Positivo Alfa

Prezados leitores, essa semana recebi o Positivo Alfa. Sim, comprei esse gadget, afinal leio muito e confesso que essa prática no note/netbook não estava me agradando muito. Meus olhos agradecem.

Desde que vi a primeira matéria que tratava à respeito do e-reader da Positivo Informática, fiquei bastante animado com a ideia de comprar um, mas devido ao preço e a incerteza da qualidade do produto, acabei por esperar os primeiros relatos pipocarem na net para decidir ou não pela compra.

As primeiras impressões após o lançamento até que foram favoráveis à compra. Depois de garimpar pela net os poucos sites especializados que mencionavam sobre o aparelho, alguns vídeos no Youtube e reportagens sobre o novo concorrente nacional do Kindle, o que me encorajou  definitivamente  foi o review da Bia Kunze (Garota sem fio), que sanou minhas principais dúvidas.

Na última quarta-feira minha encomenda chegou. Tratei logo de colocar no bichinho alguns livros que converti para o formato ePub usando o software Calibre, software este que além de gratuito, pode ser baixado par Linux, Mac e Windows. Essa parte relatarei em outro post futuramente.

Numa avaliação preliminar, deixo claro que não vou copará-lo com outros leitores e nem tratar sobre o que já foi amplamente escrito por aí, pois já disseram muito sobre o funcionamento do leitor. Quem quiser saber mais, recomendo o post da Bia e o do Roberto do blog Supercaras. Apenas para deixar bem claro, posso dizer seguramente que o aparelho cumpre o que promete, ou seja, é uma ótima opção para quem está em busca de um leitor digital de livros.

Desde o recebimento do aparelho, fiz todos os testes que pude e li muito. As configurações são muito simples e intuitivas. Basicamente é só acertar data, hora e local. Os livros em formato ePub após a transferência são catalogados e ajustados por data, título, data do download e autor. As funções de busca, dicionário e marcadores funcionam relativamente bem, apesar que não uso essas frescuras. Meu negócio é ler. No meu caso, como possuo uma vasta quantidade de PDF, converti alguns para o formato ePub, formato esse amplamente utilizado para esses aparelhos e que proporcionar uma melhor leitura, digo isso porque ajusta-se o tamanho das fontes sem prejudicar a apresentação na página, o que não ocorre com arquivos em PDF, sendo necessário ajustar a tela de um lado pro outro.

Outro aspecto interessante que surgiu com o lançamento do Alfa é que a Positivo não é a mãe da criança conforme antes anunciado. O aparelho é fabricado na China e diversos países o importaram, sendo que  é encontrado por aí com outros nomes, como o Avant. O único diferencial entre o Alfa com seus irmãos estrangeiros é que a Positivo ocultou algumas boas funcionalidades do aparelho como MP3, wireless e  visualização de imagens para conseguir uma redução de impostos. É uma pena, afinal, ouvir um audiobook ou mesmo baixar  podcasts seria uma ótima pedida. Já adianto uma coisa, o som não é lá essas coisas, mas da pro gasto.

Apesar de ter o produto na mão e já estar usufruindo de uma leitura agradável, não parei de pesquisar sobre o gadget. O Roberto do blog Supercaras, o mesmo do review acima, trouxe em primeira mão a notícia de que era possível substituir o firmware do Alfa, podendo assim ter acesso aos recursos multimídia e algumas funcionalidades que a Positivo retirou. Lembro porém que com essa mudança, perde-se o dicionário Aurélio. Motivado pela curiosidade, mesmo sabendo que perderia o dicionário, o qual não cheguei a usar efetivamente durante minhas leituras, acabei criando coragem e mudei o firmware do brinquedinho. No vídeo abaixo (perdoem-me pela qualidade ruim), pode-se ver o Alfa rodando o  novo sistema. O processo é bastante simples. É necessário baixar o arquivo zipado (75 Mb), descompactá-lo em um cartão Micro SD e nas configurações avançadas, selecionar a opção de atualizar o firmware. As duas opções existentes são espanholas, sendo uma para o modelo Avant da Booq Readers e a outra uma versão customizada e encontrada no fórum NVSBL, sendo que em ambos, existe um pequeno tutorial de como fazer a atualização. Não está disponível porém a língua portuguesa como opção. Mas quem não se importar com o espanhol, já é sem dúvida uma boa opção em vez das demais disponíveis.

Em resumo, posso afirmar que com a mudança, o grande atrativo foi poder executar os arquivos em MP3, isso é bastante útil para quem curte audiobooks.  Outra opção interessante é a de ver fotos no formato JPG e PNG, mas partindo do princípio de que a tela é padrão e-paper  em tons de cinza, talvez a experiência não seja tão agradável. Também não consegui fazer a rede wireless funcionar. Nos produtos vendidos nos outros países, existe essa possibilidade, já com o Alfa, apesar do sistema operacional, que a meu ver é uma variável do Ubuntu, o sistema não encontrou nenhum hardware de rede, apesar da configuração estar presente.

Ter perdido o dicionário Aurélio e 400MB do espaço interno com a instalação do novo firmware não foi um inconveniente, mesmo porque tenho um cartão Micro SD, senti também uma sensível melhora na velocidade do leitor. Realmente abrir livros agora ficou mais rápido. O próprio boot ficou mais esperto. Numa análise mais abrangente, vale a pena atualizar, porém, faça isso se realmente os  recursos forem interessantes para você, afinal, é uma incerteza se a Positivo irá disponibilizar algum dia uma versão mais atual do firmware e com todas as funcionalidades existentes para o Alfa. Lembro porém que  ao trocar o firmware, podem ocorrer  problemas e é bem provável que o equipamento ficará inutilizado. Meu EeePC 701 sabe bem disso. Portanto, faça por sua conta e risco.

Creio que no geral o aparelho é uma ótima opção para quem quer um leitor de livros digitais. É certo que o preço ainda está alto, mas acredito que a tendência é baixar. Bem que o governo poderia dar uns incentivos, pois leitura é educação. Quanto aos livros, existem boas opções no mercado. O que encontrei por aí ainda é caro e possui DRM, mesmo assim existem bons títulos.  Resta saber se esse comércio vai vingar no Brasil e se os preços vão baixar. Existem  alternativas como o PDL e inúmeros sites de  usuários que disponibilizam arquivos em PDF, TXT e RTF, que podem ser lidos em seu formato nativo ou convertidos para ePub, porém é bom ter cuidado com as questões autorais. No mais, o Alfa tem sido uma experiência deliciosa, agora posso levar minha biblioteca para onde eu for, sem me preocupar com volume e peso. Recomendo a todos, realmente valeu a pena o investimento, mesmo o preço do leitor estando um pouco salgado.

35 comentários em “Positivo Alfa

  1. Fala brother

    Pelo que vejo você se dá bem com Linux. Um comentarista do meu post sobre a substituição do firmware apontou o local onde fica o dicionário dentro do arquivo de firmware: qdutil\upfw\rootfs\usr\local\qisda\res
    Parece que é simples substituir o dicionário ingles-espanhol para um portugues-portugues. Se você souber de um dicionário brasileiro nesse formato, ensina o pessoal aí.

    Curtir

    1. Roberto,

      vi o post de um de seus leitores. Andei pesquisando sobre um possível dicionário português, mas ainda não encontrei nada. Assim que conseguir algo, certamente passarei para todos, porque se depender da Positivo, acho que não será tão fácil assim.

      Curtir

  2. Olá,estou muito chateado com a limitação de incluir notas no positivo alfa, apenas 5 por livro. Esta atualização corrige esta ridícula limitação, já que o aparelho tem mais de 1GB, além do cartão de memória?

    Curtir

  3. Minha Esposa comprou um leitor de e-books Positivo Alfa e me deu de presente. Com uma semana ele apresentou defeito: a tela ficou completamente escura e borrada, levei na assistência técnica H2 Informatica aqui em Brasília, a princípio eles nem sabiam o que era o equipamento, dias depois me disseram que a matriz do visor estava quebrada, como isso aconteceu não faço a mínima idéia. Só que o problema começa ai, disseram que por estar quebrado foi mal uso, até ai tudo bem, não sei como aconteceu ou se aconteceu comigo agora não vem ao caso. A positivo informou a técnica que não existe conserto, que teria que trocar o aparelho inteiro, como uma empresa desse porte, querendo popularizar os e-books, me bota no mercado um produto que se tiver problema já era, “perdeu malandro”, o aparelho é simplesmente descartável, repito: não faço a mínima ideia de como isso quebrou, ou se já veio da loja quebrado, eu gostaria que fosse consertado, pagaria pelo serviço já que me acusam de mal uso, mas não, perdi 799 reais. Vou procurar meus direitos na Justiça, a positivo não pode se furtar a consertar meu aparelho. Não esta escrito em lugar nenhum que não existe conserto para o aparelho, a positivo tem que conseta-lo. POR ISSO FICA MEU ALERTA, CUIDADO NÃO COMPREM O POSITIVO ALFA, SE DER PROBLEMA VOCÊS FICARÃO SEM PRODUTO, POIS A POSITIVO NÃO TEM CONSERTO PRO APARELHO!!!!!

    Curtir

  4. Realmente é uma vergonha esse tipo de coisa. Mais uma vez o consumidor penalizado. Creio que eles não fazem manutenção visto que o aparelho não é fabricado no Brasil. Mesmo assim não se justifica tal atitude. Se colocou no mercado, pelo menos a assistência básica tem que funcionar.

    Curtir

  5. Meu PAI, será que entrei noutra roubada; explico: neste ano (2010_ comprei um EcoSport, para ser mais franco eu o chamaria de EcoMerda, (com 2.000km bateu o motor). Agora mais esta: o Alfa da Positvo (Negativo ficaria melhor) o brasileiro não ter vergonha mesmo. lançam cada porcaria e a justiça nada faz para nos defender.

    Curtir

  6. Recebi promoções desse aparelho e como não conhecia busquei artigos sobre ele. Alguns sites o tratavam como o primeiro eReader desenvolvido no Brasil. Desconfiei logo, a Positivo não desenvolve nada, todos seus notebooks e gadgets são versões etiquetadas de produtos OEM, muitos com leds e funções desabilitadas. O fato de ser fabricado na China não quer dizer que é ruim, mas sim a falta de controle de qualidade da Positivo, que apenas quer vender sua muamba legalmente. Em outro artigo sobre computadores Positivo, lembro que acharam peças recicladas. Quer dizer, não recomendo a ninguém. Melhor comprar sua versão genérica no eBay e atualizar com este firmware.

    Curtir

  7. Thadeu, comprei após ler bastante. Diria que foi por conta e risco, especialmente porque existiam inúmeros relatos sobre o produto. Quando chegou, percebi que não havia feito uma compra tão ruim, apesar que esperava mais. Me atendeu até eu comprar o iPad. Mesmo assim eu o uso quando viajo. Dá pra ler, apenas isso.

    Curtir

  8. O meu Alfa, da Negativo, apresentou defeito novamente. Quando será que eles vão nos respeitar? Eu mesmo respondo. Quando existir neste país(minúsculo mesmo) uma justiça de vergonha. Que faça valer o direito do comumidor. Mas para isso devemos evitar coisa desse país merda (china) que só faz porcaria. Como essa essa empresa que encomendou esse lixo lá a preço de banana.

    Curtir

    1. Olá Almir, realmente você não teve sorte com o Alfa. O meu por exemplo nunca apresentou nenhum problema. É verdade que ele ficou um pouco esquecido após eu comprar o iPad, mas venho usando-o com mais frequência e não posso reclamar. Apenas uma coisa me deixou insatisfeito com a Positivo, lançar o aparelho sem wireless e por um preço alto. No mais, apesar de bem mais acostumado com o iPad, o brinquedo ainda me atende bem. Ao menos assim esqueço da internet enquanto leio. 😉

      Curtir

      1. Comprei o Alfa Wi-Fi e tem funcionado bonitnho. Lê PDF, conectou na minha rede sem fio sem maiores complicações (mas a senha tem que ser colocada em hexadeciaml. é só olhar nas configurações do router.
        Estou pensando em atualizar pra firmwareem espanhol, mas não queria perder o wi-fi…

        Curtir

  9. Comprei o Positivo Alfa na estréia, no começo fiquei impressionado com o aparelho, mas logo percebia que ele pula pedaços do texto em certos momentos quando você aumenta o tamanho da letra.
    Depois que atualizei para a e única atualização a passagem de página pelo touch screen inverteu. Outro ponto negativo é a falta de contato da positivo para fazer reclamações.
    Outro dia fiz o teste comprando 2 títulos no site do submarino e olha o que eu percebo, a propaganda que o livro digital é de 20 a 30% mais barato é uma grande mentira visto que vi vários livros digitais mais caros que os exemplares em papel (no próprio site do submarino!!!!)

    Curtir

    1. Corrigindo um comentário feito acima, a parte que eu falei que o leitor pula pedaços do texto só ocorre com um título.

      O MERCADO DE AÇÕES EM 25 EPISÓDIOS – este apresenta este erro (no modo de leitura que se pode aumentar o tamanho da letra)
      Análise Técnica para o Mercado de Ações – este não apresentou problemas
      os dois títulos foram comprados no site do Submarino

      Curtir

  10. Estou indiguinada, eu também precisei procurar a assistência técnica para consertar o meu positivo alfa, levei conforme indicação da própria positivo. Depois de avaliação fui informada que a positivo não fornece peças para reparo (tela) e que deveria procurar alguém na Santa Efigênia para manutenção, ou seja, buscar produto pirateado, isso se conseguir. O pior de tudo é que não cheguei a ler nem um livro, ao carregar (carregador com fio curto), houve queda acidental e mesmo com a capa protetora trincou a tela.

    Curtir

  11. De todos os meus posts, creio que o do Alfa foi o que mais rendeu comentários negativos sobre o produto. Quando anunciado, muitas pessoas acreditaram no potencial do leitor de livros, porém aos poucos pudemos acompanhar a maneira com que a Positivo trata seus consumidores. É uma pena essa situação, afinal, com o título de maior empresa brasileira de tecnologia, o mínimo que eles tinham que fazer era respeitar nós consumidores, colocando no mercado algo que realmente fosse um diferencial. O meu Alfa tá ali, guardado. Não é ligado a muito tempo. Não por estar estragado, mas por ter sido castrado pela Positivo com as limitações impostas em seu firmware. É uma pena. Poderia ter sido um lançamento fantástico. Perderam a oportunidade de fazer a diferença.

    Curtir

  12. Positivo ALfa? após um ano pode jogar no lixo seu investimento, nada barato… A principio gostei, quando começaram a surgir listras verticais com 11 meses de uso corri pra autorizada. Após um mês recebi um novo que 2 meses depois já tem o mesmo problema. E a garantia só valeu para o original. Tente contatar a Positivo, e a resposta é sempre a mesma: o número de série não confere!!! Entendeu ?

    Curtir

  13. Estou precisando de ajuda em relação ao positivo alpha,
    Ele vem com MP3, wifii e outras funcionalidades bloqueadas! Achei a solução aqui:
    http://supercaras.com/2010/10/16/positivo-lanca-atualizacao-para-o-alfa/ libera mp3, jpg, doc e ate wifii.

    Porem oque acontece é que o dicionario Aurélio fica somente em espanhol. Pois a empresa que desenvolveu o novo firmware é estrangeira.
    Localizei na pasta do firmware estrangeiro onde fica o dicionario:
    \qdutil\upfw\rootfs\usr\local\qisda\res\
    Agora oque falta é conseguir extrair o dicionario da firmware original em português para substituir na firmware espanhola e instalar!!!

    Porem fiquei preso ai.. não consigo extrair nada da firmware.. não sei se é pq n tenho linux ou a empresa dificultou mesmo.

    Alguem poderia me ajudar a extrair os arquivos da firmware??
    segue os firmware brasileiro com dicionario BR

    http://www.positivoalfa.com.br/locales/pt-BR/download/AlfaUpdate_PV060B00S01006000.exe

    ou para linux: http://www.positivoalfa.com.br/locales/pt-BR/download/qdutil.zip

    Att.,

    Hugo Faria

    Curtir

    1. Já vi algumas soluções para a mudança do dicionário, porém nenhuma funcionou, infelizmente. No caso, ou usa com o dicionário espanhol e com as funcionalidades que a Positivo retirou, ou então o jeito é conformar com o firmware capado por eles e o dicionário português do Brasil.

      Curtir

    2. Cara, será que vale apena o dicionário, pelo menos para mim não adianta muito, pois dependendo do PDF ele não consegue achar a palavra que eu indico (mesmo o PDF estando como texto)….

      Curtir

      1. Enquanto meu Positivo estava vivo, nunca utilizei esse recurso de dicionário. Na verdade não faz falta, porém tem quem goste e nesse caso, se for mudar o firmware, deve-se avaliar se vale a pena ou não.

        Curtir

  14. Bom, desde que escrevi acima, não estava usando o Positivo. No início desse ano, resolvi usá-lo. Para minha triste surpresa, estava morto. Não funcionou nada, a tela borrou e aparentemente, vai servir apenas de peça de museu. É uma pena, afinal, a Positivo tinha a possibilidade de ganhar mercado com esse aparelho, ainda mais na época de seu lançamento.

    Curtir

    1. É imresionante a aptidão da Positivo de deixar os clientes insatisfeitos. Esse aparelho tinha tudo para dar certo, mas a Positivo jogou fora.
      Mas o que posso fazer se eles gostam de perder clientes. EU NÃO COMPRO NADA E NÃO RECOMENDO A NENHUM DOS MEUS AMIGOS A COMPRAR O QUE FOR COM A MARCA POSITIVO!!

      Curtir

      1. Concordo. O meu positivo alfa além de travar constantemente, o que me obrigou a andar com um clips junto à capa do aparelho, tem dois dias que não desliga e nenhum botão ou menu funciona. Nem dando reset soluciona o problema. Já fiz atualização de firmware e nada. O máximo que faz é entrar na tela de economia de energia e voltar para o menu quando aperto o botão de ligar/desligar. Tá ligado direto.

        Curtir

  15. Alerto que já tive dois e-books Positivo Alfa e ambos apresentaram defeito de funcionamento, devido a sensibilidade da tela que trinca por qualquer motivo. Não é anti choque. Tem que carregar que nem ovos, se não já era. Já joguei no lixo e nunca mais quero ver esse E-book.

    Curtir

Deixe um comentário