Alferes Linux chega a versão 5

Logo Alferes Linux 5

Desde o lançamento em 2004, venho acompanhando o Alferes Linux. De lá para cá muito aconteceu, algumas distros foram usadas como base e hoje a distribuição ganha uma nova versão, buscando  o amadurecimento, facilidade e acima de tudo o reconhecimento dos esforços em seu desenvolvimento.

Num pequeno retrospecto, o projeto nasceu como fork do Kurumim Linux. Naquela ocasião o Kurumim era bem aceito, especialmente pela facilidade de uso e seus ícones mágicos, o que certamente deve ter sido levado em consideração na escolha do projeto. Pouco depois houve uma migração para o Knoppix e posteriormente toda a base do projeto passou a utilizar o Debian.

Nesses últimos quatro anos muito foi feito. Após esse longo processo na busca de um sistema perfeito e de fácil usabilidade, surge a versão 5 do sistema, dessa vez usando o Ubuntu Hardy Heron como base.

Ja mencionei anteriormente sobre a distro aqui no blog, inclusive enfatizando a usabilidade e feedback. Dessa vez fiquei bastante animado, pois os desenvolvedores aproveitaram a solidez do Ubuntu, adequando a nova versão às necessidades da Polícia Militar de Minas.

Não acompanhei de perto o desenvolvimento, porém consegui o DVD para efetuar alguns teste. Não existe ainda um link para baixar a imagem. Após a instalação, que é a mesma do Ubuntu, fiz alguns testes da nova versão e não notei  nenhuma mudança significativa.

Basicamente mudou-se papel de parede, Bootsplash, GDM, alguns ajustes no kernel pelo que percebi e foi criado um centro controle que possibilita algumas configurações básicas como Samba/LDAP e políticas de acesso a redes. Por padrão foram mantidos apenas softwares de escritório como OpenOffice, Evolution e editor de tarefas Planner, além de um emulador de terminal para acesso remoto ao sistema da Prodemge e programas de manipulação de imagem e áudio.

Em resumo, fiquei bastante animado com a nova versão, porém há muito o que ser feito ainda, principalmente quanto a identidade própria, se  essa é  a pretensão dos desenvolvedores. Seria interessante também que o projeto se firmasse no que diz respeito a base. A mudança para o Ubuntu é um aspecto bastante positivo, pois aproveita-se o melhor da distribuição quanto a reconhecimento de drives e usabilidade. Não procedi no entanto testes mais profundos no sistema, visto que basicamente, para essa versão, ocorreu apenas uma nova roupagem, mantendo-se o padrão da distribuição pai,  porém fica a certeza de que, mesmo sendo um fork de um projeto de sucesso como o Ubuntu, um grande salto foi dado.

Tela do Boot do Alferes 5
Boot do Alferes 5
Tela de login - mudança do GDM
Tela de login - mudança do GDM
Tela principal - interface simples e intuitiva
Tela principal - interface simples e intuitiva
Notas da versão
Notas da versão
Menu do sistema - destaque para o Centro de Controle
Menu do sistema - destaque para o Centro de Controle
Centro de Controle - configurações básicas do Samba/Rede
Centro de Controle - configurações básicas do Samba/Rede
OpenOffice Writer instalado, porém na versão 2.4
OpenOffice Writer instalado, porém na versão 2.4
Mozilla Firefox - na instalação padrão, vem com a versão 3.0.4
Mozilla Firefox - na instalação padrão, vem com a versão 3.0.4
Gerenciador de Projetos Planner
Gerenciador de Projetos Planner
Kernel do sistema
Versão do kernel do sistema
Opções de Logout - nenhuma mudança significativa
Opções de Logout - nenhuma mudança significativa na interface

49 comentários em “Alferes Linux chega a versão 5

  1. Só uma informação adicional, o Alferes 5 ainda não saiu, está em fase de desenvolvimento, e até aonde eu sei, as mídias de DVD que foram passadas, foram com intuito dos usuários que a receberam darem um feedback sobre problemas.

    Curtir

  2. Como mencionei no texto, não existe link para download. Não consegui também qualquer informação adicional sobre o lançamento da nova versão. O texto é bastante claro, não falei em lançamento, apenas relatei que a “customização” chegou à versão 5, mais precisamente 5.0.002, o que acredito ser uma versão (quase) final, levando-se em conta a numeração. No entanto, ressalto que pelo menos em meus testes, a distribuição não apresentou nenhum tipo de problema. A única intervenção que fiz foi mudar o proxy para acesso à internet e repositórios no apt. Talvez seria interessante a manifestação dos desenvolvedores sobre como anda o desenvolvimento dessa nova versão bem como onde baixar e data de lançamento.

    Curtir

  3. a ai blx vi em um post anteriores que vc instalou em seu dell 1525 o ubuntu, queria saber se vc usou o cd comum da propria ubuntu ou baixou alguma distribuição propria para o note da dell , pois tenho o cd do ubuntu 8.10 aki e depois que vc escolhe a linguagem de instalação , qdo ele vai começar a carregar os dados para iniciar o bot fica tudo ilegivel assim não consigo prosguir com a instalação.

    Curtir

  4. Usei o live cd do Intrepid 8.10 que recebi da Canonical. Se o seu CD for uma gravação caseira, efetue o teste de mídia. Se for um original, proceda da mesma forma, talvez a mídia ou a imagem gravada esteja com problema. 😉

    Curtir

  5. Bom dia amigos, agradeço pelas respostas e atenção, mas tenho outra dúvida, preciso de rodar um banco de dados Access no Alfres Linux 5, com a aplicação WINE seria possível??

    Curtir

  6. Ola Pessoal estou aprendendo a mecher no alferes 5, porem estou tendo dificuldades na configuraçao de internet em DHCP, gostaria que alguem me ajudasse, ficaria agradecido, gostaria saber quais as configuraçoes que tenho que fazer para que a internet esteja fucionando bem no modo DHCP. agradeço a atençao e aguardo a resposta.

    Curtir

  7. TO TENTANDO BLOQUEAR O LINUX 4 PARA QUE OS USUÁRIOS SÓ ACESSEM O SITE DO REDS, MAS NÃO TO CONSEGUINDO. JÁ RECEBI 4 LINHAS DE COMANDO PARA SEREM INSERIDAS NO /ETC/RC.LOCAL, MAS NÃO DEU CERTO. ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

    Curtir

    1. Ola amigo estou com o mesmo problema do jose maria no alferes 5, tento conectar na internet mas nao consigo quando mando dar um ping na rede ela pinga normal tem como vc me ajudar muito obrigado

      Curtir

  8. Boa Tarde a todos, estive olhando o Alferes 5, tentei instalar o amsn e nenhum pacote instalou, na minha região o pessoal comunica pelo MSN, pois evita gasto desnecessario com telefone, mas com o Linux a tarefa de instalar o Amsn não esta facil, todos estão acostumados com o Windows, quando tento instalar fica tentar baixar os pacotes e da erro, sera que é alguma configuração do proxy? No alferes consigo acessar os outros computadores com Windows, porem do Windows não acesso a partição do Alferes para copiar os documentos na rede, se alguem puder dar uma dica ficamos gratos, lembramos que somos leigos em Linux.

    Curtir

    1. Prezado companheiro, pelo que sei, os repositórios do Alferes são controlados, portanto, o pacote não está disponível. Seria interessante editar o apt com os repositórios do Ubuntu por exemplo, aí sim você pode instalar o aMSN. Quanto o programa não instalar e se seu acesso for através de proxy interno, não será possível devido às regras de utilização da rede PM. Para facilitar, visite o site do projeto (aMSN) e baixe o pacote .deb do Ubuntu e tente a instalação manual, certamente poderá dar certo, porém ressalto que se o acesso for através do proxy institucional, você não obterá sucesso.

      Curtir

  9. Bom dia, não adianta mesmo, tentei baixar muitos pacotes prontos do amsn e não instala, pois requer atualização dos pacotes, que não são baixados devido o proxy da pmmg, nem mesmo o flash player não funciona, sera que tem como mudar o proxy momentaneamente, somente para instalar os programas e logo em seguida retornar ao proxy da pmmg?

    Curtir

  10. Estou com a versão Alferes 5.12 mas não sei onde posso alterar o proxy, pois não consigo acessar a internet. Alguém poderia me dizer em qual arquivo eu consigo alterar o proxy, pois não estou em uma rede PMMG.

    Curtir

  11. bom bia estou usando o alferes 5.12 em uma rede que não e da PM e não estou conseguindo tirar o proxy. alguem poderia me dizer outro caminho para fazer a mudança.

    Curtir

    1. Prezado, essa receita de bolo foi passada pelos desenvolvedores. Boa sorte!

      Para trocar de endereço proxy proceda da seguinte maneira no terminal:

      sed ‘s/proxy.policiamilitar.mg.gov.br/IP_DO_SERVIDOR_PROXY_SEM_PROXY.PAC/’ /etc/firefox-3.0/profile/prefs.js > /tmp/prefs.js; mv /tmp/prefs.js /etc/firefox-3.0/profile

      Ex: sed ‘s/proxy.policiamilitar.mg.gov.br/172.26.34.3/’ /etc/firefox-3.0/profile/prefs.js > /tmp/prefs.js; mv /tmp/prefs /etc/firefox-3.0/profile

      sed ‘s/proxy.policiamilitar.mg.gov.br/SEU_PROXY/’ /etc/apt/apt.conf.d/01proxy > /tmp/proxy; mv /tmp/proxy /etc/apt/apt.conf.d/01proxy

      Este comando abaixo deve ser executado como usuário:

      gedit ~/.profile e altere a ultima linha: “export http_proxy= ……..” para o seu proxy

      Se deseja retirar configuração de proxy para uma conexão direta, é o seguinte:

      sed ‘s/user_pref(\”network.proxy.type\”, 2);/user_pref(\”network.proxy.type\”, 0);/’ /etc/firefox-3.0/profile/prefs.js > /tmp/prefs.js; mv /tmp/prefs /etc/firefox-3.0/profile

      sed ‘s/export http_proxy=\”http:\/\/proxy.policiamilitar.mg.gov.br:8080\”//’ ~/.profile > /tmp/newprofile; mv /tmp/newprofile ~/.profile

      rm -rf /etc/apt/apt.conf.d/01proxy

      Este comando abaixo deve ser executado como usuário:

      gedit ~/.profile e remova a ultima linha: “export http_proxy= ……..”

      Curtir

  12. Olá. Estou tentando instalar uma impressora Xerox phaser 3435 no Alferes Linux para imprimir Bo feitos no reds. Mas não estou conseguindo. Alguém sabe como instalaar?
    Desde já agradeço

    Curtir

    1. Se você estiver usando o Alferes numa rede da PM, pode sim ter essa lentidão. Presenciei isso em algumas máquinas, o jeito foi formatar novamente porque estava impossível de executar qualquer que seja a atividade. Um fato porém que gostaria de ressaltar é que nem todas as máquinas estavam desconectadas da rede. Creio que isso deve ser reportado para a equipe de desenvolvimento para uma melhor análise.

      Curtir

  13. Ola estou com problema para conectar o alferes na internet com o modem dlink roteado, quando eu mando dar o ping no ip do modem 192.168.2.2 ele pinga normal porem nao consigo acessar a internet como ele, e o pior e que aki na minha cidade o REDS ira comecar a funcionar na segunda dia 29 e os pcs com alferes nao estao conectando na net

    Curtir

    1. O problema de acesso a internet é só em máquinas com o alferes? Qual a sua internet? Como está as configurações de rede do pc? Poste maiores informações que fica mais fácil de tentarmos a te ajudar.

      Curtir

  14. Nas redes da PM realmente eh detectada uma lentidão insuportável em computadores que utilizão o alferes, porém em redes de fora funciona perfeitamente. Só lembrando que já está disponível para download a Versão 6.0 do Alferes Linux caso alguém se interesse!

    Curtir

    1. Prezado, tal problema de lentidão pode ser devido a infra da rede de cada unidade. Ressalto porém que isso é apenas uma possibilidade. Quanto a versão 6.0, gostaria muito de baixar pra testar.

      Curtir

    1. Este é método bem besta para quem só trabalha em “ambiente gráfico”, mais depois que vc acha o ppd no maldito CD a coisa fica muito fácil, o problema é que em algumas distros isso não ocorre. incluisive se alguem prescisar dele é só me solicitar pelo 1295484@pmmg.mg.gov.br que terei o prazer em enviá-lo .

      Passo a passo:

      coloque o CD no drive.

      No menu proncipal do alferes clique na guia locais/pesquisar arquivos.

      aponte a busca para o cdrom e digite : ppd

      vc vai encontrar um arquivo con o nome :ph3435.ppd

      copie e salve na pasta que vc quiser.

      quando for instalar a impressora e chegar na parte que se escolhe os drivers clique na guia: Add ppd file ou coisa parecida aponte para a pasta em que vc salvou o arquivo ppd e seja feliz.

      Curtir

  15. acessar alferes linux 5 fora da rede PM:

    1º – logar com usuario com permissões de SU;
    2º – nano /etc/skel/.mozilla/firefox/guac9tlc.default/prefs.js;
    3º – localize a linha -> user_pref(“network.proxy.type”, 2); e depois substitua o numero “2” pelo numero “0”;
    4º – feche e salve a edição;
    5º – nano /etc/apt/apt.conf.d/01proxy
    6º Na Linha ->Acquire::http::Proxy “http://proxy.policiamilitar.mg.gov.br:8080”; vc deverá trocar o proxy que está entre aspas para o proximo de sua rede ou deixar somente as aspas -> Acquire::http::Proxy “”;
    7º – feche e salve a edição;
    8º reinicie o pc e o sistema estará configurado….

    Att…

    Curtir

Deixe um comentário