Computação Forense

Para quem nunca ouviu nada sobre o tema, a computação forense é uma nova técnica que utiliza métodos científicos para a coleta de dados digitais. Basicamente é uma maneira de escovar os bits em busca de evidências de crimes virtuais para serem utilizados em juízo ou não. Existem inúmeras técnicas para coletar, validar, identificar, analisar, interpretar e documentar tudo que possa ser usado como prova científica em fraudes virtuais, ataques por vírus, ocultação de informações e resgate de dados. Sim, através da computação forense podemos resgatar até mesmo informações deletadas de um disco rígido. Em sua grande maioria, essas técnicas são utilizadas para buscar informações sobre pedofilia, spam, phishing, roubos virtuais, desvios de verba, acessos indevidos, dentre outros.

A perícia forense computacional foi criada com o objetivo de suprir as necessidades das instituições legais no que se refere à manipulação das novas formas de evidências eletrônicas. Ela é a ciência que estuda a aquisição, preservação, recuperação e análise de dados que estão em formato eletrônico e armazenados em algum tipo de mídia computacional.

Para quem estiver interessado no assunto, é necessário primeiramente conhecimento na área de engenharia de software, banco de dados,  redes de computadores, sistemas distribuídos, arquitetura e organização de computadores, programação e sistemas operacionais. Além disso, o interessado tem que aprimorar seus conhecimentos nas ferramentas específicas para realizar a busca dessas informações.

Um perito forense tem como principal objetivo chegar até o criminoso virtual (cracker) analisando as evidências e pistas deixadas pelo atacante. Além disso, é necessária a realização de quatro fases do exame sendo – preservação dos dados, extração, análise e formalização.

Para quem está na área de tecnologia e quer se aprofundar sobre o assunto, existem bons cursos e livros que tratam dessa nova tecnologia. Abaixo deixo alguns links úteis para os interessados.

Portal educação – Curso Online de Educação Forense (http://migre.me/ba6Ji)

Academia Clavis – Análise Forense Computacional (http://migre.me/ba6PB)

Livro Perícia Forense Computacional [Prentice Hall] (http://migre.me/ba6Sm)

Bons estudos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s