Alferes Linux chega a versão 5

Logo Alferes Linux 5

Desde o lançamento em 2004, venho acompanhando o Alferes Linux. De lá para cá muito aconteceu, algumas distros foram usadas como base e hoje a distribuição ganha uma nova versão, buscando  o amadurecimento, facilidade e acima de tudo o reconhecimento dos esforços em seu desenvolvimento.

Num pequeno retrospecto, o projeto nasceu como fork do Kurumim Linux. Naquela ocasião o Kurumim era bem aceito, especialmente pela facilidade de uso e seus ícones mágicos, o que certamente deve ter sido levado em consideração na escolha do projeto. Pouco depois houve uma migração para o Knoppix e posteriormente toda a base do projeto passou a utilizar o Debian.

Nesses últimos quatro anos muito foi feito. Após esse longo processo na busca de um sistema perfeito e de fácil usabilidade, surge a versão 5 do sistema, dessa vez usando o Ubuntu Hardy Heron como base.

Ja mencionei anteriormente sobre a distro aqui no blog, inclusive enfatizando a usabilidade e feedback. Dessa vez fiquei bastante animado, pois os desenvolvedores aproveitaram a solidez do Ubuntu, adequando a nova versão às necessidades da Polícia Militar de Minas.

Não acompanhei de perto o desenvolvimento, porém consegui o DVD para efetuar alguns teste. Não existe ainda um link para baixar a imagem. Após a instalação, que é a mesma do Ubuntu, fiz alguns testes da nova versão e não notei  nenhuma mudança significativa.

Basicamente mudou-se papel de parede, Bootsplash, GDM, alguns ajustes no kernel pelo que percebi e foi criado um centro controle que possibilita algumas configurações básicas como Samba/LDAP e políticas de acesso a redes. Por padrão foram mantidos apenas softwares de escritório como OpenOffice, Evolution e editor de tarefas Planner, além de um emulador de terminal para acesso remoto ao sistema da Prodemge e programas de manipulação de imagem e áudio.

Em resumo, fiquei bastante animado com a nova versão, porém há muito o que ser feito ainda, principalmente quanto a identidade própria, se  essa é  a pretensão dos desenvolvedores. Seria interessante também que o projeto se firmasse no que diz respeito a base. A mudança para o Ubuntu é um aspecto bastante positivo, pois aproveita-se o melhor da distribuição quanto a reconhecimento de drives e usabilidade. Não procedi no entanto testes mais profundos no sistema, visto que basicamente, para essa versão, ocorreu apenas uma nova roupagem, mantendo-se o padrão da distribuição pai,  porém fica a certeza de que, mesmo sendo um fork de um projeto de sucesso como o Ubuntu, um grande salto foi dado.

Tela do Boot do Alferes 5
Boot do Alferes 5
Tela de login - mudança do GDM
Tela de login - mudança do GDM
Tela principal - interface simples e intuitiva
Tela principal - interface simples e intuitiva
Notas da versão
Notas da versão
Menu do sistema - destaque para o Centro de Controle
Menu do sistema - destaque para o Centro de Controle
Centro de Controle - configurações básicas do Samba/Rede
Centro de Controle - configurações básicas do Samba/Rede
OpenOffice Writer instalado, porém na versão 2.4
OpenOffice Writer instalado, porém na versão 2.4
Mozilla Firefox - na instalação padrão, vem com a versão 3.0.4
Mozilla Firefox - na instalação padrão, vem com a versão 3.0.4
Gerenciador de Projetos Planner
Gerenciador de Projetos Planner
Kernel do sistema
Versão do kernel do sistema
Opções de Logout - nenhuma mudança significativa
Opções de Logout - nenhuma mudança significativa na interface

49 thoughts on “Alferes Linux chega a versão 5

  1. NaArea 12 de janeiro de 2009 / 12:03

    Só uma informação adicional, o Alferes 5 ainda não saiu, está em fase de desenvolvimento, e até aonde eu sei, as mídias de DVD que foram passadas, foram com intuito dos usuários que a receberam darem um feedback sobre problemas.

    Curtir

  2. Wendell 12 de janeiro de 2009 / 16:48

    Como mencionei no texto, não existe link para download. Não consegui também qualquer informação adicional sobre o lançamento da nova versão. O texto é bastante claro, não falei em lançamento, apenas relatei que a “customização” chegou à versão 5, mais precisamente 5.0.002, o que acredito ser uma versão (quase) final, levando-se em conta a numeração. No entanto, ressalto que pelo menos em meus testes, a distribuição não apresentou nenhum tipo de problema. A única intervenção que fiz foi mudar o proxy para acesso à internet e repositórios no apt. Talvez seria interessante a manifestação dos desenvolvedores sobre como anda o desenvolvimento dessa nova versão bem como onde baixar e data de lançamento.

    Curtir

    • Guilherme 18 de junho de 2010 / 17:09

      Como vc mudou o proxy para o acesso a internet no alferes?

      Curtir

  3. Pineda 12 de janeiro de 2009 / 17:38

    a ai blx vi em um post anteriores que vc instalou em seu dell 1525 o ubuntu, queria saber se vc usou o cd comum da propria ubuntu ou baixou alguma distribuição propria para o note da dell , pois tenho o cd do ubuntu 8.10 aki e depois que vc escolhe a linguagem de instalação , qdo ele vai começar a carregar os dados para iniciar o bot fica tudo ilegivel assim não consigo prosguir com a instalação.

    Curtir

  4. Wendell 13 de janeiro de 2009 / 02:38

    Usei o live cd do Intrepid 8.10 que recebi da Canonical. Se o seu CD for uma gravação caseira, efetue o teste de mídia. Se for um original, proceda da mesma forma, talvez a mídia ou a imagem gravada esteja com problema.😉

    Curtir

  5. Antonio de Carvalho 30 de janeiro de 2009 / 13:16

    Alguem teria o link para download do Alferes 5?

    Curtir

  6. Wendell 30 de janeiro de 2009 / 15:41

    Antônio, ainda não existe um link para download. A versão, segundo alguns relatos, ainda está em desenvolvimento.

    Curtir

  7. Jose 20 de fevereiro de 2009 / 16:21

    Boa tarde amigo, é possivel instalar o Amsn no Alferes Linux 5? Onde posso encontrar um pacote pronto?

    Curtir

  8. Jose 16 de março de 2009 / 14:38

    Bom dia amigos, agradeço pelas respostas e atenção, mas tenho outra dúvida, preciso de rodar um banco de dados Access no Alfres Linux 5, com a aplicação WINE seria possível??

    Curtir

  9. Wendell 16 de março de 2009 / 14:44

    José, nesse caso seria interessante você utilizar o CrossOver da CodeWeavers, visto que o suporte ao Office é melhor. Nunca instalei uma versão do pacote no Wine, porém no CrossOver já o fiz e funciona bem, apesar de alguns engasgos.

    Você pode dar uma olhada no site do produto, porém é necessário comprá-lo.

    http://www.codeweavers.com/products/cxlinux/

    Curtir

  10. Márcio Henrique Araujo 27 de março de 2009 / 23:14

    Ola Pessoal estou aprendendo a mecher no alferes 5, porem estou tendo dificuldades na configuraçao de internet em DHCP, gostaria que alguem me ajudasse, ficaria agradecido, gostaria saber quais as configuraçoes que tenho que fazer para que a internet esteja fucionando bem no modo DHCP. agradeço a atençao e aguardo a resposta.

    Curtir

  11. JOSÉ MARIA 5 de outubro de 2009 / 18:49

    TO TENTANDO BLOQUEAR O LINUX 4 PARA QUE OS USUÁRIOS SÓ ACESSEM O SITE DO REDS, MAS NÃO TO CONSEGUINDO. JÁ RECEBI 4 LINHAS DE COMANDO PARA SEREM INSERIDAS NO /ETC/RC.LOCAL, MAS NÃO DEU CERTO. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

    Curtir

  12. JOSÉ MARIA 5 de outubro de 2009 / 18:50

    OS USUÁRIOS DO LINUX 4 SÓ PODEM ACESSAR SITES GOVERNAMENTAIS (mg.gov.br) ALGUÉM SABE COMO FAÇO ISSO?

    Curtir

  13. Wendell 5 de outubro de 2009 / 19:04

    José Maria, enviarei seus questionamentos para a equipe de desenvolvimento, junto com seu email, para que possam lhe ajudar em sua dúvida.

    Curtir

  14. leandro leal 26 de março de 2010 / 19:04

    JOSÉ MARIA, caso não tenha resolvido sus questão, favor me enviar um email.

    Grato

    Curtir

    • rafael pacheco 28 de novembro de 2010 / 02:41

      Ola amigo estou com o mesmo problema do jose maria no alferes 5, tento conectar na internet mas nao consigo quando mando dar um ping na rede ela pinga normal tem como vc me ajudar muito obrigado

      Curtir

  15. leandro leal 26 de março de 2010 / 19:07

    JOSÉ MARIA, caso não tenha resolvido sus questão, favor me enviar um email.

    Grato OK

    Curtir

  16. prepmare 14 de maio de 2010 / 18:29

    Boa Tarde a todos, estive olhando o Alferes 5, tentei instalar o amsn e nenhum pacote instalou, na minha região o pessoal comunica pelo MSN, pois evita gasto desnecessario com telefone, mas com o Linux a tarefa de instalar o Amsn não esta facil, todos estão acostumados com o Windows, quando tento instalar fica tentar baixar os pacotes e da erro, sera que é alguma configuração do proxy? No alferes consigo acessar os outros computadores com Windows, porem do Windows não acesso a partição do Alferes para copiar os documentos na rede, se alguem puder dar uma dica ficamos gratos, lembramos que somos leigos em Linux.

    Curtir

  17. Marcos 14 de maio de 2010 / 18:41

    O gerenciador de pacotes não funciona não consegui instalar nada…

    Curtir

    • Wendell 14 de maio de 2010 / 21:39

      Prezado companheiro, pelo que sei, os repositórios do Alferes são controlados, portanto, o pacote não está disponível. Seria interessante editar o apt com os repositórios do Ubuntu por exemplo, aí sim você pode instalar o aMSN. Quanto o programa não instalar e se seu acesso for através de proxy interno, não será possível devido às regras de utilização da rede PM. Para facilitar, visite o site do projeto (aMSN) e baixe o pacote .deb do Ubuntu e tente a instalação manual, certamente poderá dar certo, porém ressalto que se o acesso for através do proxy institucional, você não obterá sucesso.

      Curtir

  18. prepmare 23 de maio de 2010 / 11:48

    Bom dia, não adianta mesmo, tentei baixar muitos pacotes prontos do amsn e não instala, pois requer atualização dos pacotes, que não são baixados devido o proxy da pmmg, nem mesmo o flash player não funciona, sera que tem como mudar o proxy momentaneamente, somente para instalar os programas e logo em seguida retornar ao proxy da pmmg?

    Curtir

  19. Guilherme 18 de junho de 2010 / 17:01

    Estou com a versão Alferes 5.12 mas não sei onde posso alterar o proxy, pois não consigo acessar a internet. Alguém poderia me dizer em qual arquivo eu consigo alterar o proxy, pois não estou em uma rede PMMG.

    Curtir

  20. Celso 21 de junho de 2010 / 12:58

    Gostaria de saber onde acho o driver de instalação da impressora lexmark E 450 dn

    Curtir

    • jose 25 de junho de 2011 / 18:20

      FAÇA O SEGUINTE INSTALE A XEROX PHASER 3400, VAI FUNCIONAR LEGAL NO REDS.

      Curtir

  21. Ronaldo 23 de agosto de 2010 / 13:54

    bom bia estou usando o alferes 5.12 em uma rede que não e da PM e não estou conseguindo tirar o proxy. alguem poderia me dizer outro caminho para fazer a mudança.

    Curtir

    • Wendell 24 de agosto de 2010 / 23:05

      Prezado, essa receita de bolo foi passada pelos desenvolvedores. Boa sorte!

      Para trocar de endereço proxy proceda da seguinte maneira no terminal:

      sed ‘s/proxy.policiamilitar.mg.gov.br/IP_DO_SERVIDOR_PROXY_SEM_PROXY.PAC/’ /etc/firefox-3.0/profile/prefs.js > /tmp/prefs.js; mv /tmp/prefs.js /etc/firefox-3.0/profile

      Ex: sed ‘s/proxy.policiamilitar.mg.gov.br/172.26.34.3/’ /etc/firefox-3.0/profile/prefs.js > /tmp/prefs.js; mv /tmp/prefs /etc/firefox-3.0/profile

      sed ‘s/proxy.policiamilitar.mg.gov.br/SEU_PROXY/’ /etc/apt/apt.conf.d/01proxy > /tmp/proxy; mv /tmp/proxy /etc/apt/apt.conf.d/01proxy

      Este comando abaixo deve ser executado como usuário:

      gedit ~/.profile e altere a ultima linha: “export http_proxy= ……..” para o seu proxy

      Se deseja retirar configuração de proxy para uma conexão direta, é o seguinte:

      sed ‘s/user_pref(\”network.proxy.type\”, 2);/user_pref(\”network.proxy.type\”, 0);/’ /etc/firefox-3.0/profile/prefs.js > /tmp/prefs.js; mv /tmp/prefs /etc/firefox-3.0/profile

      sed ‘s/export http_proxy=\”http:\/\/proxy.policiamilitar.mg.gov.br:8080\”//’ ~/.profile > /tmp/newprofile; mv /tmp/newprofile ~/.profile

      rm -rf /etc/apt/apt.conf.d/01proxy

      Este comando abaixo deve ser executado como usuário:

      gedit ~/.profile e remova a ultima linha: “export http_proxy= ……..”

      Curtir

  22. Iuzelir Alves da Silva 27 de agosto de 2010 / 13:27

    Olá. Estou tentando instalar uma impressora Xerox phaser 3435 no Alferes Linux para imprimir Bo feitos no reds. Mas não estou conseguindo. Alguém sabe como instalaar?
    Desde já agradeço

    Curtir

  23. Santos 1 de outubro de 2010 / 14:40

    Estou com o mesmo problema do amigo, não estou conseguindo instalar a Xerox Phaser 3435. Se alguém puder ajudar, agradeço.

    Curtir

  24. Klédson 3 de outubro de 2010 / 20:59

    Baixe o driver ppd da Phaser 3450. Funcionou comigo.

    Curtir

  25. rrh 19 de novembro de 2010 / 19:36

    Aqui quando a internet para ou ao retirar o cabo de rede o sistema fica super lento. Alguém aqui detectou esse problema?

    Curtir

    • Wendell 19 de novembro de 2010 / 20:47

      Se você estiver usando o Alferes numa rede da PM, pode sim ter essa lentidão. Presenciei isso em algumas máquinas, o jeito foi formatar novamente porque estava impossível de executar qualquer que seja a atividade. Um fato porém que gostaria de ressaltar é que nem todas as máquinas estavam desconectadas da rede. Creio que isso deve ser reportado para a equipe de desenvolvimento para uma melhor análise.

      Curtir

  26. rafael pacheco 28 de novembro de 2010 / 02:48

    Ola estou com problema para conectar o alferes na internet com o modem dlink roteado, quando eu mando dar o ping no ip do modem 192.168.2.2 ele pinga normal porem nao consigo acessar a internet como ele, e o pior e que aki na minha cidade o REDS ira comecar a funcionar na segunda dia 29 e os pcs com alferes nao estao conectando na net

    Curtir

    • rrh 29 de novembro de 2010 / 22:43

      O problema de acesso a internet é só em máquinas com o alferes? Qual a sua internet? Como está as configurações de rede do pc? Poste maiores informações que fica mais fácil de tentarmos a te ajudar.

      Curtir

    • Wendell 29 de novembro de 2010 / 23:39

      Rafael, passe mais informações sobre sua conexão, assim fica mais fácil ajudar.

      Curtir

  27. Gac 14 de janeiro de 2011 / 19:43

    Nas redes da PM realmente eh detectada uma lentidão insuportável em computadores que utilizão o alferes, porém em redes de fora funciona perfeitamente. Só lembrando que já está disponível para download a Versão 6.0 do Alferes Linux caso alguém se interesse!

    Curtir

    • Wendell 17 de janeiro de 2011 / 22:31

      Prezado, tal problema de lentidão pode ser devido a infra da rede de cada unidade. Ressalto porém que isso é apenas uma possibilidade. Quanto a versão 6.0, gostaria muito de baixar pra testar.

      Curtir

  28. rrh 28 de janeiro de 2011 / 18:45

    O problema de lentidão é algum bug do Alferes 5. Já testei o Alferes 6 e não ocorre o problema.

    Curtir

  29. jose 25 de junho de 2011 / 18:26

    FAÇA O SEGUINTE INSTALE A XEROX PHASER 3400, VAI FUNCIONAR LEGAL NO REDS, aqui deu certo

    Curtir

    • Sd Freitas 27 de junho de 2011 / 20:04

      Este é método bem besta para quem só trabalha em “ambiente gráfico”, mais depois que vc acha o ppd no maldito CD a coisa fica muito fácil, o problema é que em algumas distros isso não ocorre. incluisive se alguem prescisar dele é só me solicitar pelo 1295484@pmmg.mg.gov.br que terei o prazer em enviá-lo .

      Passo a passo:

      coloque o CD no drive.

      No menu proncipal do alferes clique na guia locais/pesquisar arquivos.

      aponte a busca para o cdrom e digite : ppd

      vc vai encontrar um arquivo con o nome :ph3435.ppd

      copie e salve na pasta que vc quiser.

      quando for instalar a impressora e chegar na parte que se escolhe os drivers clique na guia: Add ppd file ou coisa parecida aponte para a pasta em que vc salvou o arquivo ppd e seja feliz.

      Curtir

  30. Jose Ita 30 de junho de 2011 / 04:03

    Dica para entrar rapidamente na internet com o Firefox, adicione o complemento FoxyProxy, fica super rapido iniciar o navegador.

    Curtir

  31. eduardo 27 de outubro de 2011 / 17:19

    acessar alferes linux 5 fora da rede PM:

    1º – logar com usuario com permissões de SU;
    2º – nano /etc/skel/.mozilla/firefox/guac9tlc.default/prefs.js;
    3º – localize a linha -> user_pref(“network.proxy.type”, 2); e depois substitua o numero “2” pelo numero “0”;
    4º – feche e salve a edição;
    5º – nano /etc/apt/apt.conf.d/01proxy
    6º Na Linha ->Acquire::http::Proxy “http://proxy.policiamilitar.mg.gov.br:8080”; vc deverá trocar o proxy que está entre aspas para o proximo de sua rede ou deixar somente as aspas -> Acquire::http::Proxy “”;
    7º – feche e salve a edição;
    8º reinicie o pc e o sistema estará configurado….

    Att…

    Curtir

  32. Carlos 27 de outubro de 2011 / 19:41

    Alguém sabe como desbloquear o “about:config” do firefox no Alferes 6?

    Curtir

  33. Emanuel 15 de março de 2013 / 07:11

    Estou tentando instalar o 6, porém no live usb pede usuário e senha. Alguém sabe quais esses dados padrão?

    Curtir

  34. rrh 26 de junho de 2013 / 03:38

    Alguém sabe como atualizar o firefox no Alferes 6?

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s