E tem gente que ainda cai

Cada dia que passa fico mais admirado com a capacidade das pessoas em aplicar golpes e tentar ganhar a vida de forma fácil. Sempre que abro meus emails, verifico várias mensagens tentando aplicar um golpe online. Como não sou idiota como pensam, desde que comecei a navegar na internet, me cerco de todos os cuidados possíveis para evitar ser mais uma vítima em potencial desses imbecis que ficam por aí buscando moleza e se aproveitando da ignorância tecnológica de outros.

Hoje após acordar e antes de começar meus estudos, como de costume, fui dar uma olhada em meus emails. Para minha surpresa, recebi uma suposta mensagem de um banco, a qual informa os clientes que por motivos de segurança, é necessário baixar uma atualização para um de seus produtos. Se eu não conhecesse o banco e não soubesse que se trata de uma fraude, talvez fosse mais uma vítima em potencial, especialmente porque como de costume, esses metidos a experts já conseguiram através de sua capacidade ilimitada de fraudar, a excelência no que diz respeito a falsificar com precisão determinados produtos. Nesse caso específico, não há muita inovação. Usou-se apenas um logo e um texto que por sinal, contém erro de português. Em resumo, além de idiotas em pensar que irei cair nesse golpe, ainda são analfabetos. A imagem por si só mostra o que estou dizendo.

itoken

Bom, não preciso nem entrar em muitos detalhes, especialmente porque esse aparelho, para quem conhece, é lacrado e não possui nenhum tipo de porta que possibilite a conexão com o computador para efetuar atualização. Enfim, quem perdeu seu tempo em me enviar esse email, devia ao menos ter tido o cuidado de analisar o que estava fazendo e não ser tão burro em pensar que baixando um arquivo “exe” do windows, será possível atualizar o aparelho e tão pouco poderá surtir algum efeito em um sistema operacional Linux, o que é o meu caso. Óbvio que não fui o único a receber a mensagem, mas quantos por aí não devem ter recebido e executado a tal atualização?

atualizacao

Ao internauta menos desavisado, caso tenha recebido tal email, verifique a procedência e observe o endereço do site em que o mesmo está hospedado. Pode-se ver claramente que é um site falso. Na dúvida, exclua-o imediatamente e lembre-se: A curiosidade matou o gato!

One thought on “E tem gente que ainda cai

  1. Felix 4 de fevereiro de 2009 / 21:56

    Pois é, eu também recebi esse e-mail hoje cedo. Isso porque eu nem sou cliente de tal banco. E como você disse, sim, realmente ainda tem gente que cai nisso, e por incrível que pareça, mesmo sem ser cliente do banco em questão. Agora me diga: onde uma pessoa que cai em um golpe desses está com a cabeça? Porque mesmo por mais leigo que seja em questão de informática e tecnologia, tem coisas que passam do limite do absurdo.

    Curtir

Deixe uma resposta

