Manutenção do Ubuntu com o Bleachbit

Todo sistema operacional ao longo do seu uso, vai acumulando lixo. Sejam os cookies, arquivos temporários, atalhos, memória swap e outros mais, acaba que um dia é necessário dar uma organizada para evitar principalmente a lentidão.

Existem inúmeras ferramentas que proporcionam uma limpeza desses arquivos indesejados para quase todos os sistemas operacionais. No caso do Linux em específico, existe desde a manutenção manual, que exige uma certa dose de cuidado e conhecimento aprofundado, até ferramentas em modo gráfico que facilitam bastante a vida do usuário.

Para os usuários do Ubuntu, uma ferramenta que facilita muito esse tipo de manutenção é o Bleachbit. Esse programinha dá uma escovada no sistema tirando boa parte da gordura acumulada ao longo do seu uso e que acaba prejudicando o seu funcionamento. O grande barato é que  além de ser gratuito e open source, é também multiplataforma e pode ser usado pelos usuários do Windows.

O Bleachbit pode ser usado para liberar espaço livre em disco, reduzir o tamanho dos becapes antes de iniciá-los, eliminando o que é desnecessário, manter a privacidade do usuário apagando arquivos e eliminando rastros dos mesmos, limpeza da base de dados do Firefox, Chrome, aMSN, Emesene, OpenOffice e outros softwares, limpeza da memória swap, exclusão de atalhos quebrados do Linux, limpeza do  cache do APT, dentre outras várias funções que possibilitam uma manutenção completa.

Para instalar o Bleachbit basta digitar no terminal:

Instalação do Bleachbit no UbuntuSe preferir, instale o Bleachbit através do Synaptic ou pela Central de Programas do Ubuntu. Após instalado, será criado no menu Aplicativos o atalho Ferramentas do Sistema, onde poderá ser iniciado o programa. Existe a opção de usá-lo em modo usuário e/ou superusuário.

Várias funções podem ser habilitadas para efetuar a manutenção do sistema. Algumas, na medida em que vão sendo marcadas, vão avisando ao usuário que podem ser lentas ou apagar arquivos necessários. Na dúvida, é bom dar uma boa lida na ajuda online do programa. Abaixo segue uma captura da tela do programa e algumas opções de manutenção. 😉

Tela do Bleachbit em modo usuárioLinks úteis: Bleachbit

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s