Dicas básicas para evitar dores de cabeça com seu computador

Recentemente fui convidado pelo amigo Ítalo Coutinho para escrever sobre tecnologia em sua coluna, no Jornal de Negócios. Confesso que a tarefa num primeiro momento pareceu difícil, afinal, substituir o Professor Eduardo Melo não seria nada fácil. Apesar do receio, aceitei a proposta e botei a mão no teclado. Os textos, como poderão ver, são simples e tratam basicamente de tecnologia e dicas. Apesar do jornal possuir um site bacana, achei interessante trazer o material aqui para o blog, no intuito de contribuir com nossos frequentadores. Como disse, o material é simples mas acredito que pode ser útil. Semanalmente irei publicar um texto. O primeiro vai tratar de um assunto bastante o oportuno e espero que ajude aos usuários mais leigos. Vamos tratar de segurança, anti-vírus e pirataria. Espero que gostem. Forte abraço!

Dicas básicas para evitar dores de cabeça com seu computador

Sabe qual o melhor antivírus para computador? Você! Isso mesmo. Pode parecer estranho, mas se você adota medidas básicas de segurança quando tem um computador, isto reduz em mais de 50% de chances de sofrer algum problema com vírus, trojans e afins. Mas como fazer isso? Abaixo seguem dicas simples e básicas que irão proporcionar uma boa dose de segurança.

1) Ao adquirir seu computador, exija software original. Não abra mão disso! Um dos maiores problemas de infecção por pragas virtuais reside justamente nos softwares piratas. Além de ser crime previsto na Lei nº 9.609/98 de 20 de fevereiro de 1998, onde os programas de computador foram incluídos no âmbito dos direitos autorais, sendo proibidas a reprodução, a cópia, o aluguel e a utilização de cópias feitas sem autorização do titular do software, você ainda fica sem as atualizações de segurança liberadas pelo fabricante, assim, seu sistema estará vulnerável e totalmente desprotegido.

2) Não clique em tudo que ver por aí. Prudência é a palavra chave antes de matar seu desejo de acessar aquela suposta imagem ou mesmo uma notícia que chamou sua atenção. É através de sua curiosidade que a grande maioria dos crimes virtuais acontece. Evite abrir arquivos de e-mails desconhecidos. Nunca responda questionários de bancos e entidades do governo. Eles jamais entram em contato usando esse recurso. Como no volante, onde “na dúvida não ultrapasse”, na frente do computador “tendo dúvida, nunca clique.”

3) Site possuem códigos, códigos possuem programação. Se você é daqueles que adora visitar um site para baixa um programa, buscar uma chave válida para liberar um software pirata ou curte dar uma passadinha em sites adultos, tome cuidado. Ali reside um grande problema. Como todo site aceita códigos maliciosos, existe uma grande probabilidade de seu sistema ser infectado, ainda mais se estiver desatualizado.

4) Pra finalizar, talvez essa seja a dica mais importante. Use um bom antivírus, porém não se esqueça, tem que ser original! Se você não quer comprar, tudo bem. Existem ótimas opções free em sites como o Baixaqui, Super-Downloads e até mesmo no site de fabricantes como o Avira, Avast, dentre outros. Basta baixar configurar e usar sem moderação. Não se esqueça também de configurar o firewall do seus sistema. Ele contribui bastante para proteger seus dados.

Dizem que santo de casa sozinho não faz milagre. Portanto, seguindo essas dicas básicas, tendo um bom antivírus e um firewall devidamente configurado e não sendo tão curioso(a), certamente você terá boas chances de evitar problemas com crimes digitais.

Semana que vem tem mais. Gostou? Participe deixando seu comentário.

Até a próxima!  []`s

One thought on “Dicas básicas para evitar dores de cabeça com seu computador

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s