Trabalhando com duas redes no Ubuntu

Depois de uma boa temporada sem postar, estou de volta e com o desejo de escrever com mais frequência aqui no blog. Meu primeiro semestre foi muito intenso e tive que dedicar ao máximo os afazeres profissionais, porém, agora de volta à rotina e com muitas ideias em mente, quero estudar para certificação Linux e escrever um pouco mais por aqui.

Como mencionei, após voltar as minhas atividades normais, resolvi de vez usar meu notebook com Ubuntu 10.04 para as tarefas diárias em meu trabalho. Para esse fim, uso meu modem 3G da Claro para acessar a net e ao mesmo tempo, através da rede física, acesso a documentação num servidor da repartição onde trabalho. Ocorre porém que, quando o cabo de rede é conectado, ele desabilita o 3G, o que para mim não é o ideal, afinal, acesso diversos sistemas externos e com a velocidade da rede física, é impossível efetuar conexão com uma velocidade decente.

Fuçando na net, muitas das soluções que encontrei eram inerentes ao processo de conexão wdial para o modem 3G e/ou para configuração de duas placas de rede, nada mais que isso. Enfim, a alternativa era desabilitar a rede física toda vez que eu necessitava acessar o 3G. Para mim um procedimento não muito agradável, afinal ficar habilitando e desabilitando conexão é uma mala. Então, diante desse pequeno inconveniente, fui fuçando até encontrar a solução. Deixo claro que esse tutorial vai atender quem acessa rede física para documentos e computadores e uma externa como 3G e wireless.

Para acessar duas redes ao mesmo tempo sem ter que desabilitar uma ou outra, o processo é simples. Lembre-se que com uma é feito acesso à internet e com a outra, no caso a física, é feito acesso aos arquivos, documentos e demais computadores de uma rede interna.

O procedimento consiste em acessar com o botão direito do mouse o gerenciador de conexões do Ubuntu e selecionar a opção EDITAR CONEXÕES. Feito isto, vá ate a aba COM FIO e selecione EDITAR conforme a imagem.

Clique com o botão direito do mouse nas conexões de rede para editar

Ao abrir a caixa de configurações, vá até a aba CONFIGURAÇÕES Ipv4, localize o botão ROTAS e clique. Ao abrir, selecione a opção USAR ESTA CONEXÃO APENAS PARA RECURSO DESTA REDE.

Selecione a rede e clique em editar.
Vá até a aba de configurações do IPv4 e clique em ROTAS
Marque a opção "Usar a conexão apenas para recursos da rede".

Confirme, feche todas as caixas e pronto, agora você pode acessar os arquivos e demais máquinas em sua rede física e acessar a internet usando sua conexão 3G ou wireless sem a necessidade de ficar desabilitando uma das duas.

7 thoughts on “Trabalhando com duas redes no Ubuntu

  1. LoPirata 6 de agosto de 2010 / 02:24

    Gostei da dica e do tema. Qual você está utilizando?

    Curtir

    • Wendell 6 de agosto de 2010 / 12:06

      Sérgio, basta você editar o arquivo Auto eth0 que fica em /etc/NetworkManager/system-connections

      $ sudo gedit /NetworkManager/system-connections/Auto \eth0

      Procure a linha [ipv4]

      na última opção “never-default”, marque “true” para usar a conexão apenas para este recurso nesta rede. Salve, reinicie o serviço de rede e pronto, estará funcionando.😉

      Curtir

  2. Leo Barros 25 de janeiro de 2013 / 23:43

    Gostei muito do post.
    Realmente o tema é muito bonito e vou testar a dica e o tema.
    Obrigado por compartilhar…

    Curtir

  3. Vinícius Moura 13 de outubro de 2015 / 15:11

    Boa tarde,

    Gostaria de sabre se esta configuração funcionaria com uma rede cabeada e outra WIFI.

    Tenho uma intranet e uma rede WIFI (Para acesso da internet), será que esta configuração seria possível eu trabalhar com as duas redes habilitadas?

    Obrigado,

    Vinicius Moura
    Analista de Suporte

    Curtir

    • Wendell 13 de outubro de 2015 / 22:20

      Boa noite Vinícius. Olha, acredito que se não tiverem mudado as configurações de rede no Ubuntu, funcionará sem problemas. Basta seguir o processo de configuração conforme descrito. Tentarei essa configuração no Debian e dou um feedback sobre.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s