Você está preparado para a era pós-PC?

Imagem original: http://www.techguru.com.br/wp-content/uploads/2012/06/tablets.jpg

E os tablets andam fazendo sucesso. Pelo menos para as pessoas físicas, já nas empresas…

A Câmara de Comércio Americano (Amcham) realizou recentemente uma sondagem junto aos executivos de TI e apurou que 67% dos entrevistados não acreditam que os tablets substituirão os notebooks e smartphones. Por outro lado, 27% das companhias já fazem uso do dispositivo liberando o uso para seus funcionários e 23% das empresas sinalizaram em utilizar o gadget nos próximos dois anos.

Essa é uma realidade nos Estados Unidos, país que está na vanguarda da tecnologia. Mas e aqui no Brasil, estamos preparados para utilizar um tablet, seja como uso pessoal ou nas empresas? É prematuro afirmar que teremos uma grande adesão a essa tecnologia. O primeiro e mais grave problema está no preço. Pagamos caro por um aparelho desses. Os melhores tablets ficam na casa dos mil reais. Existem opções mais baratas, porém a qualidade e experiência de uso deixam a desejar.

Pra quem ainda tem dúvida se vale a pena ter um tablet, isso pode ser mensurado no que você faz em seu computador. Basta avaliar a sua utilização no dia a dia. Para quem usa o PC para acesso a internet, redes sociais, bate papo, e-mails e documentos, um tablet pode sim substituir satisfatoriamente uma estação de trabalhou. A Apple por exemplo oferece um ecossistema completo para quem necessita de ferramentas de produtividade. A Microsoft também já se posicionou quanto a liberação de seu Office para o iOS e Android. Não podemos esquecer que ela lançou o Surface com Windows 8, o que pode popularizar ainda mais os tablets. Naturalmente,  não podemos ignorar o uso do computador, o qual reinará absoluto por muito tempo, afinal, existem algumas tarefas que os tablets ainda não fazem, sendo necessário maior poder de processamento.

É muito cedo para afirmar que essa nova tecnologia irá definitivamente substituir os computadores, mas no que depender das empresas, em breve eles serão o grande destaque, especialmente pela mobilidade e facilidade de uso. E você, já está preparado para usar um tablet? Se sim, compartilhe conosco sua experiência.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s