Novas regras ortográficas no BrOffice e Firefox

escrita

Desde o último dia primeiro de janeiro está vigorando no Brasil a nova ortografia, resultado do Acordo  Ortográfico de 1990, que estabelece padrões para o Português e será utilizado por todos os países que  assinaram o acordo. No Brasil a nova regra passa a valer definitivamente à partir de 2012, coexistindo com o atual até lá, porém, essa transição certamente confundirá muitos, visto que requer uma adaptação.

Já existem soluções disponibilizadas para as novas regras ortográficas, o que certamente facilitará bastante a compreensão e emprego da nova forma de escrita adotada nos país, e para facilitar, a turma do BrOffice já saiu na frente e disponibilizou o VERO, que desde julho de 2008 pode ser baixado no site do projeto com as novas regras.

Além da versão disponibilizada para o BrOffice, existe também uma versão para o Firefox. A instalação é bastante simples. Para instalar o arquivo OXT no BrOffice/OpenOffice, vá ao menu Ferramentas > Gerenciador de Extensão e em seguida clique em Adicionar. Caso exista alguma versão anterior, é necessário desinstalar a mesma.

Para instalar no Firefox, o procedimento é bastante simples. Baixe o arquivo e salve-o em sua Área de trabalho. Abra seu navegador Firefox e arraste e solte o arquivo que você baixou para dentro da janela do Firefox, ou vá ao menu Arquivo > Abrir arquivo, localize o pacote baixado e abra-o. Caso não o encontre no local esperado, verifique que o tipo de arquivo a procurar é todos os arquivos, a janela dos complementos do Firefox abrirá para você confirmar a instalação. No término da instalação, reinicie o Firefox.

Quer aprender mais sobre as novas regras? Neste link você baixa um manual PDF disponibilizado pelo IG Educação.

Para saber mais: IG Educação, BrOffice, Wikipedia e Necco

8 thoughts on “Novas regras ortográficas no BrOffice e Firefox

  1. Ricardo Dos Santos 5 de janeiro de 2009 / 23:47

    Bem legal esta dica…

    Temos que divulgar pois neste item o Open Source saiu na frente dos softwares proprietarios.
    Abraço!

    Curtir

  2. Wendell 6 de janeiro de 2009 / 01:24

    Olá Ricardo. Sem dúvida é muito importante divulgar visto que serve para mostrar a força do Software Livre. Li hoje na Info – http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012009/05012009-12.shl – que a M$ por exemplo não tem planos para lançar a atualização para seus produtos e ainda frisa que lançará algo até 2012, prazo estabelecido pelo governo brasileiro. Daí fica aquela questão, até onde vai a credibilidade de uma empresa que cobra caro pelo seu software e sequer tem uma data estipulada para divulgar a atualização.

    Curtir

  3. DANIELLA 8 de janeiro de 2009 / 19:56

    como eu ja disse: quero exijo o portugues original “naum e so por que vcs vereadores deputados” exijem nois somos obrigados a concorda com isso naum! esse portugues naum pode funcionar e nois que ja passamos da idade como e que fica hum? sera que teremos que deichA ISSO ACONTECE ? sera que nois vamos ter que concordar com tudo isso ?

    Curtir

  4. Harryson 12 de janeiro de 2009 / 16:25

    Cara Daniella,
    Você tá precisando com urgência de um livro (ou cd) com as novras regras ortográficas. Se com as regras antigas você não aprendeu a escrever, quem sabe com as novas regras você aprenda.

    Curtir

  5. rosa lupebe 1 de junho de 2009 / 22:23

    Cara amiga Daniela !vossa senhoria ou senhora deverá se engressar novamente á lingua portuguesa pq o correto é {naum}observa ai [NÂO], [deicha]confira[deixa]essa [nois][nós]
    tu ta muito ligada na juventude virtual cuidado palavra correta é Não , DEIXA e nós …Eu conclui somente á 6 série do primeiro grau nem a sim pronuncio o portugues tão errado…e sou do tempo antigo tenho 52 dois anos,me escrevi para voltar aos estudos ,pq quero mais e mais melhorar o meu portugues[ortográfia]vou lhe dar um conselho… ler nos ajuda a pronunciar e escrever o portugues correto bjs.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s