Feliz 2011

Em meu primeiro post de 2011, farei um breve resumo do que foi 2010 em minha vida e consequentemente o que espero do novo ano.

Gosto muito de avaliar meu desempenho, minhas escolhas, minhas atitudes. Certamente 2010 foi um grande ano. Profissionalmente falando, comecei o primeiro semestre estudando. Não foi fácil, tive que dedicar a minha profissão com todas as minhas energias para que ao final eu conseguisse meu objetivo e estar pronto para novos desafios.

Também venci mais uma vez os malditos cálculos renais. No próximo dia 12 de janeiro completarei um ano de uma intervenção cirúrgica que removeu as malditas pedras que insistiam em me causar fortes dores e que poderiam acarretar problemas maiores.

Apesar de ter sido um ano intenso, não me dediquei ao blog conforme eu gostaria e muito menos aos meus estudos referentes a tecnologia. Apesar de ler muito e ficar antenado nas novidades, muito pouco conteúdo foi produzido por aqui. Não foi por falta de vontade, mas sim por falta de tempo mesmo.

No último ano tive também outras experiências bastante positivas. A primeira, e que rendeu alguns posts foi sobre o Positivo Alfa. Certamente o livrinho digital da positivo me agradou muito. Aprendi inclusive a criar meus próprios ebooks e gerenciá-los no gadget. Arrisquei até trocar o firmware da maquininha para experimentar as funcionalidades ocultas, mas resolvi voltar para o sistema original. Outra coisa que também me deixou bastante satisfeito foi em adquirir o livro Shell Script do Aurélio. Há muito estava querendo comprá-lo. Apesar de todo meu esforço, não tive como passar do quinto capítulo devido aos afazeres. Mas prometo, em breve irei degustá-lo na íntegra e espero ficar bom nos scripts.

Finalizando as experiências de 2010, me rendi ao iPad. Interessante que foi por acaso. Meu Alfa que não deve ter gostado nada dessa aquisição, afinal, ficou esquecido num canto da escrivaninha. Posso garantir uma coisa. É um brinquedo bastante interessante. Não senti em momento algum a falta do flash e acreditem, a interação através do toque na tela é muito bacana. Tem sido um ótimo companheiro de leituras.

Voltando agora à realidade e aos possíveis projetos para 2011, uma coisa que desejo é estudar mais. Minha meta é ler muito, aprender muito e escrever o suficiente para trazer coisas legais para o blog. O novo ano promete também grandes desafios, especialmente os profissionais. Mudanças acontecerão, mas enquanto elas não acontecem, vou curtindo minha última semana de férias já pensando em alguns projetos pessoais relacionados a tecnologia e software livre, em especial Linux.

Enquanto as coisas se encaminham, vou aguardando também ansiosamente as mudanças no Ubuntu e seu novo ambiente Unity. Apesar de relutar muito com essa mudança, já a vejo com menos medo e receio, especialmente que algumas distribuições já manifestaram portar a interface. Estou aguardando também o Wolner me passar o endereço para escrever em conjunto em um novo blog, o qual vai tratar especificamente de software livre. No mais, espero que 2011 seja o ano do linux, de conquistas profissionais e pessoais e de muitas realizações para todos os leitores do blog.

Deixe uma resposta

