Redes sociais: sabendo usar, você não vai se queimar

https://i1.wp.com/pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2010/02/redes_sociais.jpg

As redes sociais já fazem parte de nossa vida um bom tempo. Desde a chegada do Orkut por aqui, o qual colocou o Brasil no topo dos países que mais agregaram usuários, todas as pessoas fazem questão de criar seu perfil em redes sociais.

A moda hoje é ter uma conta no Facebook, rede criada por um estudante e que caiu na graça dos brasileiros, desbancando o Orkut. Mas pra você, o que é mesmo ter uma conta em uma rede social?

Muitas pessoas desconhecem, mas inúmeras empresas usam essas redes, seja o Facebook, LinkedIn, Twitter e outras tantas, como parâmetro para avaliar candidatos para alguma vaga de emprego. Eles utilizam esse recurso para complementar as informações de currículos. Os chamados recrutadores, pessoas que buscam informações complementares, vasculham as informações dando ênfase nas preferências pessoais do pretenso candidato, avaliando todo o seu histórico, desde frases, textos, páginas curtidas e até mesmo por onde você andou curtindo suas férias. Sim, através daquele chek-in feito em sua última viagem, eles podem traçar um perfil completo a seu respeito.

Outro dia, um fato interessante me chamou atenção. Uma pessoa postou mais ou menos isso no Facebook – “Saí pra procurar emprego e infelizmente … achei”. Com base nessa postagem, talvez seja um bom momento de cada usuário, especialmente aquele que ainda está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, evitar se expor, afinal, estamos vivendo numa sociedade conectada e isso pode acarretar um enorme prejuízo.

A questão aqui não é o que está certo ou errado quando publicamos em nossos perfis. Tudo que postamos, sejam opiniões, fotos, curtidas e eventos nos quais nos identificamos, acabam mostrando todo o conjunto do que somos. Seja na vida real ou virtual. Por isso, é muito importante usar o filtro do bom senso antes de mostrar para as pessoas o que pensamos e como agimos. Jamais esqueça, esse é um caminho sem volta, especialmente quando deixamos de filtrar o que andamos escrevendo . Esse é o risco que assumimos quando começamos a criar a nossa identidade virtual. Pense nisso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s