Sincronizando o iCal e Google Agenda

Imagem original: http://3.bp.blogspot.com/-5OGk9czYois/T8OZdUuUPUI/AAAAAAAABdA/45JRKMxjmAQ/s1600/foto-agenda-11.jpg

Para minimizar nossa perda de memória devido a agitação do dia a dia, nada como a velha e boa agenda. Todos os anos compro uma, mas nem sempre ela é utilizada como deveria. Nada como anotar os compromissos e lembretes no lugar certo. Não é por acaso que papel ainda é o melhor recurso para guardar nossas tarefas, sem ter a preocupação de uma pane em nossa memória.

Faz tempo que tento usar uma agenda em sua plenitude, mas o velho hábito de anotar tudo em rascunhos, sempre me deixou na mão quando mais precisei. Faço isso com muita regularidade, com isso, vou acumulando aquele monte de papel inútil, que no final acaba no lixo, me deixando maluco.

Desde que o iCloud se integrou ao iOS e Mac OS, permitindo sincronização em todos os gadgets da Apple, minhas anotações e compromissos estão sendo enviadas para a nuvem, assim, tenho tudo no iMac, MacBook, iPad e iPod Touch. Dessa família, só falta o iPhone, o qual foi substituído por um Android da LG, o Optimus Black.

Essa integração entre os iGadgets proporciona muita comodidade. Assim, mantenho meus compromissos e prazos sem o famoso esquecimento. Sim, minha profissão requer que minha agenda esteja sempre atualizada afim de prazos e compromissos não fiquem prejudicados. Com isso, ganhei um grande aliado e encostei a velha agenda de papel. O dueto iCloud + iCal tem feito a diferença!

Apesar dessa integração, ainda faltava algo. Como nem sempre estou com o iPad a tira colo, sempre fica aquele espaço vazio quando se trata de anotar os dados e os papeizinhos realmente foram abolidos. Um aspecto negativo é que nem todo dia a gente sai por aí com um iPad na mão para todas as atividades. O substituo natural seria então o iPhone, porém como não o tenho, até poderia usar o iPod Touch para substituí-lo, mas na moral, não sou o Woz que carrega dezenas de gadgets na mochila. Daí, o substituto  teria que ser meu Android.

Pesquisa daqui, uma googlada dali e pimba! Achei uma solução que minimizou o problema, permitindo a sincronia entre as duas agendas (iCal e Google Agenda). Para isso, basta uma conta no iCloud e uma no Google e seus problemas estrão resolvidos.

Como o Android é cria do Google, nada mais cômodo em usar o Google Agenda. Bom, mas como fazer isso? No início desanimei, nada que possibilitasse essa integração, mas numa busca mais refinada, eis que a solução é bastante simples e usual. Vamos então colocar a mão na massa.

Primeiramente é necessário integrar o iCal, seja do iPad, iPhone ou iPod e também o do Mac com os serviços do Google. Para isso, no iOS, basta configurar conforme as imagens abaixo e pronto, você terá acesso ao seu calendário online. Essa configuração é igual para qualquer dispositivo.

Abra as configurações do iOS e vá até a opção “Mail, Contatos e Calendários” para configurar o acesso a conta do Google.

Após abrir as configurações, é necessário adicionar uma nova conta, conforme a imagem abaixo.

Selecione a opção “Adicionar Conta…”

Neste momento, é necessário usar um dos serviços disponíveis. Para essa finalidade, vamos usar a opção “Microsoft Exchange”, conforme pode ser visto na próxima figura.

Escolha a opção “Microsoft Exchange” e passe para a próxima fase da configuração.

Será aberta as opções de configuração. Note que num primeiro momento, não será liberada a opção “Servidor”, conforme a imagem. Basta preencher os dados com seu usuário e senha e clicar em “seguinte”, após, surgirá a opção servidor como na imagem.

Quando surgir a opção “Servidor”, coloque o endereço: m.google.com e vá para a próxima tela.

Para finalizar a configuração de acesso da conta em seu iGadget, basta selecionar as opções que você necessitar conforme a imagem abaixo.

Nesta etapa da configuração, você pode escolher quais os serviços você pretende sincronizar.

Terminada a configuração no seu iPod, iPad ou iPhone, agora vamos configurar o Mac OS. O procedimento é bem parecido, mas você usa diretamente as configurações do iCal. Para isso, com o aplicativo aberto, vá no menu Calendário/Preferências/Contas. Em seguida faça:

1 – clique no botão “+” para adicionar uma nova conta;

2 – selecione o tipo de conta para CalDAV;

3 – insira o seu usuário e senha (usuário@gmail.com) e coloque a sua senha;

4 – após inserir a senha, é necessário colocar o link que fará a ligação com o Google Agenda (https://www.google.com/calendar/dav/seu_email@google.com/user) não mude a palavra user no final do link!

No menu preferências do iCal do Mac OS, insira os dados da conta do Google seguindo os passos acima.

Finalizada a configuração dos iGadgets, agora é hora de deixar seu celular pronto pra acessar sua conta no Google. A grande vantagem do Android é justamente a possibilidade de usar sua conta para gerenciar contatos, agendas e o próprio Play que requer acesso ao Google. Com isso, a configuração é mais simples, bastando usar as opções de sincronização do sistema e da conta, a qual irá trabalhar com o app de calendário. No caso do Optimus Black, a sincronização foi tranquila. Não posso afirmar que será a mesma para os demais aparelhos com Android.

Como é necessário ativar o Android com uma conta de email, vou partir do princípio que você cadastrou uma senha do Google. Agora basta proceder as configurações conforme as imagens abaixo.

Entre no app de configuração do Android e entre em “Contas e sincronização”.

Ao entrar nas opções de configuração, você já terá uma conta previamente configurada. Para selecionar as opções de sincronização, selecione a conta correspondente.

Note que a conta selecionada está apta a sincronizar as informações. Se as opções “Dados em segundo plano” e “Sincronização automática” estiverm desmarcadas, não será possível efetuar a sincronização.

Ao selecionar a conta a ser sincronizada, será oferecida as opções dos dados a serem sincronizados conforme a imagem abaixo. Selecione as opções preferenciais e saia da página de configuração.

Selecione a opção que lhe for mais útil e saia das configurações. Pronto, você já pode usar a agenda do Google e sincronizá-la com o iCal.

Na imagem abaixo, um exemplo da agenda do Android no LG Optimus Black.

Google Agenda sincronizado com o app agenda do Android.

Nas imagens abaixo, podemos observar a sincronização do mesmo evento entro o iOS, Mac OS e Android. O grande barato é que este mesmo evento pode ser manipulado em qualquer gadget ou até mesmo online, afinal, a sincronia entre as agendas bilateral.

Além dos sistemas testados, é possível fazer a sincronia usando o falecido Mozilla Sunbird. Neste link, você pode configurar o acesso a sua agenda na nuvem tanto no Linux quanto no Windows.

Finalizando, para o perfeito funcionamento, é necessário acessar as configurações descritas acima e ter conta no iCloud e Google. Na primeira configuração realizada, em ambos os sistemas funcionou pefeitamente.

E aí, o que você achou? Deixe seus comentários e dicas de outras maneiras de realizar a sincronia entre as duas agendas.

[]’s

Para saber mais: Get Started with CalDAV, Calaboration e Ajuda do Mobile do Google

11 comentários em “Sincronizando o iCal e Google Agenda

  1. Muito obrigada pela explicação detalhada. Vendo voce contando a sua luta com as agendas pensei que eu mesma estava escrevendo o texto… Só nao entendi quando voce diz: ” Após abrir as configurações, é necessário adicionar uma nova conta”, nao pode ser a que eu já tenho? é devo usar a conta do google ou do ICloud? Muito obrigada pela orientação. Vou tentar sincronizar minhas agendas. Abraço Lidia

    Curtir

    1. Olá Lídia. Obrigado pela visita e pelo comentário. Pois bem, quando menciono adicionar uma conta, pode ser a que você já tinha antes, não é necessário criar outra. Pode usar a que você tiver, lembrando que a sincronização é feita pelas duas plataformas. Qualquer outra dúvida, estou a disposição. Abs =)

      Curtir

  2. Olá amigo! Se você puder me ajudar… Eu configurei o meu Android (MotoG) e o Macbook do jeito que você explicou. Quando eu insiro um novo evento no Android, automaticamente atualiza no Ical, mas quando eu insiro no Ical, não aparece no Android. Será que é incompatibilidade?

    Curtir

    1. Rodolfo, para sincronizar o iCal quando inserido um evento, é necessário selecionar a agenda. No seu caso, marque a opção da agenda do Google. Vai funcionar normalmente. Qualquer dúvida, reporte novamente =)

      Curtir

  3. É possível no seu esquema sincronizar um calendário publico com um amigo que tenha Android e outro IOs, ou seja, os dois poderem editar e os eventos sincronizarem automaticamente?

    Curtir

  4. Rubens, existe sim essa possibilidade, inclusive faço isso em meu trabalho. Possuímos um calendário no Gmail o qual é compartilhado com vários outros colegas. Basta proceder as configurações conforme descrito e compartilharem entre si no momento de criar uma conta no outro smarthphone.

    Curtir

Deixe um comentário