Início > Blogroll, Desabafo, Distribuições, Linux > Unity, será essa a escolha certa?

Unity, será essa a escolha certa?

Recentemente, Mark Shuttleworth anunciou uma mudança radical na próxima versão do Ubuntu. Sairá o GNOME, entrará o Unity como desktop padrão da distro.

O Unity foi criado para ser a interface padrão dos netbooks devido a sua tela reduzida. Nada impede porém de que seja instalado em outras máquinas, no entanto, pelo menos em meus testes, a experiência não foi tão agradável como eu pensava, especialmente em telas maiores.

Desde que passei a usar o Ubuntu, definitivamente tornei-me fã do GNOME. Tá certo que sua interface não é a mais moderna e tem sido muito criticada, só que pela sua simplicidade, não me preocupei em acompanhar a evolução das demais interfaces disponíveis para linux, diga-se KDE por exemplo e fiquei parado no tempo.

Após o anúncio, venho acompanhando diversos posts e inúmeras manifestações prós e contras sobre essa troca. Sinceramente não me agradou nem um pouco, ainda mais após meus testes. Gostaria porém de deixar claro que é apenas uma opinião. Talvez por eu me encontrar na zona de conforto em relação ao GNOME, essa mudança me fez ver que também é hora de acordar para novas possibilidades em relação a outras interfaces gráficas disponíveis. É aquela velha história, toda mudança gera uma enorme resistência, e como disse, ficar na zona de conforto nem sempre é a melhor coisa. Portanto, parto do princípio de que quando um time ganha é melhor não mexer. Por isso que não me agrada essa substituição, acho que pode não ser a escolha certa.

Durante anos usei o KDE. Lembro-me que quando se falou na versão 4 muito foi discutido, muito foi criticado. Hoje a interface vem se consolidando a cada dia e ganhando uma enorme gama de usuários e o melhor, muitas funcionalidades. Espero que essa mudança para o Unity seja o início de um novo tempo para o Ubuntu. Um fato porém é que eles terão de trabalhar muito para deixar a nova interface usável. Em meus testes, verifiquei que falta muita coisa. Quem sabe um gerenciador de configurações amigável, uma opção de mudar aquele docky lateral ou mesmo customizá-lo. Em resumo, dar ao usuário a possibilidade de deixar a interface com sua cara. Creio porém que isso não será liberado para a próxima versão. Não se implementa isso de um dia para o outro. O fato é que fica uma tremenda dúvida quanto a utilização do Unity como desktop padrão da distro e se essa mudança não afastará os usuários.

Já foi dito que o GNOME não será abandonado, os aplicativos serão mesclados para trabalharem junto com o Unity. Para os insatisfeitos como eu, existirá a possibilidade de baixar os pacotes e instalar o GNOME. Vale lembrar porém que em breve teremos o GNOME 3 e se ele for realmente baseado no Shell,  definitivamente essa opção estará fora de meus planos.

Resumindo todo o chororô, ou me moldo às mudanças ou terei que me acostumar com outra interface. Apenas temo pelo futuro do Ubuntu e penso se essa foi a melhor escolha para a distro.

  1. novembro 8, 2010 às 12:07 pm | #1

    Também concordo com você, para que mecher com um time que está ganhando? Conheço usuários que estão começando a usar o Ubuntu a partir do 10.04 e estão gostando do que estão vendo e mechendo. Imagina quantos usuários estão assim?? E outra coisa, eles terão que dar mais liberdade para customizar o Unity porque não dá nem para ocultar a barra, como pode isso???

  2. novembro 8, 2010 às 12:08 pm | #2

    Apenas gostaria de fazer um esclarecimento. A parte do “Sai o GNOME”, está errada. O Gnome não sai. O que acontece é que vão usar a base do Gnome 3 menos o Gnome-Shell, ao invés de usarem o Gnome-Shell vão usar o Unity como Shell, em seu lugar. Pelo que li por um tempo vão disponibilizar o Shell do Gnome 2 como uma alternativa (isso no Gnome-Shell, não sei no Unity), e talvez pelo que rola nas discussões ou o Gnome vai fazer uma escolha entre o Shell e o Unity ou senão vai suportar o Shell mas ajudar o Unity a se integrar ao ecossistema do Gnome.

    • novembro 8, 2010 às 1:34 pm | #3

      Prezado Tiago, quando me refiro sai o GNOME, não quis dizer necessariamente que ele não será usado, pelo contrário, ele estará por baixo do “capô”, será a base da distribuição, os pacotes serão mantidos, mudará na essência apenas a “cara” do sistema com a interface Unity. Espero porém que essa mudança não seja impactante o suficiente para causar uma rejeição maciça dos usuários.

  3. marcelo
    dezembro 8, 2010 às 1:07 am | #4

    Tambem não sei se tornar unity padrão é a melhor opção, mas sempre existem opções e concerteza algum dia isso aconteceria. As pessoas que estão começando no ubuntu 10.04 concerteza se encantaram por ele pelas funcionalides e vão ficar ainda mais encatados com o unity, tenho essa certeza por esses usuarios não estarem tão familiarizados com a cara do gnome e tudo ainda ser uma novidade para elas, a Apple já provou, o pulblico quer sempre novidades audaciosas… Vai ser um Novo Ubuntu, Novo Tudo (analogia ao novo uno =)

    • dezembro 10, 2010 às 1:29 am | #5

      Marcelo, para nós usuários já acostumados com o GNOME como é, realmente será complexa essa mudança, afinal, como seres humanos, somos resistentes a qualquer tipo de mudança, seja qual ela for. Feliz os novos usuários, esses sim não sentirão o impacto dessa troca repentina. Espero porém que façam o melhor com o Unity, defendo a idéia de que essa mudança, se não for bem gerida, poderá ser o fiasco do Ubuntu. É esperar para ver.

  1. janeiro 2, 2011 às 1:58 pm | #1

Deixe uma resposta

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.403 outros seguidores

