualizações das últimas versões do OSX. Já no caso do SSD, dependendo do ano de fabricação, talvez esse aparelho não suporte tal upgrade. Verifique o período de fabricação para que possamos avaliar se é ou não viável tal troca do HD. Abraços.

    Curtir

  11. Wendell,
    Li seu artigo e achei bem interessante,
    decidi fazer o mesmo no MB mid 2009.
    Você sabe me dizer se esse HD
    é compativel com esse modelo (A1181)?

    Curtir

    1. Olá Breves. No que diz respeito a compatibilidade, quando fiz a troca do HD anterior pelo SSD, não tive respostas suficientes sobre. Nesse caso sugiro apelas verificar se encontra informações sobre barramento, velocidade de seu HD. No site BR-Mac do Augusto Campos ele dá algumas sugestões úteis sobre como levantar informações do hardware. Não fiz isso, comprei o SSD e substituí, obtendo um excelente resultado. Creio que sua máquina seja compatível.

      Curtir

    1. André, particularmente acho 2GB para o OS X pouco. Uma coisa que a Apple não se preocupa muito é deixar o sistema mais fluído. A cada versão o sistema operacional exige mais do hardware, especialmente em função dos efeitos e menus translúcidos. Dependendo da versão do sistema que roda em seu MacBook, talvez seja interessante mais 2 GB de RAM pra você ter uma performance melhor. A taxa de leitura de um SSD é infinitamente melhor que um disco convencional, daí, parto do princípio de que se a RAM não acompanhar a velocidade de leitura e escrita no SSD, o sistema poderá sim ficar prejudicado. O conjunto tem que trabalhar “alinhado”.

      Curtir

  12. Olá Wendell boa noite. Tenho um MacBook White de 13 polegadas de meados de 2010 (Unibody A1342). Peguei ele usado para entrar no mundo Mac OS, e veio com 2 gb de RAM, li na internet que ele suportaria até 8 gb ao contrário do limite informado pela Apple e fiz o upgrade. Foi então que meus problemas começaram, pelo que percebi a maior quantidade de memória fez com que o processador trabalhasse mais, aquecendo mais e reiniciando constantemente o Mac. Fiz o downgrade para as memórias originais e o problema desapareceu. Lento seu blog agora, gostaria de lhe perguntar, qual memória utilizou no seu upgrade? Estou pensando em deixar o meu com as memórias originais e instalar um SSD para melhorar a performance geral da máquina (mesmo que ele utilize memória virtual o SSD é mais rápido que o HD), o que acha? Estou pensando em comprar o Samsung 840 Evo ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-574792406-hd-ssd-samsung-840-evo-120gb-sata-6gbs-lacrado-sata-3-pe-_JM#questionText ), é adequado? O meu drive de DVD deu pau de vez (CD/DVD não entram mais, não sei o motivo e tentei várias soluções, se conhecer alguma agradeço), é complicado trocar o HD pelo SSD?

    Curtir

    1. Olá João Paulo!
      Pela sua descrição, realmente os 8GB prejudicaram a performance de sua máquina. O ideal ao comprar memórias é verificar a capacidade delas (MHZ) para não ter problemas e incompatibilidade. Se não estiver enganado, seu MBW usa memórias DRAM DDR3 de 1066Mhz, então opte por esta configuração. Quanto a marca, pessoalmente optaria pela Kingston, visto que é talvez a melhor do mercado. Já em relação ao SSD que está olhando, creio que funcionará sem nenhum problema. Espero ter ajudado. Qualquer coisa, pode enviar novos questionamentos. Forte abraço.

      Curtir

      1. Boa noite Wendell. As memórias 2x4Gb devolvi ao fornecedor para troca, pois ambas eram próprias para a máquina, já atendiam a descrição que você informou. Comprei 2 pentes de memória da Micron (idênticos aos pentes originais, porém com 2Gb cada), encontrei por um preço muito atrativo, instalei e a máquina está mais rápida (está com 4Gb) e rodando sem problemas. Estou trocando os pentes com o fornecedor por um SSD Corsair Force GT 120Gb (tenho um HD de 1Tb portátil, mesmo meu super drive estando com problemas não vou manter o HD pois também estou visando a economia de energia do SSD), você acha esse SSD recomendado?

        Curtir

  13. Olá tudo bem, peguei um macbook White ontem veio com 4gb e um HD de 120gb, tenho um SSD de 120 gb KIngston, abri para substituir o hd, coloco o SSD mas não reconhece na maquina para a instalação do cds, alguma dica ?

    Curtir

    1. Olá Juliano, se entendi bem seu problema, após substituir o HD pelo SSD o SuperDrive não está fazendo a leitura em CD’s e DVD’s. Antes ele reconhecia? Porque desconheço relação quando ocorre a substituição de HD’s com leitura de mídias. Pode ser que o SuperDrive esteja com algum problema.

      Curtir

  14. Oi Wendell, beleza? Eu tenho um Macbook White de 2007 Intel Core 2 Duo 2.2 GHz 2GB RAM
    DDR2 SDRAM, e eu queria muito fazer um upgrade nele. Sei que posso adicionar até 4GB de ram,
    mas queria saber esse lance do disco. O meu tem 111GB no HD, queria deixá-lo um pouco
    mais “poderoso”. O que você me indica? Ele aceitaria um SSD SATA? Quanto ao sistema, o meu
    ainda está no Mac OS X10.5.8, quero atualizar mas a apple não permite. Acho que terei de comprar
    o cd na apple store.

    Curtir

  15. Bom dia, Wendell eu tenho um macbook white inicio de 2008, com 2gb e Capacidade: 119,69 GB (119.690.149.888 bytes) Disponível: 107,69 GB (107.691.245.568 bytes), consegui chegar ate o mac ox 10.6.8, vc sabe se consigo atualizar para o 10.9 ? Eu nao queria desfazer a maquina estå nova.

    Curtir

    1. Olá Leticia
      Creio que sua máquina aceitará até a versão do Lion. Conforme a própria dica abaixo do Alexandre Ramos, talvez seja necessário adquirir a mídia (Snow Leopard) e baixar a imagem do Lion e criar um pendrive para instalação.

      Curtir

  16. Bom dia amigo, eu também gostaria de fazer um upgrade no meu mackbook white que é igual o seu, mas queria trocar o processador.
    Você sabe qual processador esse note suporta???
    Abração

    Curtir

    1. Helder, não há como fazer upgrade nos processadores de Mac’s. Pelo menos desconheço essa possibilidade, visto que por se tratar de arquitetura fechada, a placa mãe desse MacBook provavelmente foi desenvolvida para este tipo de processador.

      Curtir

  17. Olá. Gostei muito do seu post! Será que você pode me ajudar?
    Ganhei de um parente que não usava mais um macbook branquinho que descobri ser mid-2007, com o OS X versão 10.6.8 (acho que é o Snow Leopard), Processador 2 GHz Intel Core 2 Duo e Memória 1 GB 667 MHz DDR2 SDRAM. Pra ser sincera não sei muito bem o que tudo isso significa, o computador funciona muito bem pra mim, que uso basicamente internet. O que me incomoda nele é que ele não tem a sincronização com o iCloud, e como eu uso iPhone e iPad isso é fundamental pra mim. Existe algo que eu possa instalar de hardware novo nele para que ele fique compatível com os OSs mais novos?
    Obrigada!!

    Curtir

    1. Olá Flora!
      Bom, seu MBW certamente não recebeu a última atualização justamente pelo fato da Apple limitar upgrades de software para determinadas máquinas. Essa é uma política da empresa que infelizmente deixa os usuários impossibilitados de instalar as versões mais novas do OS X por exemplo. No seu caso específico, creio que não será possível instalar versões mais recentes.

      Curtir

  18. Olá, tudo bem?

    Sabe se é possível utilizar 2 HDs SSD em raid 0 no Macbook White?

    Outra dúvida: Estou com 5Gb de Ram, o desempenho seria melhor se eu utilizasse apenas 4Gb?

    Por último, estou para adquirir um HD SSD Samsung 850 PRO. Posso estar pensando/falando besteira, mas estes SSD utilizam cache na memória Ram? Tem um recurso chamado RAPID, que pelo que eu vi, praticamente dobra a velocidade de leitura e gravação. Neste caso, ficaria melhor se eu colocasse 8Gb de ram ou estou viajando?

    Abço

    Curtir

    1. Marcos, talvez funcione o RAID se você retirar o super drive e instalar um dos discos no local. Quanto a RAM, experimentei mais de 4 GB no meu MBW e não senti nenhuma diferença, pelo contrário, prejudicou a performance. Por fim, esses discos possuem uma taxa de transferência bem alta e desconheço esse recurso mencionado por você. Creio que até pode existir, porém torna-se desnecessário em razão das altas velocidades de transferência como mencionei.

      Curtir

  19. Sendo-lhe se possível me da um help, car comprei um ssd pra um White meu , coloquei ele certinho no lugar porém vi que você falou de formatá-lo em cronológico , como faço isso pois quando ligo o aparelho aparece a pasta com interrogação , sinal q não está reconhecendo.

    Vou abraço

    Curtir

    1. Esse é o padrão de formatação do Mac OS, usando o formato Mac OS expandido (Registro Cronológico), sendo este, o formato padrão do sistema. Para o processo de formatação e instalação é necessário você ter criado um disco com o novo sistema operacional a ser instalado. Segurando a tecla OPTION no boot do sistema, você entra no sistema de recuperação, formata o disco e posteriormente instala a nova versão. Segue o link para te ajudar. http://www.youtube.com/watch?v=2olyYpZmi5k

      Curtir

  20. Olá! O hd do meu MacBook pro morreu, então resolvi comprar um SSD da Kingston que estava em um valor bom, porém na hora de fazer a instalação pelo pen drive ele não reconhece. Você sabe me informar o que fazer?

    Curtir

    1. Antes de efetuar a instalação propriamente dita é necessário formatar o SSD.Entrando no modo RESCUE, quando no boot segurando a tecla OPTION, você vai entrar no utilitário de disco e formatar. Feito isto, o SSD será reconhecido e poderá ser feita a instalação. Espero ter ajudado 😉 []’s

      Curtir

  21. Wendell, texto muito legal.
    Eu tenho um MBW (início de 2010, o penúltimo modelo branquinho com Core 2). Coloquei 4 GB nele há alguns anos, que foi um belo upgrade, mas hoje não são suficientes.
    Hoje rodo o Yosemite nele. A performance melhorou um pouco no início, em relação ao Mavericks, mas voltou a se arrastar. Os apps do MS Office demoram séculos para abrir (e abrir mais de um ao mesmo tempo, nooooossa).
    Também estou pensando em trocar o HD para um SSD ou em comprar um MBA ou MBPretina, que são absurdamente caros (especialmente no Brasil).
    A minha dúvida em comprar um SSD ou um MB novo é que a carcaça do branquinho está horrível. A borracha da tampa traseira já dilatou e se soltou quase por completo e a base de policarbonato já está com algumas trincas e quebras. Quando descobri que a assistência trocaria toda a caixa, já tinha passado o prazo de 4 anos e eu teria que deixá-lo por, no mínimo, 1 mês.
    Dadas as circunstâncias, você acha que ainda seria interessante optar pela troca ou não vale tanto a pena?
    Abraço

    Curtir

    1. Olá Marcos! Bom, creio que vale a pena sim, mas depende do valor a ser gasto. Um SSD hoje de 250 GB gira em torno de 400 a 600 reais, o que ao meu ver extenderá bastante a vida útil do aparelho. Nesse caso, eu investiria sim no SSD, acho que valerá a pena. Em tempos de valores imorais praticados pela Apple em nosso país, justifica sim evitar gastos com novos gadgets. []’s

      Curtir

      1. Comprei um SSD Kingston (120 GB) e fiz a atualização essa semana.
        Impressionante!
        O meu MacBook de 5 anos está mais rápido que quando novo!
        Claro que a instalação limpa do Yosemite ajudou muito nisso (eu nunca tinha formatado o branquinho).
        Muito obrigado pela dica, acho que a vida útil do meu MB foi prolongada mais uns 2 anos, pelo menos.

        Curtir

  22. Ola Wendell, ótimo texto!! Cara tenho um MacBook igual o seu, e estou querendo dar uma melhorada ne performance tbm , já dei aquela limpa, porém o que me deixa ainda um pouco irritado é o boot.

    O meu esta com 750hd e 4Gb memória, ai que esta a questão: Hoje estou meio apertado de grana, mas quero investir trocando HD ou comprando memoria … mas a dúvido: O que fazer? comprar uma HD SSD ou mais memória?? o que me sugere?

    Abraços

    Curtir

    1. Olá Leonardo! Bom, se for investir num SSD mais parrudo, talvez terá que gastar uma grana significativa. Quando optei pelo SSD, comprei um de 256GB e fiquei bem servido. Não guardo muitos arquivos, se esse é seu caso, opte por um SSD de 256 + um HD externo convencional, vai atender muito bem suas necessidades. Quanto a memória RAM, acho desnecessário colocar mais, visto que os seus 4GB + SSD proporcionarão uma performance absurda em sua máquina. Espero ter lhe ajudado. []’s

      Curtir

  23. Olá, Wendell, achei muito legal a tua dica! Tenho um MBW comprado no início de 2009, processador Core 2 duo 2 Ghz, originalmente com 2 Ghz de memória DDR2 667 Mhz. Este ano atualizei o sistema p/ e ele ficou muito lento. Aumentei a memória pra 4 Gb, mas ainda está um pouco lento pra abrir os programas (e sobretudo pra inicializar). Estou pensando em fazer essa troca do HD por um SSD, mas pesquisando SSDs p/ comprar, vi que algumas lojas vendem um tal Kit de atualização para notebooks, que sai mais caro do que comprar só o SSD. O que é esse kit? (no caso pesquisava um SSD da Kingston Hyperx 3k) É necessário pra esta finalidade de fazer o upgrade no MBW, ou dá pra comprar só o SSD?

    Curtir

    1. Olá Terezinha, saudações! Bom, desconheço sobre esse tal kit. Creio que comprando apenas o SSD, estará bem servida e sua máquina ficará bem mais rápida. No caso,sugiro apenas colocar mais dos GB de RAM para o sistema fluir melhor. Espero ter ajudado. []’s

      Curtir

    1. Olá Lidiane, saudações. Não me recordo qual loja comprei, porém, olhe nas especificações e restrija a busca no Google sobre o tipo e frequencia da memória. Se tiver fúvida, mande as especificações por aqui que te ajudo. []’s

      Curtir

  24. Oi Wendell, tudo bem? Eu tenho um Macbook white unibody do final de 2009 e animado com os vários casos de sucesso, estou tentando instalar um SSD 240GB da Kingston. E tudo vai muito bem, o Note fica muito mais rápido com o Snow Leopard, porém quando tento atualizar para o Mavericks, o sistema não carrega após o boot, dando crase nos primeiros segundos. E está assim, não consigo tirar o note desta situação . Com o HD original ele já estava rodando o Yosemite. Por isso estou achando que eh alguma configuração no sistema que eu ainda tenho que fazer para que ele “entenda” que houve a troca de hardware. Você fez algum ajuste adicional no OS ou foi necessário somente formatar o SSD após a instalação física? Agradeço qualquer informação pois já estou há alguns dias com este problema.

    Curtir

    1. Olá Edson, bom dia. Bom, analisando sua situação, acredito que possa ser algo relacionado a instalação.Nesse caso deixo algumas sugestões. 1º – instale do zero, creio que isso facilitará o processo e reconhecerá o SSD sem problemas; 2º – no momento de formatar o SSD, utilize a opção padrão de filesystem (creio que fez isso). Por fim, apague todo o conteúdo do SSD e proceda a instalação. Caso não consiga, segue meu email para poder lhe ajudar melhor thluxx at gmail dot com

      Curtir

      1. Nossa! Muito obrigado pela rápida resposta! Vou tentar de novo do zero, desmontando físicamente o SSD para que surga a opção de reformatar. Explicando melhor…Pelas ” utilidades de hd ” não dah está opção de reformatacao. Muito obrigado!

        Curtir

  25. Olá Wendell. Boas notícias. Graças à sua sugestão consegui instalar o SSD é mais: consegui instalar o Yosemite. O Mac está muito rápido. Muitíssimo obrigado. Agora estou tentando instalar o backup que fiz do HD antes da conversão, mas não consigo restaurar os arquivos. Creio que ele está tentando encontrar o HD pelo endereçamento antigo mas como houve a substituição para o SSD ele não consegue. Mas acho que irei fazer a transferência manual mesmo, arquivo a arquivo pois deve ser complicado resolver isto. Agradeço novamente o seu suporte. Valeu!

    Curtir

  26. Olá Wendell, acompanhei este post e vi que ele rendeu o ano todo, então na data de hoje, um ano após suas recomendações , eu que tb tenho o último modelo mbw vendido na loja da Apple, deveria procurar por qual HD ssd? Eu já pensava em “turbinar” o mbw ,mas outra coisa piorou a situação: estava usando vídeo pelo skype com meu irmão quando terminei e desliguei a chamada de vídeo o skype fechou do nada, depois daquele dia meu teclado só funcionava todas as teclas se o o caps look estivesse ativado, resultado… tudo que escrevo sai em caixa alta hehehe, acha q a troca de HD tb vai ajudar? Obrigado pela atenção ,abraço ,feliz 2015!!!

    Curtir

    1. Olá Fernando, feliz 2015 pra você também. Olha, pode ter relação e também não pode. Um exemplo: vendi meu MBW em meados do ano passado. No final do ano o comprador me procurou dizendo que ocorreu um problema no teclado. No caso desse MB, o teclado não funciona mais. Fiz uma busca pra verificar o que poderia ter ocorrido e descobri que tem relação com as conexões do teclado com a placa mãe. Não sei bem se é algo relacionado ao cabo flat ou alguma conexão mesmo. Nesse caso ele (o comprador) está usando um teclado USB da Apple, aquele de alumínio. Vou formatar pra ele em breve e espero que esse problema seja resolvido, apesar de achar difícil. No seu caso, pode ser algo de configuração, então acredito que instalando a última versão do OS X, poderá ter esse problema sanado. Quanto ao SSD, tente uma marca conhecida. O Corsair que utilizei, hoje está num outro notebook e rodando bem Linux. Opte por marcas como Kingston, Intel e o próprio Corsair. Vai atender bem suas necessidades. Qualquer coisa estamos a disposição.

      Curtir

  27. Ola, muito bom seu post

    estava triste em nao poder mais atualizar o mac white, porem ontem a noite a atualizacao apareceu pra mim e agora estou usando o yosemite (EXTREMAMEMENTE VAGAROSO NO MEU MAC)

    mas ja que li sobre o ssd acho que vai ajudar…

    ja que nao instalou no super drive, como fez?

    adaptou um soquete?

    vlw

    otima iniciativa em ajudar os leigos rsrsr

    Curtir

    1. Olá Marcel. Na verdade tirei o HD e no lugar coloquei o SSD. Não é necessário nenhum tipo de adaptação. O SSD cabe no lugar do HD. Agora se optar por colocar no lugar do super drive, o que não recomendo, visto que vai “decepar” seu MB, geralmente os SSD vem com um adaptador para isso e fica fácil instalar.

      Curtir

  28. Estava procurando por algo que melhorasse a performance do meu White Unibody, acho que encontrei. (=

    A diferença é que o meu está rodando com 8gb de RAM e HD de 1T.

    Abraços.

    Curtir

  29. boa noite wendell,

    excelente iniciativa a sua, parabéns!

    tenho um mbw de meados de 2009, novíssimo e estava com o hd bem cheio. fiz uma limpeza geral e já melhorou (deixei somente o itunes e aplicativos – 50/60Gb) mas como não pretendo me desfazer dele tão rápido optei por um ssd da samsung 840 evo e 2 pentes de 2Gb de ram.

    não sou técnico mas sou a favor do faça você mesmo.

    minha dúvida: troco o hd pelo ssd e depois inicio o mac apertando option certo? ok. aí você escreve: “Optei também pela instalação limpa do sistema operacional. Meus arquivos ficam num HD externo, portanto isso não seria problema. O chato é ter que ficar instalando tudo do zero e ter que fazer as upgrades gigantescas da Apple.” legal, fiz becape pelo time machine num hd externo e tenho tudo nele, inclusive os aplicativos. estou rodando com yosemite e se eu fizer a troca precisarei instalar tudo de novo até o yosemite? se sim, vou precisar do cd de instalação? do que irei precisar também? há algum jeito de não perder as atualizações? falam sobre uma questão de estática (pra não dar choque), você fez algo a respeito?

    obrigado e abraço,

    df

    Curtir

    1. Saudações Daniel!
      Bom, vamos as suas dúvidas. A primeira em relação a estática. Sim, se você pegar num componente eletrônico e suas mão estiverem digamos “carregadas” de energia estática, isso pode causar um dano. No caso do SSD, ele vem protegido, de qualquer forma, antes de mexer, a dica é segurar uma peça metálica. Se tiver um PC em casa, basta segurar o seu gabinete. Creio que até na geladeira resolva. Mas não se preocupe, isso é raro acontecer. Quanto a instalação, temos dois caminhos. Recuperar pelo TM ou instalar do zero, sendo esta a opção mais recomendada. Porque? Se atualizar, poderão ocorrer problemas. Eu diria anomalias. Jamais gostei de atualizações de sistemas, sempre fiz instalações limpas. Realmente elas dão mais trabalho, especialmente quando o problema são as upgrades do sistema. Como a Apple adora trabalhar com GB de atualizações, isso pode se tornar um inconveniente para usuários com internet mais lenta. Por isso acho prudente avaliar. Mesmo assim é a melhor opção. Para instalar o Yosemite, não existe CD, existem na verdade soluções para se criar um disco de instalação. Achei esse tutorial bastante interessante e que vai facilitar o processo. Feito o disco, basta instalar o OS X normalmente. Durante a instalação o sistema vai lhe perguntar se você quer restaurar arquivos do TM, ai sim você poderá restaurar seu becape. Quanto a restauração das atualizações e/ou programas, confesso que não sei responder, nunca usei esse recurso no Mac, de qualquer forma, creio que poderá restaurar sim. Qualquer outra dúvida, deixe seu comentário. Forte abraço.

      Curtir

  30. olá wendell,

    novamente eu.

    enquanto aguardava sua resposta, que, aliás foi muitíssima rápida, estava fuçando e achei esse vídeo que para quem tem o mbw (macbook white) pode ajudar bastante na instalação do ssd pelo hdd: https://www.youtube.com/watch?v=WSSJsO4q-_A tem a parte 1 e 2. interessante que ele formatou o ssd e fez o becape (com o ccc ao invés do time machine) externamente.

    sobre a estática vou procurar algo para fazer o terra, obrigado!

    sobre a instalação, você sugere dois caminhos, sendo um pelo time machine e outro do zero. desculpe mas acho que não entendi. o time machine não atualiza (acho eu) o sistema operacional (yosemite e anteriores no caso), somente os arquivos e quando você diz para começar do zero entendi que você se refere ao sistema operacional e, nesse caso, sim há dois caminhos: começar do zero e instalar o sistema operacional desde o seu inicial ou utilizar o tutorial sugerido, muito obrigado a propósito (resolveu meu problema), e ir direto ao yosemite (mesmo com Gb a mais). yosemite não tem cd de instalação eu sei, eu me referia ao primeiro (começar do zero) sistema operacional que vem na máquina.

    desculpe-me pelo link, mas o considerei relevante (a quem entra aqui com dúvidas), mas caso não considere da mesma forma, fique a vontade para apagar essa mensagem.

    você formatou seu ssd? estou pensando em seguir a parte dois do link para a instalação, o que acha?

    obrigado e abraço,

    df

    Curtir

    1. Daniel, boa noite e aceite minhas desculpas pela resposta somente agora. Bom, vamos lá. A instalação ideal, ao menos para minhas necessidades, é a instalação do zero, ou seja, colocar o SSD, dar o boot pelo pendrive, abrir o programa de manutenção de discos e formatar para posterior instalação. Faço isso nos meus notebooks quando necessito instalar novas versões do Linux. Isso não era diferente para o Mac OS, ou seja, sempre instalava do zero. As opções dos vídeos sugeridos são boas também. Para meu uso, sempre fui muito chato com isso, sempre optei em fazer uma nova instalação em razão dos inúmeros problemas que surgem após uma atualização do sistema. Primeiro, fica muito instável. Já enfrentei isso com o Lion e Mavericks; Segundo, a lentidão é muito perceptível, não tem como não notar. Sendo assim, sempre sugiro as pessoas que façam uma instalação limpa, isso erradica qualquer possibilidade de problemas. Creio que se fez o becape pelo TM ou optar pela segunda opção, também é válida. Na tecnologia podemos seguir vários caminhos. Qualquer dúvida estamos a disposição. []’s

      Curtir

  31. Olá Wendell, quero me unir a todos que te agradeceram pela excelente dica. Me tornei proprietário de uma macbook white e fiz o upgrade recomendado por você, tendo resultados muito favoráveis. Meu mac está rodando o yosemite e super rápido. Um grande abraço e mais uma vez obrigado!

    Curtir

    1. Olá Daniel, obrigado. É gratificante ver que minha experiência está ajudando outras pessoas. Já vendi meu MBW e sei o quanto essa upgrade me ajudou na época. Espero que este post seja bastante útil para outros usuários. Forte abraço.

      Curtir

  32. Bom dia Wendell. Só você pode me orientar. Eu nunca tive Apple. Eu tinha um Sony Vaio 15.6, intel I3 com 2GHz o qual vendi. Era um bom note para trabalhar, aguenta bem as funçoes do dia dia. Acontece que preciso de mais portabilidade pro dia dia mas não estou afim de investir nisso agora. Surgiu a oportunidade de pegar um Macbook White, mais precisamente este aqui: foto 1 http://img.olx.com.br/images/81/817515019336498.jpg foto 2 http://img.olx.com.br/images/81/814515018194316.jpg (fotos do anúncio da OLX aqui de minha cidade) o comprador parece confiável e diz que é o último modelo. Tu consegues pela tua experiência dizer se realmente trata-se do último modelo lançado? estou quase fechando a compra mas li bastante sobre Macs, por isso vim parar aqui. Diga-me, sentirei alguma diferença do meu Sony Vaio com aquelas configurações para este? visto que sempre fui usuário windows, não faço ideia do poder de um Mac, especificamente esta troca que pretendo fazer, seria vantajosa para mim? lembrando que não tenho o menor interesse em doar fortunas por um Air ou Pro. Achas que obrigatoriamente eu precisarei colocar um SSD nesta nova máquina, se não sentirei a diferença? ou se equivalem? Obrigado!

    Curtir

    1. Boa tarde Ander! Olhando as fotos, este modelo não é o último conforme dito pelo vendedor. O último modelo do MBW foi o Unibody, o qual é feito em apenas uma peça. Ou seja, esse modelo aí deve ser o anterior ao Unibody. Nesse caso, creio que mesmo o preço sendo mais em conta, não vale a pena, visto que ele não suporta o Yosemite, já o MBW Unibody sim. Já em relação a sua dúvida sobre uso e adaptação, isso depende muito. Quando comprei meu iMAc, ele ficou bastante tempo enfeitando a escrivaninha, não tive muita paciência no início, porém, com o tempo, acabei pegando as manhas, inclusive atalhos para facilitar o uso. A diferença com o Windows é grande, porém nada que se aprenda a usar. Espero ter ajudado. Forte abraço.

      Curtir

      1. Excelente dica, Wendell. Então, no caso, para investir em um Macbook white usado em 2015, a melhor opção (se não a única) seria pegar um Unibody? Não entendo do universo Apple, mas sempre li que o tal Marvericks era muito lento. Yosemite seria a versão mais fluida para um MBW atualmente? ou o “Lion”? alguma outra? não farei edições pesadas nem nada assim, é uso do dia dia mesmo, apenas não quero investir em um Air ou Pro, nem usados, pois os preços são ofensivos. Caso eu não pegue um Unibody, e sim um 2009 da vida, qual versão do sistema operacional seria a mais recomendado para eu extrair o melhor da máquina? é fácil sair de um para outro? Obrigado

        Curtir

  33. Ander, vamos por etapas. O que acontece, a cada versão do OS X, novas funcionalidades são adicionadas e com o tempo muitas delas não funcionam em sua plenitude em máquinas mais antigas e de quebra deixam o sistema mais lento. No caso do White Unibody, o qual tem um processador CD2, qualquer versão nova do Mac OS vai ficar lenta, isso não que dizer que ficará ruim e impossível de usar, mas no final, o computador sofre com lentidões, por isso a sugestão do SSD. A dica que deixo é que opte por uma máquina que possa ser instalado ao menos a última versão do sistema, para que você possa usufruir melhor tanto de um, quanto do outro (máquina e SO) e lógico, se tiver como, coloque um SSD. Em relação as updates e as máquinas que receberam, o Unibody pelo que sei é o único que roda o Yosemite. Os modelos anteriores, até onde me informei, não rodam nem o Mavericks. Portanto, dependendo do preço, seria prudente comprar um mais recente do que investir em uma máquina que vai te restringir o uso de um SO antigo e que rapidamente ficará sem atualizações.

    Curtir

  34. Certo! Pra fechar: Sistemas novos tendem a ser mais lentos em macbooks antigos, por terem mais recursos e etc. Então, neste caso, comprando um unibody ou algum outro (como 2009) não é mais negócio deixar em um SO mais antigo? não faço questão de usar o tal Yosemite. Neste caso, se você confirmar que seja mais vantajoso usar sistemas antigos para pelo menos não deixa-lo tão lento, qual você indicaria? sabes dizer qual é o mais fluido deles? é possível fazer o downgrade? pois no meu iPhone por exemplo eu não suporto o iOS8 no meu 5s, gostaria de voltar para o 7, mas a Apple não assina mais. Fique tranquilo, este foi meu último comentário. Abraços!

    Curtir

  35. Também tenho esse macbook e estou da dúvida entre fazer um upgrade ou comprar um windows, já que o macbook pro está absurdamente caro nesse momento.
    Vc acha que essa configuração suportaria autocad, photoshop e sketchup?
    obrigada!

    Curtir

    1. Olá Nicole! Bom, o Photoshop já utilizei nesse MacBook e funcionou bem. O Autocad e Sketchup não sei responder. O interessante é que o conjunto em si roda bacana com um SSD. Ontem mesmo fiz a instalação do Yosemite num MBW com HD convencional e ficou muito bom. Com um SSD creio que ficará melhor ainda =)

      Curtir

    1. Felipe, antes eu usava apenas um pano umedecido em água, nada mais que isso, porém, notei que o trackpad e o teclado estavam ficando amarelados, daí passei a usar o alvejante Veja Multiuso em abos e consegui um bom clareamento nos dois. Fazia isso semanalmente. =)

      Curtir

  36. Olá!
    Tenho um MBW meados de 2007, que me acompanha desde que comprei. Nesse período tive que trocar o teclado(fui limpar e entrou liquido), troquei a tela(quebrou), ampliei a memória e por fim, agora tive que trocar a placa lógica(não ligava). Após a instalação da placa, tudo funcionou numa boa, instalei o LION e ao conectar no icloud, o mac travou, pedindo um PIN. Acredito ter comprado uma placa travada no icloud e não faço idéia de como proceder. Eu terei que comprar outra placa lógica? Terei como recuperar os dados do HD?
    Obrigado.

    Curtir

    1. Olá Almeida. Bom, confesso que jamais vi algo semelhante. Não creio que o problema esteja na placa lógica, até mesmo porque, acredito que não há relação dela com a instalação em si. A placa sendo específica para um produto Apple, não creio que isso interfira. Sugiro uma nova instalação e antes de entrar no iCloud, execute testes no sistema tipo verificar se as demais funcionalidades estão ok. Qualquer coisa reporte aqui para que possamos ajudar.

      Curtir

  37. Olá, Comprei um Macbook white, mas meu modelo é de 2007 eu acho, no sistema diz q é do inicio de 2008, mas eu tenho minhas duvidas, pois ele possui 4gb ddr2 667mhz ainda.. e tem um hd q o antigo dono trocou e colocou um de 250gb. A minha versão do OS X é 10.7.5 Lion.. E meu macbook está absurdamente lento, não consigo fazer absolutamente nada. Por favor, me dê alguma luz do que pode estar acontecendo com ele.. Vou leva-lo a assistencia tecnica para botar o snow leopard novamente e ver se ele melhora.

    Curtir

    1. Léo, a lentidão é normal em sistemas operacionais, ainda mais quando eles vão ganhando atualizações. Num primeiro momento sugiro algumas soluções paliativas. Não sei se surtirão o efeito desejado, porém podem amenizar essa lentidão. Instale o CCleaner para Mac e proceda uma limpeza básica do sistema. No utilitário de disco, faça uma manutenção do HD e correção das pemissões. Isso minimiza um pouco. Uma boa alternativa para melhorar a performance é a troca do HD pelo SSD, mas no seu caso em especial, vale a pena avaliar essa troca, afinal, seu MacBook já tem uma vida útil bem satisfatória e creio que rode até o Mountai Lion. Por fim, formate sua máquina. Isso pode ajudar bastante também.

      Curtir

  38. Comprei um macbook white meados 2007.
    não consigo instalar nenhum aplicativo nada, nada, naaada. estou sofrendo

    a versão só vai até 10.4

    o que devo fazer? para PELO MENOS rodar um filme online com flash player atualizado ?
    me responde pleaseeee

    Curtir

    1. Olá Caroline! Bom, avaliando sua máquina, na página de especificações da Apple verifiquei que ela suporta apenas a versão 10.4.10 do Mac OS Tiger. Nesse caso, sugiro tentar conseguir um CD de instalação do Leopard ou Snow Leopard para ver se ela tem suporte. De antemão deixo claro que isso é apenas uma tentativa e pode não funcionar, até mesmo porque a Apple não da mais suporte para aparelhos mais antigos. Se preferir, não sei se é o caso, baixe uma versão do Ubuntu para plataforma Mac, e instale, assim você garante o uso da máquina com mais recursos do que o sistema original e não fica com ela parada. Qualquer coisa a mais deixe seu comentário para que possa lhe ajudar.

      Curtir

  39. Olá, caro Wendell, Por gentileza, tenho um macbook pro13.3 OSX early 2011 10.6.8 snow leopard SSD 250gb 2.7Ghz Intel Core i7 8gb ram 1333 Mhz DDR3

    Como migrar para o yosemite 10.10.2 sem ficar lento? Pelo que sei não tem como apagar os dados do ssd, parece q estes sao gravados de forma permanente. o mcbp ssd nao tem hdd interno, comprei ele só com o ssd num site americano (acho que é o bhphoto) autorizado para vender produtos apple. Minha duvida: Atualizo pela apple store ou faço uma instalação limpa (Tem como, num ssd?) Posso fazer backup dos arquivos com um hd externo pelo time machinre?o hd externo precisa ser formatado e depois quero instalar no sistema yosemite, será que continuará compativel ja que foi formatado com o snow leopard? Estou perdida, sou leiga, agradeço o auxílio e a disponibilidade.

    Curtir

    1. Audra, boa tarde! Sim, você pode fazer a instalação limpa no SSD normalmente. No caso do Yosemite tem que fazer o disco de instalação. Quanto ao becape de seus arquivos, você pode fazer tanto pelo time machine quanto manualmente. Pessoalmente nunca usei o TM, não gostei. Sempre copio meus dados num HD externo e posteriormente, após uma instalação nova coloco eles no lugar. Por fim, o Yosemite é bem mais rápido que o Mavericks. Gostei muito da performance dele. No meu iMac 2D2 de 2009 ele roda bem. Qualquer dúvida estou a disposição.

      Curtir

      1. Caro Wendell, boa noite! Grata pelo retorno. Nao sei fazer a instalacao limpa no ssd, os videos que eu achei sao todos para hdd. Liguei para a ajuda da apple, mas a pessoa que me atendeu nao quiz me orientar pois nao tenho direito ao suporte ja que eh de 20011 o meu macbook pro. Teria algum link de video explicativo de instalacao limpa no ssd, por gentileza? o DISCO de instalacao que eu tenho, eh o que veio junto com o macbook pro, eh do sistema snow leopard, eh com este que eu faco? ou devo copiar o yosemite num cd? tem como fazer isto? desculp, se fugi um pouco do seu tema, nao tenho o white etc..
        Muito grata, Audra.

        Curtir

    2. Olá Audra, boa noite. Vamos lá. A instalação em SSD é a mesma que em HD. Não existe nenhuma diferença. Para facilitar, seguem dois links de vídeos que ensinam como criar o disco de boot e a instalação propriamente dita. No seu caso, é necessário baixar a imagem do Yosemite pela App Store. Se não conseguir, talvez seja interessante buscar essa imagem junto a algum amigo que tenha um Mac para facilitar o processo de criação do disco e instalação. Evite imagens em sites da internet, especialmente de procedência duvidosa.

      Para criar o disco de instalação, siga o tutorial desse link: https://www.youtube.com/watch?v=hYe0SGpp7QI

      Para realizar a instalação, siga este link: https://www.youtube.com/watch?v=8nPikk4-u_0

      Qualquer outra dúvida estou a disposição.

      Curtir

  40. Boa tarde Wendell. Comprei um Macbook White idêntico ao seu (Unibody mid/2010 7,1 2,4GHz com 2GB de memória e NVIDIA 320M de 256MB) e estou achando ele um pouco lento com o Yosemite. Acontece que eu nunca tive um Apple antes, portanto estou meio perdido. Quero colocar a SSD, digamos que eu compre no Mercado Livre esta mesma que você comprou, você poderia me responder explicando o passo a passo de o que eu devo fazer para trocar? Digo, um passo a passo mais detalhado, para leigos. Desculpa incomodar, mas gostaria muito de te fazer exatamente o que e como você fez. Obrigado

    Curtir

    1. Olá Marcos! Bom, o processo de instalação é bem simples. Não tem nenhum mistério. Retirando a tampa inferior, basta desparafusar o HD e instalar o novo. Inclusive o reconhecimento é tranquilo. Uma dica interessante é você dar um upgrade nas memórias também. 2 GB é pouco pelo que o Yosemite necessita. Na verdade o conjunto SSD e 2GB de ram farão uma enorme diferença, porém, considere que SSD + Leitura de Dados + Processamento + Memória devem funcionar alinhados, senão pode haver prejuízo e ao final o resultado esperado ser comprometido. De qualquer forma, vai dar um bom gás para a máquina.

      Segue um vídeo para te ajudar a fazer a troca do HD para o SSD.

      Curtir

      1. Wendel, então o SSD funcionaria melhor com a memória de 4GB? Por que isso acontece? Tens idéia do custo e como trocar a memória para 4gb? Qual a melhor forma de fazer isto? Obrigado

        Curtir

    2. Olá Marcos. Bom, quando sugeri o conjunto SSD + 4 GB foi para dar mais um plus na máquina. Veja bem, se você coloca um disco que vai possibilitar acesso mais rápido as informações mas não tem memória suficiente para gerir esses dados, o processo fica prejudicado. É como querer passar um elefante em uma porta comum, ou seja, dificilmente terá resultado positivo. É apenas uma analogia pra entender melhor o processo. Funcionará com 2 GB, porém considere o processador + memórias + SSD. Qualquer outra dúvida estou a disposição.

      Curtir

  41. E em tempo, sabe informar se o SSD kingston sata 3 é uma boa opçao para este Macbook? Ou o corsair é mesmo mais indicado? Digo isso pois encontrei bons preços no ML. E a memoria, qual seria a marca mais indicada para se usar?

    Curtir

    1. Marcos e Sérgio, boa noite. Bom, no site da Kingston os SSD possuem especificações e informações úteis tipo velocidade e compatibilidade com diversos produtos. No caso do Corsair e do próprio Kingston, estes funcionarão bem no MBW. Evitem porém marcas menos conhecidas. Sugiro estas duas, Intel e Samsung. Creio que atenderão bem as necessidades.

      Curtir

  42. a minha duvida é a mesma do Marcos!! quero por SSD e memória de pelo menos 4gb no meu macbook white unibody 2009. pode fazer um post dizendo as melhores marcas e como fazer isso wendel? valeu!!

    Curtir

  43. Ola Wendel. Tenho um MBW mid-2010 igual ao seu, todo original. Ou seja, memoria de 2gb. Antes de colocar o SSD eu quero por 4gb de memoria, mas fico em duvida de como escolher uma? Ela precisa ser especifica pra esse mac conforme respondesse em outro comentario? Saberia dar um exemplo exato indicando por exemplo um link no ML só para ilustrar? Tenho medo de comprar uma memoria incompativel, me ajude.

    Curtir

    1. Olá Bruno. A memória tem que ser compatível! Na folha de especificações do MacBook (ver link no post) trás o tipo de memória a ser usada. Da uma olhada. Quanto a sugestão do link no Mercado Livre, sugiro evitar. Apesar dos bons preços em relação a lojas online, é recomendável evitar para não adquirir produtos incompatíveis.

      Curtir

  44. Boa noite, tenho um Macbook White 2.26 3 gb de ram ddr2 core 2 duo, uso atualmente o Lion, porem queria saber se tem como colocar um sistema mais atualizado se tem como fazer com pendrive USB, ja tentei alguns tuto mas de alguma forma da errado, ele não instala pelas montagens diz que nao tem hardwaer suficiente, porem ja vi pessoas usaram ate o Yosemit e mavericks.

    Curtir

    1. Nil, boa tarde. Antes de tudo é importante saber qual o último sistema suportado pela sua máquina. Se for o modelo Unibody, o ultimo que foi produzido, este aceita o Yosemite. Já modelos anteriores devem aceitar talvez até o Mountain Lion. No site da Apple existe uma página com as informações de suporte para cada modelo de Mac e quais os SO suportados. Sugiro dar uma olhada.

      Curtir

  45. olá boa tarde, tenho uma pergunta estou querendo comprar um macbook white usado vc acha q hj em dia vale a pena? pq dizem q ele esta bem ultrapassado só q eu nunca tive um mac mais custa mtoo caro e queria mto um acha q vale a pena investir nesse? esse q estou querendo comprar a memoria foi expandida para 4gb e aparentemente esta conservado perto dos q eu vi de algumas pessoas vendendo ele nao esta trincado nem nada, bom espero sua opiniao bjus

    Curtir

    1. Dani acabei de comprar um white a1181 com 2 gb, tentei expandi p 4 e ele nao liga, nao sei ainda o porque so liga com no max 3, no mais estou usando 3 e o desempenho esta bom, uso o snow Leopard e j’a usei o Lion mas achei o snow com melhor desempenho, queria ver se teria como colocar outra versão mais nova.

      Curtir

    2. Olá Dani. Bom, vamos por etapas. Qual modelo pretende adquirir? Qual valor pretende pagar? Isso tem que ser bem avaliado visto que dependendo do preço que estão pedindo, creio que não vale a pena. Você pode se embasar nos valores sugeridos pelo site do MM https://macmagazine.com.br/usados-apple/. O MBW Unibody por exemplo está com preço máximo sugerido de R$1.600,00. Creio que é um valor justo, especialmente pelo fato de que ele ainda tem suporte para o Yosemite. Portanto, se estiver dentro desse valor e não estiver apresentando nenhum defeito, acho que vale a pena sim. Já no caso das memórias, 4 GB fazem uma grande diferença.

      Curtir

  46. olá tenho um macbook white com essa situação, ele é de 2008 veio com 2 gb (1gb+1gb) mas quando coloco 4 (2gb +2gb )ele não liga, dai quando tiro uma de 2gb e coloco uma de 1gb ele liga e reconhece os 3gb, mas não as 2 de 2gb. estranho? alguém poderia ter uma ideia de como colocar os 4gb?

    Curtir

    1. Nil, da uma olhada nas especificações do modelo. Por ser um aparelho de 2008, pode haver alguma limitação quanto a memória. Verifique também se os módulos que você está usando são compatíveis. Talvez as especificações não estejam de acordo com o recomendado pela Apple e isso pode estar em tese não permitindo a utilização do total de memória. É sempre bom lembrar que o hardware da Apple é bem coeso. Usando algo fora do padrão, esses problemas podem acontecer.

      Curtir

  47. Olá
    Estou quase comprando um MacBook White 2010 usado por 1.900,00 ele está em perfeito estado, Junto com o Mac está incluso o Magic Mouse e um projetor de imagem.
    Acha que vale a pena?

    Curtir

    1. Boa tarde Andressa!
      O preço sugerido para esse modelo na página de usados do MacMagazine gira entre R$1.000, mínimo e R$1.600 preço máximo. O valor do Magic Mouse na Apple Store é de R$399,00 e o projetor, como não mencionou, não tem como avaliar. Retirando aí os 30% do Magic Mouse pelo uso, o valor fica em R$279,30 + R$1.600 = R$1.879,30 (sem calcular o preço do projetor), é um preço justo. Sugiro avaliar a compra do projetor junto, visto que a saída de vídeo desse modelo não é VGA e será necessário adquirir um adaptador, o qual tem o preço salgado. Não pediu minha opinião, mas vou atrever a dar essa sugestão porque tenho e não recomendo. O Magic Mouse é horrível! A ergonomia dele deixa a usabilidade abaixo do que se espera. Não uso e nem recomendo as pessoas comprarem. Melhor adquirir um mouse convencional. Bem mais prático. Se for útil, tente comprar apenas a máquina. Espero ter ajudado. Abraços.

      https://macmagazine.com.br/usados-apple/

      Curtir

  48. olá wendell,

    veja se pode me aconselhar. tenho o mesmo modelo que o seu.
    ele está com 5GB de memória e na versão 10.6.8.
    ano passado tive um super problema ao tentar atualizar o sistema, travou geral, mas meu pai conseguiu recuperar – acho que pela time machine.

    uso photoshop e illustrator e agora adquiri uma wacom, mas estou incerta de usá-la. será que ele aguenta?

    deixei ele guardado por 3 semanas em janeiro e quando peguei novamente, o teclado estava completamente zoado. deve ter sido umidade. sabe o custo para reparar isso? estou usando um teclado externo e tem sido um horror, acabou com minha mobilidade.

    aguardo sua opinião. uma amiga está me oferecendo para trocar por um vaio com seis meses de uso, tela maior, mas configuração inferior. estou confusa!

    Curtir

    1. Olá Renata!

      Esse problema no teclado é algo bastante chato. Isso aconteceu no meu ex-MacBook. Assim que vendi, passados uns seis meses, o comprador me procurou pra saber o que teria acontecido. O teclado surtou, literalmente. Simplesmente parou de funcionar. Fiz algumas pesquisas e descobri que tem relação com as conexões. Não sei ao certo se tem como arrumar. Devido ao modelo ser Unibody, não encontrei uma resposta concreta sobre a manutenção. Pra minimizar, acabei cedendo um teclado Apple externo para o comprador. Parece que esse é um problema crônico em alguns modelos. Quanto a Wacom, o que acredito ser uma mesa digitalizadora, no site da empresa existe na área de Downloads os links para drives. Creio que será necessário atualizar o seu sistema, porque pelos drives disponíveis, a maioria pede como requisito a versão 10.8 ou mais atual do OSX. Lembro que você poderá atualizar seu SO nesse modelo. Ele roda o Yosemite. Por fim, quanto a troca sugerida pela sua amiga, vale a pena avaliar se tem ou não como arrumar o teclado. Se tiver como levar em uma assistência da Apple para uma análise, seria interessante. Apesar de ser uma máquina descontinuada, se tiver reparo, ainda é uma excelente opção em relação aos PC’s. Apple é Apple! A diferença é tremenda, sem falar nos preços atuais. Quem tem um Mac, mesmo que já “velhinho”, tem ainda uma boa máquina para uso. O grande diferencial dos produtos da Apple está exatamente na durabilidade, apesar dos problemas que surgem, como por exemplo o teclado. Por fim, mesmo com esse problema apresentado, eu não trocaria. Vendi meu MBW após seis meses usando o SSD e me arrependi. Só consegui comprar um MBA devido uma promoção relâmpago num site. Pelos preços atuais, como disse acima, quem tem um Apple, mesmo mais antigo, ainda está no lucro.

      Curtir

  49. Olá Wendell, td bem?

    Tenho um modelo MBW 2,1 com 2GB e HD de 120GB…
    Quanto tento instalar qq SO nele ele me dá a seguinte mensagem: O Mac OS X não pode ser instalado neste computador…. Já tentei com o 10.6.8 10.6.3 e 10.5.3
    Alguma ideia do que passa estar acontecendo?

    Abs,

    Curtir

    1. Olá Arnaldo. Bom, pelo que consegui apurar, esse Mac é de 2006. Se estiver errado me corrija. Então, essa máquina é bem antiga e pelas especificações, creio que não conseguirá instalar nenhuma versão mais atual do MacOS. Se tiver como, me passe mais informações sobre ela para que eu possa pesquisar até qual versão ela suporta. Vale lembrar que HD, Memórias e demais configurações influenciam muito quando da atualização. Posso estar errado, mas acho que nem o Snow Leopard ela não suporta. Aguardo mais informações. Abraços.

      Curtir

  50. Olá!
    Tenho um MacBook Pro meados 2010, fui dar um up nele, comprei memórias e um ssd de 500gb da samsung. A questão é que o Mac não reconhece o ssd novo. Instalei o ssd e quando ligo, o Mac mostra um um ponto de interrogação dentro de um hd. Como se não existisse Ssd instalado. Gostari de saber o que posso fazer? Será que é um defeito no ssd que comprei? Tem algum comando que devo fazer para que o Mac reconheça o ssd?
    Desde já mto obrigada.
    Aguardo

    Curtir

    1. Olá Luciane. Na hora do boot, quando o Mac der aquele “dãããã” (barulho), aperte a tecla “Option”. Surgirão as opções na tela mostrando o disco de instalação e o SSD. Entre no disco de instalação e “utilitário de disco”, quando a interface carregar. Daí basta formatar o SSD e partir para a instalação propriamente dita.

      Segue esse link https://www.youtube.com/watch?v=ktjX1V569iA o qual mostra a partir dos 6’24” como proceder a instalação. É bem simples. Vale lembrar que é necessário fazer o disco USB com a imagem do sistema operacional. Aqui você pode verificar como criar esse disco de instalação https://www.youtube.com/watch?v=hYe0SGpp7QI.

      Espero que te ajude. Qualquer coisa, estou a disposição. Forte abraço e boa sorte.

      Wendell

      Curtir

  51. Boa tarde, Wendell
    Parabéns pelo blog.

    Tenho um MBW, 2.4 ghz, 4gb HD 128 convencional
    Uso snow leopard gostaria de atualizar qual sistema recomenda?
    Até qual ele roda legal ?
    Desejo apenas atualizar para rodar office mais novo tipo 2011
    E Photoshop ?
    Autocad tbm ?

    Desde já agradeço sua atenção.

    Curtir

    1. Raphael, boa tarde.

      Creio que seu MB aceita até o Lion, não mais que isso. Quanto aos aplicativos, será necessário verificar até qual versão eles podem ser instalados e se esta tem suporte.

      Curtir

  52. Amigo, tenho um MBW 2010, troquei apenas as memórias que vieram nele de 2GB (1X + 1X) por (4X + 4X) 8GB no total e atualizei do Snow Leopard pro Yosemite. Ficou muuuuuuuuuuito bom, liso e rodando sem travamentos, meu HD ó o que veio com ele de 250 GB. Apenas o boot que subiu de 32s para 01m :/
    Acho que vou fazer o upgrade pra SSD, encontrei na minha cidade a um ótimo preço esse modelo: SSD Corsair linha Force LS 240GB SATA 3 lacrado por $ mangos. Você recomenda?

    Abraço!

    Curtir

  53. Wendell, tenho também um macbook white, mas ele é de 2009 e embora o processador seja o mesmo que o seu, a memória é de 2 GB, mas DDR2 SDRAM. Estou tentando instalar o Snow Leopard, mas não consigo. Coloco o DVD e a máquina diz que este sistema não pode ser instalado no note, apesar dele ter os requisitos mínimos que a Apple coloca para este sistema operacional. Poderia me dar uma dica de como resolver esse problema? O Leopard já está ultrapassado e não encontra mais nenhuma atualização compatível.

    Curtir

    1. Olá Rodrigo.

      Bom, avaliando a sua descrição, a limitação imposta pela Apple de rodar uma versão mais nova, dificulta a instalação de uma versão mais atualizada de um SO deles. Neste caso, confesso não saber como orientar, até mesmo porque desconheço se existe alguma forma de burlar essa imposição e limitação de instalar versões mais recentes.

      Curtir

  54. Wendel, por favor me tire DUAS duvidas: primeiro, faz diferença comprar uma memória de 4gb ou de 8gb para melhorar o desempenho? você realmente não viu diferença NENHUMA? meu Macbook é idêntico ao seu, um unibody 2010 último modelo. Outra dúvida, vi que existem SSD de 450mb e 6gb no Mercado Livre por exemplo, qual é a diferença? qual SSD é melhor comprar? quanto maior o número melhor o desempenho? no caso, esse 6gb é superior ao de 450mb? ou é enfeite? não entendo nada disso. Por favor, me oriente sobre qual SSD da kingston comprar, e qual marca de memória comprar. Corsair é boa? obrigado

    Curtir

    1. Olá Neto, boa tarde.

      Bom, quanto as memórias, a diferença não é perceptível e não faz tanta diferença. Essa é minha opinião. Já em relação ao SSD, quanto maior capacidade, melhor. Lembre-se, um SSD de 256 GB já é um bom investimento. mais do que isso, só se você realmente necessitar de muito, mas muito espaço mesmo. Quanto a marca, é sim uma boa opção.

      Curtir

  55. Olá Wendel, tenho um MacBook White do final de 2008, processador core 2 duo 2.4 ghz, memória de 2 gb.
    Queria saber se tem alguma forma de instalar o yosemite de preferencia ou o mavericks.
    Me ajude por favor.

    Curtir

  56. Oi Wendel. Eu queria comprar um SSD Samung Evo para o meu macbook, é o unibody 2010 igual o seu. Sabe me informar se serve? pois ouvi falar que kingston nao é muito confiavel. Ah, qual a marca mais indicada para a memoria?

    Curtir

    1. Olá Daniel. Olha, uso muito o OLX para vender quando preciso e tenho tido um bom retorno. Já me indicaram o ML, mas não senti firmeza. Acho que se você fizer uma boa divulgação no OLX ou até mesmo em grupos de vendas do FB, terá maiores chances de vender seu produto.

      Curtir

  57. Wendell, tudo bem cara?
    Primeiramente parabéns pela matéria, gostaria apenas de te perguntar
    como procedeu para transferir os dados do HD antigo para SSD. Claro
    o HD antigo você aproveitou a oportunidade para utilizar como HD Externo,
    mas nunca cheguei a realizar este tipo de cópia, como fotos, videos, músicas
    de um HD externo antes utilizado como sistema Mac.
    Ah outra pergunta, e essas teclas pretas do Mac, ficou show!
    Como fez?
    Obrigado.

    Curtir

    1. Olá Leonardo. Bom para a cópia usei um disco externo. O famoso copiar e colar mesmo. Nada demais. Na verdade meus arquivos ficam no Time Capsule, portanto não tenho muita coisa nos meus computadores. Já em relação as teclas pretas, é uma capa de silicone que adquiri na época. Fica bacana e protege bastante o teclado. Espero ter ajudado =). Abs

      Curtir

  58. Olá, tenho uma dúvida. O meu MBW segue a seguinte configuração:
    processador 2.13
    intel core 2 duo
    4 Gb de Ram
    160 HD
    Gostaria de colocar um SSD da sataiii da Kingston. teria algum problema de compatibilidade, já que este é sata3 e o original é sata? Obrigado!

    Curtir

    1. Olá Sandro, boa noite. Pode ter problema na questão de velocidade de transferência, coisa tipo um lag ou semelhante. Vale lembrar que o conjunto SSD + Memórias + Processador necessitam trabalhar de forma harmônica, caso contrário pode acontecer algum engasgo. No mais, creio que é compatível sim até mesmo porque o meu antigo MBW era sata e o SSD que coloquei era Sata 3. Espero ter ajudado. Abs

      Curtir

  59. Fala Wendell,

    Também tenho MBW, mas é meados 2009 e quero o upgrade!
    Como você já pesquisou bastante, sabe dizer se a especificação abaixo é compatível?

    Ssd Samsung 850 Evo 250gb 3d V-nand Sata3 6gb/s 2,5 540mb/s

    E outra dúvida, preciso de cabos específicos ou coisa assim? Ou basta tirar um e colocar o outro no lugar?

    Valew cara!!!

    Curtir

    1. Olá Jackes! Bom, creio que o ssd funcionará no MBW normalmente. Vale lembrar porém que esses discos possuem uma taxa alta de transferência de dados. Nesse caso, tanto o processador e a memória podem não acompanhar essa velocidade, surgindo pequenos lags na execução do software em geral. Já mencionei isso em outras respostas. Não é algo que possa atrapalhar a usabilidade e prejudicar a máquina. Funciona legal. Por fim, para a troca, basta abrir o aparelho, retirar o disco antigo e colocar o ssd. Não é necesário nada mais do que parafusar. Espero ter ajudado. Abs

      Curtir

  60. Boa tarde, Wendell,

    Seu post é de grande utilidade pública. As explicações são bastante elucidativas.
    Tenho um Macbook modelo A1342, final de 2009. Para as minhas necessidade é um excelente equipamento. Cometi a idiotice de limpar o teclado e, com certeza, caiu líquido no circuito do teclado. Inicialmente o teclado ficou desconfigurado. Resolvi desligar o aparelho através do comando e ao tentar ligar na tecla power do teclado não deu mais sinal de vida. Levei na assistência técnica e só troca se for o teclado inteiro (TopCase). Eu já tinha aberto o Mac e desmontado e montado, sem maiores dificuldade. Estou na busca de alguém que tenha um teclado compatível para vender. Estou usando seu post para o caso de alguém ler e se interessar pela venda. Grato.

    Curtir

  61. Boa Tarde Amigos!!!

    Wendel, estive acompanhando suas dicas para aumentar o desempenho do macbook. Mas estive pesquisando os preços do SSD e da memória e fica impraticável comprar por aqui.
    Gostaria de saber se já comprou ou é confiável comprar pela internet direto da china (me falaram desse site aqui http://www.dx.com/ ou o próprio alibaba.com). Mas os preços variam muito e acabo ficando com receio.

    Outra pergunta: que sites você indica para comprar esses componentes?

    Obrigado!

    Curtir

    1. Olá Daniel. Comprei o SSD em uma loja online que fica em Belo Horizonte. Como já comprei também na loja física e nunca tive problemas, sempre indico para as pessoas que perguntam. Da uma olhada em http://www.waz.com.br. Em relação ao DX.com, nunca comprei e nem saberia falar pra você e é um site bacana.

      Curtir

  62. Alo wendel, tenho um Mac 2010 com as mesmas configuração do seu e baixei o OS X El capitan , esta rodando. Porem demora muito para abrir. Acho que vou duplicar a memória RAM para 4 gb. O HD atende minhas necessidades, utilizo para audio e nunca para videos. Posso usar um HD externo para backup?

    Curtir

    1. Olá Vargas! Bom, aqui eu uso e funciona bacana. Não uso do TM, nunca gostei desse recurso. No caso, formatei o DH usando filesystem padrão do MAC OS com senha. Ficou muito bom. Vale a pena sim. =)

      Curtir

  63. Boa Noite Wendell,

    Tenho um MBW 2010 e gostaria de fazer o up grade da memória de 2 GB para 4 GB para poder atualizar o OS para Yosemite, atualmente estou com Snow Leopard.Pesquisando na internet vi que o modelo do meu MBW só aceita memórias Kingston DDR3/1066 KTA 2X2GB, e é praticamente impossível achar essas memórias. Tenho encontrado somente Kingston KVR 2X2GB 1066. Saberia me dizer se há realmente essa incompatibilidade de memória, ou me sugerir alguma marca compatível?

    Curtir

    1. Andréa, boa tarde.
      Quando fui atualizar as memórias de meu MacBook, enfrentei esse problema. Uma dúvida pairou quanto a frequência. Não tenho mais o MacBook, vendo ele um ano atrás e não me recordo também qual o tipo de memória adquiri na época. Vou tentar pesquisar a respeito para ajudá-la. Tão logo tenha alguma informação, retorno com uma sugestão.

      Curtir

  64. Fala Wendell
    Cara, muito bacana o seu blog, e mais precisamente esta matéria…
    eu sou novo no mundo apple, e herdei do meu irmão uma macbook acredito que seja o 4.1 early 2008
    a configuração é core 2 duo 2,1 – ram de 1gb e hd de 120.
    Estou querendo fazer o upgrade de memória e ssd, e estou em duvida se no meu caso compensaria o investimento, pois vi alguns comentários que os mais antigos não estão conseguindo atualizações.
    O resto do hardware influência na atualização do mac os, ou com este upgrade eu já consigo utilizar a ultima versão?
    Valeu pela atenção, e mais uma vez, parabéns!!!

    Curtir

    1. Saudações Julio. Obrigado pelos comentários. Bom, analisando a sua configuração, creio que talvez seu aparelho rode até o Lion ou Mountain Lion, não mais do que essas versões. Nesse caso, é necessário uma avaliação criteriosa, até mesmo porque o valor do SSD e das memórias é bem alto. Vide a alta do dólar. Assim sendo, pela experiência, eu não arriscaria um investimento assim, No mais, se ainda optar em fazer tal upgrade, terá sim uma melhora na performance. Vale lembrar porém que o SO não será o mais atual e o processador de sua máquina é um C2D, o que poderá não refletir um resultado esperado.

      Curtir

  65. Muito legal, tenho um white desse ultimo modelo dele que saiu também, estou precisando fazer o upgrade, ele vem com 2 pentes de 1gb cada de memória, vou por 2 de 2gb cada e colocar um SSD de 240gb Sata 3 – Corsair Force Ls… e também uma bateria nova pra ele!! belo texto, estava procurando algo realmente esclarecedor, valeu !! mesmo eu tendo um processador core2duo, isso realmente irá fazer ela funcionar bem melhor ?

    Curtir

    1. Boa tarde Felipo. Bom, você não terá um i5, mas vai parecer ou se aproximar da experiência. Lógico que dentro de suas devidas proporções, afinal, estamos falando de um CD2, mas acredite, a performance melhora substancialmente. Fica muito bom mesmo. No mais, com essa upgrade, você vai dar uma boa vida útil ao seu MBW.

      Curtir

  66. Olá Wendell,

    Gostei muito do seu post, tirou várias dúvidas que eu tinha, mas ainda sim queria pedir sua opinião sobre uma questão. Atualmente possuo um MacBook Air 13″, i5, early-2014, 4GB, SSD de 128GB. Apesar de amar o computador, não me adaptei tanto o quanto esperava (acho que o tocante pra essa não adaptação foi o design) e por isso venho pensando em vender. Na época que o MBW eu não podia comprar, apesar de ter sido um sonho de consumo que persistiu ao longo do tempo.

    Queria saber se você acha que, vendendo o meu atual e comprando o último MBW lançado (realizando o upgrade de memória e indo pro SSD), a perda de velocidade de processamento vai ser muito significativa? Melhor: você acha que vai ser uma “burrada”?

    Curtir

    1. Saudações, Diego. Bom, sinceramente é algo que requer coragem, afinal, estará fazendo uma troca de algo mais recente por algo que perderá suporte em breve. Mesmo realizando upgrade numa máquina mais antiga, você deve levar em conta que em breve ela perderá suporte do hardware e software. Acredito que o El Capitan será a última atualização do MBW. Isso no modelo Unibody. Então, creio que sim, será uma “burrada”. Como sugestão, porque não opta por um MacBook Pro, mesmo que usado? Talvez seja algo que te satisfará em termos de design. Por fim, o poder de processamento do modelo mais antigo permanecerá o mesmo, o que muda é a velocidade de acesso com mais memória e disco ssd. Enfim, não vale a pena.

      Curtir

  67. Olá Wendell,
    Muito bom o blog!

    Ainda hoje tenho um Macbook deste mesmo modelo exato que você mencionou. Original de fábrica.
    Você acha que ainda compensa fazer um upgrade? Minha esposa usa ele bastante e atualizamos o OS pro último disponível e ficou muitíssimo lento.

    Pelo que entendi você fez o upgrade de memória e depois o SSD correto? Só com o upgrade de memória vc já notou uma performance bem melhor ou o resultado só melhorou significamente depois do SSD?

    Abs,

    Rodrigo.

    Curtir

    1. Olá Rodrigo, saudações. Bom, só o upgrade de memória não resolve. Nesse caso o interessante é mudar o HD para SSD. Aí sim, fica outra máquina. A mudança é realmente perceptível, claro que leve em conta o processador. Estamos falando de um C2D. De qualquer forma, melhora absurdamente. Por fim, quanto as memórias, 4 GB são suficientes com um SSD.

      Curtir

    1. Olá Edgar, saudações. Bom, vale a pena sim atualizar. O primeiro passo a ser seguido é criar um disco de atualização do El Capitan. Existem ferramentas para isso. Já os 4GB de RAM ajudam, mas se seu disco não for SSD, poderá ter uma certa lentidão. Meu iMac é um C2D e tem 8GB de RAM e roda a última versão do OS X de forma razoável. Me baseando nessa premissa, creio que 4GB podem prejudicar a performance. Avalie essa situação antes de fazer a mudança, ok?

      Curtir

  68. Boa noite Wendell !
    Recentemente comprei um macbook white, inicio 2008, core 2 duo, 2.4mhz, 2gb ram.
    O uso principal deste mac vai ser para tocar em festas ( sou dj ), mas ao botar para funcionar notei algumas falhas no programa que se chama SERATO DJ, atualizei para o OS X Lion, mais achei mais lento que o Snow Leopard, pesquisei um pouco mais sobre os OS X e notei que o Mountain Lion é mais rápido que o Lion, mas nao consigo instalar ele de maneira alguma. Sabe que alguma maneira para instalar ?

    Queria saber também a sua opinião sobre o seguinte procedimentos que pretendo fazer: colocar 4 GB RAM, comprar um SSD 120GB (apenas para o SO, e app utilizados), tirar o superdriver e colocar meu outra hd convencional 320GB (armazenagem musicas e outros arquivos). Na sua opinião fara diferença ?

    ATT, Alex Borges

    Aguardo a resposta.
    Obrigado desde já.

    Curtir

    1. Boa noite Alex! Bom, quanto a seu questionamento, aumentar a memória e colocar um SSD vai dar um plus em sua máquina, porém, devido ao modelo, creio que sua máquina não o suporte para o Mountain Lion, isso significa que terá que usar o Lion mesmo. Veja bem, com esse up que dará na máquina, a performance vai melhorar, lógico que você deve considerar aí o modelo e processador. De qualquer forma, estando a máquina em boas condições de uso e sua finalidade for usar para sua atividade, acho sim que vale a pena.

      Curtir

    1. Boa noite Nilton. Nesse caso sugiro procurar uma loja especializada da Apple, visto que por ser um problema de hardware, fica difícil lhe sugerir um outro caminho a seguir. De qualquer forma, se tiver essa habilidade, lembrando que é uma sugestão e faça por sua conta e risco, haja visto que isso pode danificar ainda mais sua máquina, desligue-a, retire a tampa debaixo e retire as memórias. Feito este processo, coloque-as novamente, feche a tampa e tente ligá-la. Como disse, só faça se tiver habilidade e certeza que consegue. No mais, caso não esteja seguro, como sugeri, leve-a ate uma loja especializada para verificar se tem como arrumar.

      Curtir

  69. Ola Bom dia. Vou comprar hoje um macbook white final de 2007. Sera meu primeiro mac. Gostaria de saber se é possível fazer upgrade de processador? De Hd já vi que é!! Memoria ram tem que ser alguma especifica? Sei que é uma maquina mais antiga, então não posso esperar nenhuma performance alta. Mas o que me recomenda em relação ao upgrade? Ou sugestão de outro modelo de mac antes de fechar negocio. Qual é o melhor SO para rodar nele? Parabens pelo post.

    Curtir

    1. Bom dia Rodrigo. Então, quanto ao processador não existe a possibilidade de upgrade. Quanto à memória RAM é possível aumentar, porém tem que ver as especificações da máquina e se ainda esse tipo de memória está à venda. Por ser uma máquina mais antiga, talvez rode a versão do Lion, não mais do que isso. Por fim, talvez seja mais vantajoso tentar investir em uma máquina mais recente, diria de 2009 em diante visto que ainda recebem suporte de sistema operacional. Meu iMac de 2009 roda o El Capitan, apesar que deve ser a última atualização que ele receberá, portanto, talvez seja melhor buscar máquinas mais recentes.

      Curtir

  70. Fala Wendell, bem legal sua solução, pensei em fazer com o meu, porém desejo trocar de máquina pra rodar linux nela. Tenho um White 7.1 com intel core 2 duo de 2011, com 2gb de memória e estou afim de vende-la. Qual o preço que está valendo hoje no mercado? Conhece alguem interessado?

    Curtir

    1. Olá Caue, bom dia. Olhando a configuração passada por você, acredito que seja o modelo Unibody, ou seja, o último modelo lançado pela Apple. Se for este mesmo, o valor segundo o Macmagazine está entre R$850 a R$1.400. Se for o modelo anterior, ele vale entre R$500 a R$1000. da uma olhada nas especificações dele pra vender por um preço justo e lógico, não ficar no prejuízo.

      Curtir

  71. Ola. blz? adorei sua dica anterior. Mas já tinha trocado por um note que tinha aqui e não fui feliz. Peguei um Mac book White 2006. Ele ta com 320 HD e 3GB. Porem o sistema esta instável demais, hora trava na inicialização, hora funciona o sistema, hora fica horas na tela de inicialização, quando inicio ele em modo de segura ele funciona normal. To chateado com isso. Bom la vai minha perguntas, consigo restaurar o sistema para verificar se resolve o problema? tentei segurando o option do teclado, e seleciono a opção de restaurar o sistema, até ai tudo bem, porem quando ele entra na net para baixar o sistema o mesmo informa que este serviço esta indisponível. To chateado com isso. mas enfim queria resolver este problema. se não der certo. Me interesso na Maquina do Wendel. se ele fizer um bom preço eu compro ela. abs e obrigado.

    Curtir

    1. Olá Rodrigo, saudações. Talvez você necessite de um disco ou então um pendrive de instalação. Pela máquina, acredito que ele aceitará o OS X Lion. Assim sendo, será necessário você baixar a ISO e criar um pendrive de instalação. Sugiro que faça esse procedimento para instalar do zero. Terá melhores resultados. Quanto o MBW que originou esse post,ele foi vendido ha dois anos. Nesse caso, fico devendo. Tenho um AIR Late 2014 com 128 de SSD, 4GB de RAM, Core i5 rodando o El Capitan. A máquina tá com 11 meses de uso e adquiri um Apple Care para ela. Tô pensando em vendê-lo. Se tiver interesse podemos negociar. Facilito, inclusive.

      Curtir

    2. olá eu tenho da mesma máquina com mais atualizada?

      Um white 2010 porém com Windows & macOS catalina juntos

      ligue se tiver interesse

      💬21967772857

      Curtir

  72. Estou querendo fazer o upgrade este ano no meu Macbook White, acredito que seja o mesmo modelo do seu, gostaria de perguntar sobre o modelo do ssd, NEUTRON, FORCE LS, queria saber se ambos funcionariam no osx ou só o NEUTRON? abraços!

    Curtir

    1. Felipo, não entendi bem sua colocação, mas vou tentar responder. Sim, o SSD funciona normalmente no Macbook + OS X. Portanto, pode realizar a upgrade que funcionará sem problemas. Vale lembrar que estou considerando seu MBW ser o modelo Unibody, o último “branquinho” lançado pela Apple.

      Curtir

  73. Wendell,

    E ai blz? Gostaria de entrar para a familia ios de pc, porem ja uso o iphone, mais queria comprar um com bom custo e beneficio nao passando ai de uns 1200,00 reais.
    o que vc me indica cara? acho bastante macbook white, mais compensa, até que ponto, vou poder usar ele por quanto tempo?
    Valeu otimo post.

    Curtir

    1. Olá Luis, saudações. No caso você estará entrando para o universo OS X, o iOS é um sistema para os iDevices como iPhone, iPod e iPad. Só mencionei isso para esclarecer mesmo. Pois bem, sempre indico a página de usados do MacMagazine. Lá você encontra uma referência legal de preços de usados. No seu caso, um White Unibody Core 2 Duo é uma boa aquisição, lembrando que estas máquinas C2D poderão não suportar a próxima versão do OS X. De qualquer forma, dê uma olhada nos preços e verifique aquele que mais encaixa em seu orçamento.

      Curtir

  74. será que o X Code aguenta um mac desse?

    Apple Macbook Black edição limitada – Modelo A1181

    Processador Intel Core 2 Duo

    Ssd Gamer Kingston Hyperx 3k 120gb Sata 3.0

    4GB DDR2 de Memória RAM, expansível até 6GB

    Gravador de CD e Leitor de DVD

    Carregador original

    Bateria nova

    Sistema OSX Lion instalado

    Curtir

  75. Olá. Tenho um Macbook White (Final 2006) praticamente aposentado mas o uso de SSD me acendeu uma esperança.

    Porém, não estou conseguindo encontrar informações sobre a compatibilidade desses discos com meu mac nem mesmo em sites grindos… Onde encontro?

    Curtir

    1. Saudações Sidney. Bom, creio que não encontrará, pelo menos nas buscas que fiz quando procurei pra turbinar meu ex-White, também não encontrei nada sobre compatibilidade. Me sugeriram olhar algo sobre barramento e frequência, mas nem assim tive resultado nessa busca, então, comprei no escuro e deu certo. Creio que não há restrições. Lógico que os modelos mais recentes devem, ressalto, “devem” restringir o funcionamento ou mesmo não ficar bacana em virtude da velocidade. Considere isso, afinal, seu processador e memórias trabalham numa frequência e leve em conta que o acesso as informações no disco vai quadruplicar por ser SSD. Apesar disso, por ser padrão SATA, funcionará. De qualquer forma, opte por modelos mais conhecidos como Kingston, Corsair. Acredito que terá um resultado positivo.

      Curtir

    1. Olá Salomão. Se seu MacBook tiver suporte para discos Sata 3, provavelmente funcionará sim. Vale lembrar que, a taxa de transferência de drives SSD são maiores que os discos convencionais. Conforme já mencionei em várias respostas a outros questionamentos, pode rolar um lag entre a execução de um programa ou acesso a arquivos. Nada que comprometa, mas isso pode acontecer. Considere aí a capacidade do processador (antigo) e velocidade das memórias. No entanto, terá sem dúvida nenhuma um ganho substancial de velocidade com o SSD.

      Curtir

  76. Bom dia Wendel,
    Tenho um Macbook White também, porém o meu é daquela versão que ainda tem um botão no touchpad… Gostaria que entrasse em contato comigo, pois quero dar um tapa nele, desde o hardware até comprar um protetor teclado, case e um adaptador de HDMI, porém não encontro.
    Grato Ryan Felipe.

    Meu e-mail é contatoryan@outlook.com

    Curtir

  77. Olá Wendel,
    Então, surgiu uma oportunidade de comprar um MacBook (13 polegadas, Meados de 2010) por 650 reais. Gostaria de saber se vale a pena comprar, até porque é uma máquina de 6 anos né. Não conheço muito sobre Mac e tudo mais, sou usuário de Windows. Queria esse Mac só pra ficar na mochila, pra levar pros cantos. Vale a pena?

    Curtir

    1. Saudações Thail. Desde que o MacBook não tenha nenhum defeito, está fazendo um bom negócio sim. Antes de comprar, avalie se não existe super aquecimento, se as ventoinhas funcionam bem, problemas nas portas USB, carregador, se a tela está perfeita, se não existem problemas com a carcaça, pelo que menciona, ele é Unibody. Por fim, de uma atenção especial para o teclado. Normalmente eles pifam com o tempo e até onde sei, não há como fazer manutenção visto que essa máquina já não tem mais suporte pela Apple. No mais, estando funcionando sem nenhum problema, creio que é um bom negócio. Leve em conta porém que, devido a sua idade, talvez seja necessário alguns upgrades de hardware como mais memórias e claro, um disco SSD.

      Curtir

  78. Oi gente. Tenho um MacBook white late 2008. Ele tá com 4gb de ram e 500 de hd. Por definição ele não aceita o Yosemite. Mas ele tem as especificações mínimas. Da pra fazer? E se der como faço?

    Curtir

    1. Saudações Pedro. Bom, para trocar o HD pelo SSD basta abrir a máquina e efetuar a troca do disco normalmente. Não há nada complicado para fazer esse procedimento. Obviamente que se você não possui a experiência necessária, deverá procurar uma assistência técnica para tal. No mais, após a troca, a instalação do sistema operacional deve ser feita do zero. Qualquer outra dúvida estou a disposição.

      Curtir

  79. olá pessoal, trabalho com vendas de peças para macbooks, e o único problema que vejo em adquirir um modelo white, são os preços salgados das peças, para este modelo. A linha pro, os preços são melhores, e as peças são mais fáceis de se encontrar. Uma base com teclado por exemplo, para o modelo white, chega a custar no ML, quase 600,00. Esse detalhe da atualização, desanima principalmente quem comprou algum software da apple, e saiu alguma atualização, que funciona somente para sistema mais novo. Você acaba ficando preso às versões de softwares mais antigas. Alguém aí já conseguiu instalar pelo menos o Montain Lion ou outro sistema posterior, sem muita dor de cabeça? abraço!

    Curtir

    1. Saudações Cláudio. No White Unibody de 2010, o El Capitan está rodando. Claro que devemos considerar uma tremenda lentidão se a máquina tiver menos que 4GB de RAM. Acredito que um SSD deixará bem melhor modelos mais antigos. Em relação as atualizações e suporte, esse talvez seja o grande problema da Apple. Cinco anos para um notebook deles é um tempo relativamente pequeno, considerando a robustez dos equipamentos.

      Curtir

  80. Olá

    Estou pensando em comprar um Macbook de 2009 usado mesmo,para ver se me adapto bem ao sistema.

    Sabe me dizer se roda Photoshop e Illustrator sem travar ? e se sim saberia me dizer a versão dos programas?

    Muito Obrigada

    Curtir

    1. Ola Simony, saudações. Bem, com relação a sua dúvida, deve ser levado em conta primeiramente o tempo de lançamento do MacBook. Acredito que esse processador seja um Core 2 Duo. Levanto em conta também a memória, talvez 2 GB de RAM e HD convencional, sem ser sólido. Isso lhe trará certa dificuldade em rodar os dois programas em virtude da limitação do hardware. Pode até ser instalado um SSD e mais memória, porém, para esse modelo o último SO suportado deve ser o Mountain Lion e na melhor das hipóteses o Mavericks, o que não creio ser possível. Analisando tudo isso, dependendo do valor a ser pago, talvez até seja interessante, porém, você tem que considerar que o hardware já não é suportado, é limitado, em especial em relação ao software e por fim, o investimento pode não lhe trazer o retorno desejado. Avalie uma máquina mais recente, talvez de 2011 em diante. Existem boas ofertas de MacBook Pro com processadores mais potentes e configurações parrudas. Agora se ainda achar interessante investir em uma máquina mais antiga, vá sabendo que terá muitas limitações. Espero ter ajudado.

      Curtir

  81. Muito interessante esta atualizaçao, tenho um Macbook de 2008, os primeiros produzidos com aquele corpo em alumínio, outra relíquia, com essas mesmas configurações, agora, uma possibilidade de instalar o OS original do meu Mac e com isso ter aquele desempenho original com essa tecnologia do SSD, acredito que pode ser uma soma ainda maior em prol do desempenho.

    Curtir

  82. Olá Wendel.
    Eu gostaria de saber se é possível fazer um upgrade de processador no macbook?
    Tenho um mac white unibody 6.1 final de 2009

    Curtir

  83. Wendell, boa noite, gostaria da sua opnião, escrevi essa reclamação no site do Reclame Aqui justamente por não conseguir mais utilizar meu MacBook White 13 Polegadas.

    “Adquiri um MacBook White 13 Polegadas no ano de 2010 não apenas por usar outros dispositivos da Apple mas também pela credibilidade que a marca sempre teve no mercado, porém não há possibilidade de realizar a atualização correta do Software, já levei meu MacBook na loja física da Apple do Brasil dentro do Morumbi Shopping, a Apple informou que como este produto já saiu de linha realmente não há como realizar a atualização do Software simplesmente por pura incompatibilidade, me informaram que a Apple possui um programa de Controle de qualidade de produtos que já saíram de linha mas não me deram nenhuma solução, pelo contrário, disseram que eu poderia continuar utilizando normalmente minha máquina com a versão antiga mesmo, porém isso não é possível, o que acontece é que não consigo usa-lo, não há como baixar absolutamente nada pois tudo requer a atualização do Software.”

    Diante disso te pergunto, há solução para esse problema? Perdoe-me pois sou leiga no assunto, entendi que há possibilidade de realizar a substituição de algumas peças para melhor desempenho do notebook, correto?

    Desde já agradeço.

    Atenciosamente,
    Mariana
    marianagsolano@hotmail.com

    Curtir

    1. Bom dia Mariana. Pelo seu relato, presumo que seu MacBook deve ser o modelo Unibody. Se for mesmo este modelo, tem algo errado. Ele roda o El Capitan. Apenas para exemplificar, meu iMac de 2009 está rodando a última versão do OS X, então acredito que as informações repassadas pela loja não procedem. Como disse, estou partindo do princípio que seu MacBook seja esse modelo Unibody. Vou encaminhar um email para maiores esclarecimentos e para te ajudar.

      Curtir

  84. Wendell boa tarde

    Valeu a pena ter pesquisado, texto muito bom, mas ainda surgiu umas duvidas aqui.. hehehe
    Eu to estudando pacotes Adobe, PS e Il, e sempre ouvi falar da estabilidade do ambiente da Apple pra esses programas. Atualmente estou estudando em um Lenovo i3 3110M, com 4 gb de ram e um HD 5400rpm, que até da conta do recado, com alguns engasgos na Versão CC do Adobe.
    Surgiu a oportunidade de compra de um MacBook late 2009 white.
    Modelo já foi upado para 8gb de memoria 1067 e um SSD 840EVO de 250GB.
    Aparentemente, ta voando!!!
    Pesquisei aqui e vi que esse mesmo modelo ainda vai receber o novo OS Sierra.
    Minha duvida é se vale a pena sair desse i3 “basicão” e cair em um MacBook com idade avançada mas ainda atualizado. Vale a pena a troca?
    O ambiente do OS faria diferença com a quantidade maior de memoria e SSD que o meu atual não tem?
    Lembrando que eu sairia de um i3 pra cair em um core 2 duo, apesar de ser um C2D linha P contra esses i3 capados dos notebooks atualmente…
    No caso completaria 500,00 para a troca:)

    Obrigado!

    Curtir

    1. Boa noite Uilian. Analisando seu caso e embasado em experiência pessoal, eu não trocaria. Veja bem, o Macbook é um modelo antigo e que receberá talvez a última versão atualizada do macOS. Mesmo tendo uma boa quantidade de memória e um SSD e sendo um hardware Apple, deve ser levado em consideração o tempo de suporte do SO. Como disse, deve ser a última atualização que este Macbook vai receber. Outro detalhe é memória + SSD + processamento. Estes devem andar alinhados. Neste caso, mesmo tendo os recursos que otimizam a performance dessa máquina (memória e SSD), você tem que considerar que o processador já não é o mais moderno, o que irá comprometer a performance, portanto, tenha certeza que engasgos vão acontecer. Meu antigo MBW sofreu esse problema, mesmo com o SSD. Quanto aos softwares que pretende utilizar, não posso falar a respeito porque nunca usei, mas fiz alguns levantamentos e percebi que exigem muito processador, por isso que mencionei que o conjunto tem que estar afinado (processador + memórias + SSD). Considere também que a cada versão nova do macOS, novos recursos são inseridos e isso deixa o sistema mais pesado. Finalizando, mesmo o negócio ser na base de troca, ainda sim ficaria com o Ci3, afinal, é um processador mais moderno e essa volta (500 reais), ao menos para minha finalidade, poderia ser investida em um SSD para seu notebook atual. Certamente a diferença será tremenda e terá um bom aparelho por muito tempo, sem porém sofrer com a limitação de atualizações, coisa que a Apple faz e eu abomino. Espero ter ajudado. Qualquer outra coisa que precisar, conte comigo. Abraço.

      Curtir

  85. Boa Noite Wendell!
    Gostaria de pedir umas dicas sobre o Macbook White. Eu comprei esse macbook e o modelo dele é de 2008 com a versão 10.5.8 e não faço idéia de como posso atualizá-lo, pois eu não uso o sistema da apple e sim do windos. Poderia me ajudar para colocar a versão mais atualizada nele?
    Tenho todos os acessórios originais. Se puder me orientar, me envie um e-mail por favor. e-mail: marciompf@gmail.com

    Curtir

  86. Fiz o UPGRADE para passar meu Mac Branco para meu pai.
    Bom galera eu fiz todas atualizacões possíveis até onde ele me permitia e permitiu até o 10.7.5.
    Já dá para rodar bastante aplicativos que não rodavam com o 10.5.8 .
    Tentei novas atualizações de upgrades e não aceitou mais o máximo que consegui foi até o 10.7.5.
    e para fazer isso tem que baixar atulização uma a uma e irafazendo o upgrade manualmente. É mais trablhoso mas vale o tempo perdido.

    Muito bom seu post. o SSD é uma boa pedida. também sempre tive um pé atras com esse tipo de armazenamento mas creio que hoje a tecnologia já está bem mais segura e com erros quase idênticos ao de um HD normal. Ssem contar que utilizo todos meus arquivos em rede e isso não faria muita diferença.

    Curtir

    1. Felipe, a tecnologia SSD no início deixou a desejar em alguns aspectos. Antes de realizar essa mudança, pesquisei bastante. Atualmente os discos sólidos estão bem mais rápidos e proporcionam maior segurança no quesito gravação dos dados. Outro aspecto importante é que a maioria dos sistemas operacionais atuais já trazem por padrão o “trim”, recurso que evita intervenções mais complexas dos usuários e garante a confiabilidade das informações gravadas sem o perigo de sobrescrevê-las.

      Curtir

  87. Bom dia Wendell,

    cara to vendo um MacBook White (13-inch, Late 2009) com essas especificações.

    OSX El Capitan
    Processador 2.26GHz Intel Core 2 Duo
    Memória 8GB 1333 MHz DDR3
    HD de 250 GB

    trabalho com edição de videos etc, e to precisando de um pc para trabalho mesmo e fazer essas edições.
    posso comprar esse ?! O dono pede R$ 1.600,00. Está no preço?! pelo que vi o MacBook está em perfeito estado, sem avarias etc…

    Aguardo seu retorno.

    Curtir

    1. Tiago, boa noite.

      Se esse modelo for o “Unibody”, o preço de mercado dele pelo site MacMagazine é 1.400 reais. Avalie apenas se o disco é mecânico ou SSD. Se for mecânico, acho que o preço não é justo, afinal, terá que fazer um upgrade visto que o sistema ficará lento e você terá dificuldades para rodar aplicações mais pesadas. Por outro lado, se for um SSD, aí sim é um bom preço, mas mesmo assim tente barganhar por pelo menos 1.500. Considere que o hardware já não é o mais novo e possivelmente será a última atualização do sistema operacional. Espero ter ajudado.

      Curtir

  88. Wendell,
    bom dia.

    Tenho o MBW 2009. Gostaria de fazer essas alterações que tu sugeriste no meu, pois acho ele ótimo. Por acaso tu trabalhas com isso? Eu confiaria em ti para deixar meu mac nas tuas mãos, pois nunca vi ninguém tratar desse assunto como tu. Poderias me escrever, por favor? Muito obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  89. Boa noite Wendell, muito bom o texto e acho que vai me ajudar. Pois o meu mac anda muuito lento.

    Em primeiro lugar gostaria de saber se ele será compatível:

    Macbook white 6.1 / 2,26GHZ
    OS X 10.9.5 (13F1911) Mavericks
    Processador 2.26GHz Intel Core 2 Duo / 2GB Ram / HD 250GB

    Como ele possui 2 slots de memória de 1GB, terei que comprar 2 memórias de 2GB cada e fazer a substituição, certo?

    Pretendo deixar o Superdrive (como vc fez) e fazer o upgrade apenas do Macintosh HD para o SSD. Dúvida: terei que instalar o sistema operacional de novo e todos os programas? Não entendi direito mas acho que tenho os DVDs de instalação. Possuo também um HD externo, ele ajudará para guardar os dados em backup?

    Outra coisa, penso em comprar o SSD mais barato que encontrei de 120GB, acha que devo investir mais e comprar o de 240GB? Estou na dúvida.

    Obrigado!

    Curtir

    1. Boa tarde.

      Michel tem que criar um pen drive de boot e com o seu HD já clonado restaurar o sistema. Não sei os detalhes pois foi um amigo que fez pra mim é cobrou 250 mais os valores do SSD e memória RAM. A máquina agora está com 2 SSDs funcionando com sistemas Windows e MAC perfeitamente. Se quiser liga me chama no zap que passo o contado dele (21) 99869-1941. Abraço.

      Curtir

    2. Bom dia Michel. Conforme postado pelo Heitor, é necessário criar um pendrive com a imagem do sistema operacional para a instalação. Existem bons tutoriais para se fazer isso. Procure algo como “criar imagem de boot no pendrive para instalação do OS X”. Quanto a memória, apenas atente para o tipo de hardware que seu Mac trabalha. No mais, qualquer outra informação, envie-me um email (thluxx at gmail.com) que responderei. Saudações.

      Curtir

  90. Bom dia Wendell.

    Primeiramente quero parabenizar pelo post esclarecedor que vem administrando. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

    Li todo o seu post para tentar esclarecer uma dúvida, mas não vi ninguém perguntando exatamente sobre o que quero saber. Quanto mais conhecimento a gente adquire, mas dúvida nós passamos a ter , por isso agora tenho ✌🏾 dúvidas.
    São elas:

    👉🏾 1ª – É praticamente a mesma do Michel, que fez o post anterior. Queria saber o que é preciso efetivamente para instalar o sistema Apple após a instalação do SSD no lugar do HD ou SuperDrive?

    👉🏾 2ª – É possível instalar dois SSDs no MacBook que tem processador Intel de 2007 em diante, sendo um no lugar do SuperDrive é outro no lugar do HD simultaneamente?

    😁 A minha ideia é rodar o Windows em um SSD e o sistema da Apple em outro SSD utilizando o Bootcamp.

    Se falei alguma besteira me perdoe pois sou calouro nesse assunto Macbook, pois minha praia à muito tempo é Iphone. Sou fã dessa marca pela qualidade do sistema operacional e dos produtos, mesmo achando os valores exorbitantes, principalmente no Brasil.

    Mais uma vez parabéns pelo tempo que dedica a esclarecer nossas dúvidas.

    Gosto mais de você do que de mim. 😁

    Abraço.

    Curtir

    1. Bom dia Heitor. È possível sim instalar o SSD em seu Mac. Em relação a colocar dois SSD, existe a possibilidade, pode ser instalado no local do SSD, mas pessoalmente eu não faria isso. Dependendo da capacidade de seu SSD, seria talvez interessante manter o Superdrive, afinal, nunca se sabe quando vamos precisar de ler um CD/DVD, a não ser é claro, que o drive não funcione mais. Quanto a essa situação de rodar o Windows, confesso que não sei dizer se funciona caso use dois SSD’s. Nunca instalei Windows em um Mac e não sei dizer também se o BootCamp permite esse tipo de configuração. No mais, qualquer outra dúvida, pode usar meu email para seus questionamentos (thluxx at gmail.com). Saudações.

      Curtir

  91. Olá camarada, tenho um macBook 4,1- Intel Core 2 Duo, 2,1 GHz- 01 processador- 2 Núcleos- Cache de L2 3MB- Memória 2Gb- Velocidade do Bus 800MHz- Versaão da ROM da Inicialização MB41.00C1.800- Versão do SMC 1.31f1- Número de Série WQ839OFR5HS. UUID do Hardware D88D901A-4029-5C4E-9F13-A600E2B67FFF- Estado: Ativado. Esse computador foi comprado nos Estados Unidos ano 2006. Você acha que consigo melhorar o desempenho dele?

    Curtir

    1. Bom dia Köester. Sim, vai conseguir uma melhora utilizando um SSD e aumentando a memória. Vale ressaltar que Memória + armazenamento + processamento precisam funcionar de forma harmônica. No caso de seu Mac, o processador é mais antigo e com essa upgrade no disco e memória vai melhorar significativamente a performance, porém, como aconteceu comigo, o processador pode não acompanhar as taxas de leitura no disco. Isto é, alguns pequenos lags podem acontecer. Isso não compromete o funcionamento, pelo contrário, esse tipo de upgrade melhora muito a performance da máquina, mas reitero que o podem ocorrer esses lags. No mais, o ganho na performance é extremanente satisfatório. Saudações.

      Curtir

  92. Bom dia, Wendell, eu sou novato na área, se você tivesse um igual ao meu MacBook White, o que você faria para deixar ele interessante! Eu digo no sentido: Programas e desempenho e qual loja eu posso comprar. Obrigado!

    Curtir

      1. Boa tarde, Heitor.
        Realmente o Wendell está meio sumido.
        O que precisou efetivamente para instalar o sistema Apple no SSD? Seguiu algum passo a passo?

        Curtir

  93. Ola boa noite sou novo neste mundo dos mac’s e estou tomando um “pau”rsrs queria saber se existe alguma possibilidade do macbook white a 1181 ser atualizado pois esse aqui nao sai da 10.6.8

    ele tem 4gb de ram 667mhz ddr2 sdram
    core 2 duo de 2,4ghz

    160gb de hd

    eu queria utilizar o photoscape para trabalhar mas notei que não da para baixar por causa da atualizacão de sistema

    Curtir

    1. Olá Alex. Bom, a primeira coisa a ser feita é saber até qual versão do macOS seu MacBook pode receber. Pelas configurações, acredito que talvez a última versão que roda em seu notebook deve ser o Mountan Lion ou Mavericks. Nesse caso, o investimento em SSD e memórias podem ajudar, mas de antemão acho que é um gasto alto em relação ao seu modelo. De qualquer forma, ainda assim é um upgrade interessante e dará uma maior vida ao seu computador.

      Curtir

  94. Prezado Wendell, boa tarde.

    Estou com uma possibilidade de pegar um Mac a1342 2010-2011 (diz que ele é o Macbook Pro, porém branco), 2,4 GHz, 4Gb RAM, com HD SSD de 240Gb e como chorei um HD adaptado de 1Tb no lugar do DVD. O vendedor garante serem peças originais e sem detalhes (ele tem modelos com detalhes mais baratos). Para configuração próxima a essa ele está pedindo em torno de R$2500.

    Minha necessidade é para uso com discotecagem digital usando controladora de DJ e softwares como Traktor DJ ou Serato. Atualmente tenho um Sony Vaio i3 com 4Gb, mas ele não me dá a confiabilidade que preciso para festas maiores e casamentos.

    Também tenho o projeto de iniciar produções musicais no Ableton Live, coisa que estou começando com o meu, que aguenta bem. Eventualmente pretendo edições de flyers e publicidades minhas no Photoshop, mas nada muito elaborado.

    O que você acha? Posso utilizar o note com os programas atuais por um tempo interessante?

    Abraços

    Curtir

    1. Olá Filipe, saudações. Bom, já deixo claro que entendo pouco de softwares específicos para trabalho com sonorização, como é seu caso. Esse Macbook na verdade é o modelo Unibody, ou seja, é um Macbook White. Não é PRO como te disseram. Assim sendo, mesmo ganhando o HD no lugar do DVD, penso que está caro. Uma máquina dessas vale em torno de 1.500 ate no máximo 1.800. Não mais do que isso. Quanto ao hardware, para sua finalidade, utilizando por exemplo o El Capitan, creio que terá sim uma experếncia satisfatória, lógico considerando aí um SSD e 4GB de memória. Espero ter ajudado.

      Curtir

  95. Tenho um Macbook White (meados de 2010) funcionando perfeitamente. Atualizado com o MacOS Sierra; Com seus 2.4 Ghz e 3 Mb RAM é incrível ve-lo rodando de maneira até mais fluida do que o El Capitan; Claro que acabei de instalar o sistema e isso tem que ser levado em consideração. É um ótimo aparelho. Comprei usado faz dois anos e nunca fiquei na mão. Definitivamente não há notebook dessa época que rode igual e por isso eu recomendo, se alguém ainda tiver a oportunidade de comprar, compre.

    Curtir

    1. Um detalhe Luiz, essas máquina vinham com placas de vídeo dedicadas (NVIDIA), coisa que atualmente os Macbooks atuais não proporcionam, a não ser os que valem um carro zero km. Realmente as máquinas mais antigas são as melhores. A Apple já fez coisa melhor!

      Curtir

  96. Tenho um macbook white, mas como sou designer estou tendo problemas de lentidão na mudança de janela, ao abrir programas como o Photoshop e Ilustrator, você acha que só a mudança da memoria de 2gb para 4gb ja vai resolver um pouco ou terei que colocar um ssd também?

    Curtir

    1. Saudações Junior. Bom, você usa programas que exigem um bom processamento da máquina. Nesse caso, as memórias sozinhas não poderão fazer muito, afinal, o disco de sua máquina é lento. Nesse caso seria interessante sim um SSD. Lembre-se que Leitura + escrita + memórias + processamento precisam estar par e passo, caso contrário, a performance fica prejudicada. Avalie sim a possibilidade de investir em um SSD. Notará uma absurda diferença.

      Curtir

  97. Olá a Todos! Eu ´passo pelo mesmo problema que a maioria de vocês. Tenho o MacBook White idêntico ao que o Wendel citou e ele está lento depois que resolvi atualizar. Veio com o Snow Leopard e eu fui resistente à atualização, até que em Março deste ano, para enviar a minha DAIR, fui obrigado a realizar a atualização para o El Capitain.

    Gostaria de saber preços para o up grade, se há lugares específicos para se fazer isso. Eu até cheguei a ligar na assistência técnica da Apple, pensando em expandir a memória para 4 GB, mas o preço fica em quase R$ 1000,00. Isso para trocar dois slotes de memória de 1 GB por dois de 2 GB.

    Que sugestões vocês me apresentam? Essa troca por SSD tem características específicas? Qual é o preço?

    Curtir

    1. Olá Wilio, saudações.Então, quanto aos preços dos SSD’s isso vai variar bastante dependendo da capacidade a ser adquirida. Um SSD de 240 GB atualmente, gira em torno de 360 reais à vista. Sempre indico a Kabum, por ter os preços mais em conta. Já em relação as memórias, é necessário ver as especificações. Essas dão mais trabalho, mas podem ser adquiridas em grandes lojas de informática. Olhando as especificações fica fácil. Quanto a mão de obra para realizar a troca do HD pelo SSD e das memórias, caso tenha alguma loja ou mesmo um técnico de informática de sua confiança, sugiro procurar um para que avalie a possibilidade do serviço. Não há muita diferença em manutenir computadores da Apple. Lógico que algumas ferramentas são necessárias, mas nada demais. Abaixo deixo o link de um SSD. Você pode inclusive pesquisar mais alguns de acordo com sua necessidade. Espero ter ajudado.

      http://www.kabum.com.br/produto/78807/ssd-kingston-2-5-240gb-uv400-sata-iii-leituras-5-

      Curtir

    1. Olá Thiago. Bom, antes de mais nada é necessário fazer o disco de instalação do sistema com base numa imagem. Nesse caso tem que saber qual sistema seu MBW suporta. Se for o último modelo, o Unibody, ele roda o macOS Sierra, assim sendo, basta baixar a imagem e proceder conforma orientação da própria Apple – https://support.apple.com/pt-br/HT201372 – feito o procedimento, quando o sistema iniciar e der o som padrão, aperte a tecla option, enter na opção disco de instalação e siga este vídeo – https://www.youtube.com/watch?v=leehUoOxup0 – vai ajudar bastante. Resumindo, o processo é simples e bastante tranquilo. Espero ter ajudado.

      Curtir

  98. Oi Wendell, muito obrigada por essa postagem!!!

    Eu também tenho um MacBook White do final de 2009 e tenho muita admiração por esse guerreiro. Como você deve saber, ele veio com o Snow Leopard e o que aconteceu foi que atualizei ele até chegar no Mountain Lion e estava indo super bem. No começo de 2015 precisei fazer algumas coisas que não seriam possíveis no Mountain, então acabei fazendo o upgrade pro Yosemite. O problema foi que ficou bem lento e eu estava pensando em voltar pra era dos felinos, no entanto, talvez tenha problema com algumas aplicações mais recentes que preciso usar.

    Daí encontrei seu post e acho que pode ser a solução pra mim.

    Eu nunca fiz nenhum upgrade no hardware, daí vem algumas perguntas: você acha que colocando o SSD e duas memórias de 2gb ele fica rápido em qualquer versão disponível de OS?! Seria interessante atualizar até o Sierra ou ele perde na rapidez?! Outra coisa é que ele tá tão bem por tanto tempo que tenho medo de mexer e ele acabar dando problema, vc acha que corre esse risco?! E será que vale a pena investir essa grana num velhinho, tem ideia da possível vida útil que ele ainda tem?!

    Desculpa o questionário, mas é sempre bom saber de quem já teve a experiência, antes de tomar uma decisão, né?!

    Muito obrigada!!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Bom dia, Carla!

      Pois bem, com relação aos questionamentos, o upgrade vai dar uma grande sobrevida ao seu MBW. Quando fiz, achei que não seria algo que faria efetivamente uma grande diferença. Me enganei. A máquina realmente voou baixo. No caso do white, creio que o Sierra será a última versão que ele receberá, então tem que aproveitar o potencial do SO. Um fator que deve ser considerado é quanto alguns recursos, eu diria recursos específicos como espelhamento e Siri, podem não funcionar em virtude da limitação do hardware, porém, o restante funcionará muito bem. Um fator a se considerar é em relação a lags no sistema. Como o macOS é cheio de recursos visuais, podem ocorrer pequenos atrasos, mas nada significativo e que va realmente prejudicar a usabilidade. Já em relação a upgrade, pode fazer sem medo nenhum, a diferença é tremenda. Outra dica que gosto sempre de passar pro pessoal é em relação a memória RAM. A Apple não da suporte para 8 GB pro MBW, porém ele suporta normalmente essa quantidade de memória. Quando tinha o meu, experimentei e confesso, não acho que vale a pena tal investimento, porque a diferença não é tão significativa, veja bem, estamos falando de um Core 2 Duo e o conjunto Processador + Memória + Disco tem que estar alinhados, senão a coisa não flui bem. Quatro gigas de RAM são mais do que suficientes. No mais, espero ter respondido sua dúvida. Recomendo ainda, se for adquirir algum SSD, que opte pelos da marca CORSAIR. Eles são melhores no quesito velocidade de leitura e gravação. Tenho um Corsair em um notebook e é bem perceptível a diferença dele para os discos da Kingston por exemplo. Espero ter ajudado de alguma forma e precisando de qualquer outra informação, fique a vontade para mandar seus questionamentos.

      PS. Vou deixar este link de um modelo de SSD pra facilitar sua escolha. http://migre.me/w6gUB

      Curtir

      1. Oi Wendell, suas dicas foram essenciais pra mim. Como o valor que eu tinha disponível pro upgrade era meio limitado, acabei não comprando o Corsair, mas pesquisei bastante e pelas resenhas dos sites gringos, acabei optando por um OCZ Toshiba de 240gb que achei por um preço bacana na salvadora Santa Efigênia. Também lá comprei duas memórias de 2gb e só posso dizer que foi a melhor coisa que fiz. Por enquanto, estou com o Yosemite e é incrível a diferença na velocidade. Estou muito feliz mesmo com o investimento e ler o seu post foi o que me convenceu a fazer esse upgrade, então fica aqui meu muito obrigada por vc ter compartilhado sua experiência. Valeu, mesmo!!!

        Curtir

      2. Carla, boa noite. Fico feliz que o SSD e as memórias tenham dado uma sobrevida ao seu MBW. Geralmente as pessoas tendem a vender o equipamento em busca de outro novo e se esquecem que investir num upgrade básico pode proporcionar uma vida útil maior aos equipamentos da Apple. Eles foram feitos para durar! A sugestão pelo SSD da Corsair foi apenas para te dar um ponto de partida caso ficasse com alguma dúvida de qual marca adquirir, mas pelo visto, fez sim uma ótima escolha. Precisando de algo mais, só deixar seu comentário. Forte abraço.

        Curtir

    1. Olá Rodolfo, boa noite. Bom, como descrevi no texto, testei mais de 4GB de RAM. Nitidamente muda pouco, digo isso com toda segurança. Como sempre menciono nos comentários, o conjunto processador + memória + disco rígido tem que funcionar de igual pra igual, ou seja, não adianta mais memória se o processador tem um limite de processamento e consequentemente acesso aos dados no disco. Se colocar um SSD com 8GB de RAM já será mai do que suficiente, lembrando que essa máquina em especial não tem suporte para mais de 8GB de RAM.

      Curtir

  99. Olá Wendell! Muito obrigado por essa postagem!

    Então, eu tenho um HP 630 com Intel Core i3 2.4 GHz e 4 gb RAM e 500 gb HD. A bateria dele já morreu e só funciona na tomada. Sem contar que ele aquece demais e as vezes desliga por conta disso. Eu tenho economizado uma grana e surgiram duas oportunidades de comprar um MacBook White. Um tem Processador de 2 GHz e Core 2 Duo e 4 gb RAM 667 MHz DDR2 SSDRAM e 80 GB HD e é de meados de 2007 e custa 600 reais. O outro tem Processador de 2.16 GHz e Core 2 Duo e 4 gb RAM 667 MHz DDR2 SSDRAM e 350 GB HD e é de 2009 e custa 800 reais. Ambos estão atualizados com o MAC OS X Lion 10.7.5. Como nunca tive um macbook fiquei empolgado, mas estou receoso sobre a performance, tendo em vista que utilizo os softwares da Adobe na versão mais recente que é a CC (Utilizo mais o Photoshop e o Illustrator; O Premiere e After utilizo mais no meu Desktop, embora o meu HP Dá conta qndo preciso).

    ALguma sugestão? Se eu fechar o negócio com algum desses, consigo fazer algum upgrade que melhore o deempenho? Ou o desempenho dele será melhor que o meu?

    Curtir

    1. Bom dia Giuliano. Bom, os preços dos dois aparelhos estão em conta. No caso, o segundo modelo me parece ser mais viável, especialmente pelo fato de que pode receber se não me engano o Mavericks/El Capitan. Nesse caso, avalie as condições da máquina. É importante lembrar que já é um computador com um tempo considerável de uso e certamente problemas nos componentes podem surgir. Sugiro como outra alternativa verificar modelos mais recentes e que podem ser adquiridos por preços bacanas e com tempo de uso menor. Caso opte ainda por um desses modelos, deve ser levado em conta a quantidade de memória e trocar o HD pelo SSD. A troca pelo disco sólido vai te proporcionar uma performance significativa, porém deve ser considerado o restante do hardware, afinal, estamos falando de um C2D. Qualquer outra dúvida estou a disposição.

      Curtir

  100. Wendell sou técnico e peguei o mac de um cliente, exatamente como o seu 2GB/Core 2 Duo – por demanda do cliente fiz o update, como melhor opção, fiz uma instalação limpa do mavericks, e voltei o backup do cliente, porém ele me disse que está sofrível, pior do que estava no 10.6.8, será que com 4gb ram, e deixando o backup no time capsule e acessando só quando necessário dá uma sobrevida a esse maczinho ?

    Curtir

    1. Olá André, boa noite. Então, 4 GB + SSD dá e sobra. Já com 2 GB pode ser que um não acompanhe o outro. Tem algo errado. Talvez esse becape do Time Capsule pode ter interferido em algo, mas não da pra dizer que é esse o problema. Me diz, quando terminou a instalação do Mavericks, como estava a performance da máquina? Estava rodando bem o sistema? Como iniciei minha fala, 4GB + SSD são suficientes, porém há que se considerar o conjunto. Sempre digo isso em minhas colocações aqui. Processador + Memória + Disco tem que andar digamos, “pareado”, senão acaba engasgando. Sugiro refazer a instalação do sistema, se possível, testar sem esse becape. Aí sim será possível avaliar melhor o que está acontecendo. Qualquer coisa reporte aqui para poder ajudar.

      Curtir

  101. Tenho um Macbook White Mid 2010. Fiz Upgrade nele, SSD + 8 gb de memória. Virou uma super-máquina! Tá uma delícia usar ele, absurdamente superior a qualquer máquina com Windows.

    Curtir

      1. Olá Cláudio, boa noite. Bom, não estou em São Paulo, moro no interior de MG. No caso de querer fazer esse upgrade, talvez seja interessante procurar uma loja de assistência técnica para realizar essa mudança. Não consegui levantar o valor das memórias, porém, no caso do SSD, caso opte por um modelo com pelo menos 240 GB, isso vai ficar em torno de 500 reais em média. Já o de 120 GB, o qual não recomendo, fica na casa de 300 reais em média. Esses preços foram pesquisados online. Qualquer coisa a mais que puder sanar suas dúvidas, pode usar aqui para que possa te ajudar.

        Curtir

  102. Olá! Estou para pegar um Macbook com essas características, mas, estou com um pé atrás pelo fato de ser um produto de 2009. Faço uso do Adobe Premiere, e programas para gravação Musical. Gostaria de saber se ele consegue suportar esse programas numa boa, ou só fazendo upgrade, ou nem com upgrade?
    E também, se ele ainda pode, com upgrade feito, competir com um Note i5 do Windows.

    Curtir

    1. Olá, pois bem, vamos por etapas. Primeiro, um processador Core 2 Duo não consegue competir com um i5. Sem dúvida a diferença é tremenda. Ambos fazem as mesmas tarefas, porém é bom deixar claro que o modelo mais antigo vai sofrer bastante, especialmente se o processamento for relacionado a imagem, áudio e vídeo. Por fim, você tem que considerar bastante os recursos que os softwares que você utiliza, como Premiere e demais, vai requerer desse hardware antigo. As vezes, mesmo tendo um bom conjunto de memórias e um SSD o processamento poderá ficar prejudicado. É sempre bom lembrar que o conjunto todo tem que estar em sintonia, caso contrário não terá um resultado esperado.

      Curtir

  103. Olá também quero fazer um upgrade, porém, sou leigo nessa área. Pesquisei que o HD SSD precisa ser 2,5 pol e conector SATA. Mas minha dificuldade é quanto as especificações dos produtos, por exemplo, um SSD Kingston 240GB é compatível? Ou pode me sugerir algum outro compatível.

    Curtir

  104. Boa tarde. Ganhei um MacBook White conforme a configuração mencionada nesse Post, tenho um Lenovo core i3 basiquinho. Minha duvida é se o Mac, me atenderá em trabalhos Office, como planilhas e apresentações em Slides com video?!
    Obrigado.

    Curtir

  105. Olá amigo, tenho um Mac White de meados de 2007 e quero colocar duas placas de 8gb de memória nele, Mas, não consigo achar placas PC2-5300 667Mhz DDR2 200 pinos. Como eu faço?

    Curtir

    1. Bom dia, Renilson. Então, sugiro que faça uma boa busca no Google para tentar encontrar esse modelo de placa. Na época que tinha o MBW e até mesmo meu iMac, comprei memórias através do Mercado Livre. No seu caso em especial, é um trabalho de garimpo mesmo, afinal, é um notebook mais antigo. Sugiro também uma garimpada junto ao fórum do site MacMagazine. Talvez obtenha sucesso.

      Curtir

  106. Boa noite caros. Também tenho o branquinho e o amo, porém que fazer um up, mas queria ajuda de vcs. Qual ssd devo investir? Também queria colocar mais 2 de RAM e comprar uma nova bateria. Meu branquinho até hoje está com cara de zero, não está encardido e comprei case.

    Curtir

    1. Atualmente adquira marcas confiáveis como Sandisk, Kingston, Samsung. Quando fiz tal upgrade, era complicado procurar a marca ideal até porque os SSD ainda eram olhados com certa desconfiança. Hoje já ganharam popularidade e caíram na graça dos usuários. Se for comprar, opte por um tamanho mínimo de 256 GB, menos que isso sofrerá com espaço. O ideal é de cara comprar um de 512 GB. Ficará bem servido.

      Curtir

  107. amigo eu tenho um Macbook white inicio de 2008 1181 versão mac os x lion 10.7.5 coloquei memória agora ela Ta com 4g. queria saber se tem como atualizar para uma nova versão. pois quero baixar alguns programas e não consigo como o keynote pois é incompatível com a versão do meu mac. se alguém puder me ajudar aqui meu zap 068 996024149

    Curtir

    1. Boa noite Reginey

      Seu Macbook deve rodar até o Mountan Lion, não acredito que rode versão mais atual. Infelismente não há, ao menos que eu saiba, uma maneira de rodar alguma versão mais recente do macOS nessa máquina. Se algum leitor souber, fica em aberto. Por fim, não sei se atenderia sua necessidade, mas talvez uma versão do Linux mais atual rode. Já instalei para alguns usuários em máquinas mais antigas e todos ficaram bastante satisfeitos com o resultado. Existem boas distribuições no mercado como o Ubuntu, Fedora, Mint, etc. Avalie essa possibilidade, afinal, quando um Mac fica obsoleto, sempre existirá uma alternativa para que esse hardware não fique encostado.

      Curtir

Deixe um comentário