Good bye! Apple

good bye

Saudações povo bacana! Pra começar, desejo a todos um 2015 repleto de realizações e muita tecnologia, especialmente para quem curte software livre, Linux e afins.

Bom, vamos direto ao assunto e sem muitas delongas. Faz tempo que quero escrever sobre isso, mas sempre deixava pra segundo plano, afinal, dar ibope para coisa ruim é melhor ficar calado. Porém, chega um momento que certas ações nos levam a uma profunda reflexão e é o momento de dar um basta. Nesse caso em especial, hoje me despeço da Apple. Pelo menos em partes!

Em 2009 entrei para o grupo de usuários do OS X. Um sonho antigo, porém realizado num momento em que os preços dos produtos da maçã no Brasil ainda eram justos. Com a aquisição do meu velho guerreiro iMac pude conhecer uma parte boa do universo UNIX. Durante este período de aprendizado e conhecimento, tive a oportunidade de trabalhar com o melhor de dois mundos Mac OS e Linux, sendo o segundo minha grande paixão.

Após o iMac veio um MacBook White, o iPad 1, 2 e o Mini Retina, além de dois iPhones (3GS e 4), os quais deixei de lado por motivos bem pessoais (iOS para este que vos escreve é bom somente no iPad). Desses, hoje o iMac e iPad Mini são os que sobraram dessa grande aventura.

Tudo bem que os produtos da Apple são muito bons, mas após o Snow Leopard ela vem se perdendo em tantas firúlas inseridas no OS X, que o sistema não é mais o mesmo. Isso falarei num próximo post, talvez.

Na verdade minha despedida da maçã é simplesmente pela falta de respeito com o consumidor brasileiro. Tá certo que os produtos são bons, mas sejamos coerentes, não vejo motivo real e justo para investir num notebook de entrada valendo mais de 5 mil Dilmas e tão pouco num celular de 2.500 reais, apesar deste não ser meu foco. Gosto mesmo é de Android!

Absurdo, imoral e incoerente. Respeito quem pode pagar essa quantia exorbitante, mas não consigo viver de ostentação. Creio que com essa grana, pode-se adquirir coisas mais importantes.

no-apple

Analisando esse aumento, coisa injustificada por sinal, acho que o mais coerente é boicotar esses produtos. É o que farei doravante. Temos boas opções no mercado e que suprem muitíssimo MacBooks e iMacs.

Por fim, isso de alguma forma me foi bastante útil. A grana guardada para o MacBook Air será investida em algo mais importante. Por enquanto me despeço da Apple com uma única certeza: mais ricos com meu suado dinheiro eles não ficarão. Não mesmo!

2 thoughts on “Good bye! Apple

  1. tchagolago 20 de março de 2015 / 11:49

    Sou usuário da família apple (Macbook, ipad, iphone) mas tenho sentido a mesma coisa que você. Trabalho com ilustração, animação, edição e pós-produção de vídeos e tenho começado a sentir necessidade de um upgrade, tanto que achei o seu blog quando procurava sugestões de melhorias no meu branquelo macbook white unibody.
    Vejo uma melhora considerável no Android, ou em algumas marcas que carregam o sistema e principalmente em pcs, queria muito dar continuidade ao uso do mac, mas como você mesmo disse, os preços são impossível apenas para ostentar uma maçã acesa na tampa.
    Tudo bem que são computadores extremamente duráveis, vide o meu core 2 duo indo pra 5 anos e com algum bom folego de vida ainda, mas se um pc com uma configuração atual durar pelo menos 2~3 anos comigo, com certeza já teria sido o suficiente para não só pagá-lo como também gerar renda. Afinal, com o dinheiro de um iPhone hoje em dia consigo pagar praticamente metade de um carro usado em excelente estado na minha cidade e isso é mais importante aqui já que chove muito, do que um celular que se entrar água, pára de funcionar.
    Gostei do seu blog, e tomara que novos posts venham em breve!

    Curtir

    • Wendell 25 de março de 2015 / 18:40

      Obrigado por compartilhar conosco sua experiência. Realmente os preços praticados pela Apple em nosso país são absurdos e imorais. Mas acredite, ainda conseguimos boas opções de compra. Recentemente no dia do consumidor alguns MacBooks foram vendidos a preços bem mais em conta. Eu mesmo vi promoções de MacBook Pro por 4.000 Dilmas. Claro que isso é ainda absurdo, ainda mais se tratando de um computador, porém, conforme relatos de amigos que trabalham com Macs e minha experiência, o diferencial está justamente na qualidade e poder do produto. É uma pena as coisas estarem nesse patamar, perdemos nós consumidores e em especial a Apple, uma boa oportunidade de se consolidar no mercado brasileiro e angariar mais usuários. Torço pela redução desses preços em breve, se é que isso acontecerá algum dia.

      Curtir

Deixe uma resposta

