El Capitan: a volta por cima da Apple?

El Capitan

Saudações meus leitores. No exato momento em que digito esse texto, estou baixando a versão Beta 5 do El Capitan pela App Store.

Escrever sobre um sistema beta é como dar um tiro no pé. Travamentos, erros, problemas de incompatibilidade de hardware e software, enfim, um monte de coisas erradas pode redundar numa enorme dor de cabeça. Por isso o velho conselho: faça por conta e risco!

Pois bem, como usuário Linux, uma coisa aprendi a duras boas penas: Testar é o que há. Sim, testando e enviando aos desenvolvedores seu feedback, além de ajudar a melhorar a qualidade do software, você vai se ambientando com as novidades e testando o que há de melhor e pior também.

No caso do OS X, creio que a Apple fez bem em permitir os pobres mortais não desenvolvedores testar seus betas. Esse tipo de usuário é o que, pelo menos em tese, usa a coisa como “usuário”, sem se preocupar com questões de desenvolvimento e de quebra também ajuda no produto final.

Venho desde o Yosemite acompanhando as versões de testes. Nunca havia instalado. Acompanhava nos sites especializados as informações e avaliava as novidades. Voltando um pouco no tempo, lá no Snow Leopard, sistema que iniciei minha aventura no mundo Apple, percebi que de lá pra cá as coisas mudaram muito. Mudaram pra pior, deixo isso bem claro. O Lion chegou com uma nova proposta, novidades bacanas. Depois o Mountain Lion, Mavericks e por fim o Yosemite. Todos eles com muitas coisas interessantes, muitos recursos, porém, faltava o mais importante.: estabilidade. Vi muito cho-ro-rô nos fóruns da vida.

Muitos dirão que isso é papo, que cada um teve qualidade e que isso é coisa de computação. Sim, concordo, porém a Apple criou tanta coisa, enfiou tanta bobagem no sistema que o principal foi esquecido, a simplicidade e estabilidade de outros tempos no Mac OS.

Resisti muito em baixar e instalar o El Capitan para testes. Porém, aproveitando um final de semana prolongado, achei que era hora de ver se meu velho iMac de 2009 estaria apto a rodar o sistema novo. Baixei a imagem, gravei o pendrive e taca-le pau. Instalei!

Como disse no início do texto, falar de uma versão beta é como dar um tiro no próprio pé. Não da pra saber se o produto final vai ficar bacana. Teste é teste e quando a coisa é pra valer, o que importa é estar cem por cento. De uma coisa eu tenho certeza, o El Capitan vem tendo uma performance bacana no meu iMac Core 2 Duo. Isso me fez recordar os bons tempos do Snow Leopard. Não duvidem, não estou exagerando. Não falo isso da boca pra fora ou para agradar Tim Cook. O sistema está realmente muito fluido, rápido, bonito e acreditem, muito estável, mesmo sendo um beta.

Para meus testes, não instalei nenhum programa de terceiros tipo Office, Firefox e outros que uso com frequência. Estou usando os Apps do iWork, o Safari, coisa rara de acontecer e o Mail como de costume. Até editei um filme no iMovie pra ver seu aguentava o tranco. Passou pelo meu crivo.

Resumindo essa bagaça, acho que agora estão acertando na mão e vão lançar algo decente, sem desmerecer as ouras versões é claro. Creio que o lance não é entupir o sistema com zilhões de bobagens, mas sim voltar aos tempos em que os usuários da maçã tinham orgulho de dizer que usavam o melhor sistema operacional do mundo.

Que assim seja, afinal, essa é a proposta do El Capitan. Meus testes continuam no meu velho iMac CD2 e na medida do possível irei relatar nos comentários as novidades,  performance e características legais da nova versão. Por fim e mais importante, deixo claro que estamos falando de um Core 2 Duo! Não pensem que isso aqui se compara com um i7. Não mesmo!

Tá valendo a pena testar? Muito. Recomendo quem puder fazer, porém deixo claro que é um risco usar sistemas beta em máquinas de produção. Faça por sua conta e risco. Agora se me permitem, peço sua licença, o sistema necessita reiniciar para instalar o beta 5 que acabou de ser baixado.

E os testes continuam, bem como o desejo de um sistema melhor, mais robusto e menos problemático como os anteriores, afinal, essa deve ser a última versão que meu iMac irá receber.

Hastala vista e até a próxima. =)

2 thoughts on “El Capitan: a volta por cima da Apple?

  1. Rafael Mariano 9 de setembro de 2015 / 14:42

    Wendel…tenho que concordar com você: desta vez a Apple se superou.

    Já fui usuário Windows, Linux e desde 2010 tenho um Macbook White (4MB RAM e 250GB HD). Com o lançamento das novas versões do Mac OS a máquina foi ficando cada vez mais devagar e impossível de ser utilizada. O que eu fiz: voltei para o Snow Leopard – o primeiro sistema do meu Mac. Conseguia utilizar tudo – visto que utilizo o computador apenas para navegação, estudo e Word – porém nos últimos meses alguns aplicativos que queria instalar já não eram mais compatíveis com a versão do sistema, o que fez com que eu já começasse a planejar a compra de um novo computador (desta vez um Dell) pois o preço dos Apple’s está impraticável no Brasil.

    Pois bem, após ler seu post resolvi dar uma última chance ao meu Macbook e para minha surpresa o El Capitan está rodando LISO. Talvez agora eu aumente um pouco mais minha memória RAM e troque o HD por um SSD, mas com certeza terei meu “companheiro” por mais um bom tempo!

    Curtir

    • Wendell 9 de setembro de 2015 / 19:06

      Olá Rafael, obrigado pelo seu feedback. Estava lendo aqui e pesando a respeito da sobrevida que meu iMac vai ganhar com o Capitan. Essa deve ser sem dúvida nenhuma a última atualização que ele vai receber e sendo assim, até quando essa versão for atualizada, meu velho guerreiro vai funfar legal. Quanto as memórias e o SSD, isso faz sim uma enorme diferença!

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s