Dell Inspiron 1525

Conforme eu havia mencionado neste post, recentemente comprei um notebook. Após pesquisar e pechinchar bastante,  consegui fechar um ótimo negócio com a Dell.

A máquina chegou bem antes do que haviam prometido. Olha que ainda cheguei a alterar algumas configurações após fechar o negócio! O prazo estipulado era ontem (23/12), porém recebi o note, acreditem, no dia 15/12, uma semana antes do prometido. Ponto para a Dell.

A configuração montada ficou bastante em conta. Ele é um Core 2 Duo com 2 Ghz, HD Sata de 250Gb e 3 Gb de RAM (promoção) além da motherboard, Chipset, Video e Audio da Intel. O dispositivo wireless é da Broadcom, o que me deixou imensamente preocupado no momento da instalação, mas depois foi só alegria.

Intrepid Ibex rodando no Dell Inspiron 1525, mo detalhe o Compiz em ação.
Ubuntu 8.10 rodando no Dell Inspiron 1525, no detalhe o Compiz em ação.

Ao abrir a caixa, como é de praxe, verifiquei se estava faltando algum acessório. Após tudo ok, de posse do CD do Intrepid, fui logo colocando no drive e efetuei o processo de instalação. Infelizmente a Dell do Brasil não vende seus produtos com Linux, então nem me dei ao trabalho de acessar o Vista Home Basic que veio pré-instalado. Dei o boot e já mandei ver na instalação.

Uma dica importante para aqueles que querem utilizar o Ubuntu é que após a  instalação, é fundamental que a máquina esteja ligada a uma rede física, visto que os drives da placa wireless não são reconhecidas por padrão. Na verdade até são, porém por se tratar de drive  proprietário, a instalação é feita após, usando os pacotes dos respositórios. Daí a importância em estar plugado.

O procedimento de instalação é o mesmo de sempre, não há nenhum mistério. O Compiz é reconhecido, a resolução do vídeo também e o audio é bastante satisfatório. Não comprei com web cam, portanto não sei dizer se existe algum problema de compatibilidade.

Bom, só posso dizer que essa foi a “compra”. Após uma frustração com o notebook anterior devido a placa de vídeo ser da VIA, posso dizer que agora estou mais que satisfeito. Realmente valeu cada centavo pago.

A performance é fantástica! Não tive problemas em rodar videos e incompatibilidade com o compiz.  Não houve nenhum problema como travamentos e lentidão. Rodei o TORCS e Flight Gear sem nenhum engasgo, porém, nesse caso é necessário desabilitar os efeitos de tela. Resumindo, o Intrepid está rodando maravilhosamente bem. Recomendo o Inspiron 1525 de olhos fechados, quem ainda tem alguma dúvida, pode comprar sem medo nenhum de ser feliz. 😉

11 comentários em “Dell Inspiron 1525

  1. Amigo, estou em busca de uma boa máquina também e estou pensando justamente no Dell Inspiron 1525 (a promoção da Dell está irresistível). Porém, com uma configuração mais modesta. Muito obrigado pela dica. Ah… se puder responder a pergunta agradeço: essa placa de vídeo da intel rende bem com jogos 3D (ao menos aqueles nativos do linux, tipo doom3)?

    Curtir

  2. Rodrigo, conforme descrevi, rodei satisfatoriamente nessa máquina o TORCS e o FLIGHT GEAR. O simulador de vôo é bem pesadinho e consegui uma ótima performance. No caso do DOOM3, não instalei, mas creio que não haverá nenhum tipo de “engasgo”. Vale lembrar que a placa de vídeo é o modelo GM965/GL960 Integrated Graphics Controller, e para conseguir experimentar os dois games, criei um usuário GAMES sem nenhum privilégio, e quando quero jogar logo com esse usuário. Quanto ao seu interesse no notebook, creio que fará uma excelente compra.

    Leandro, sem dúvida estará comprando um ótimo produto. Boa sorte em sua compra.

    Curtir

  3. Eu tbm tenho um inspiron 1525, e não tive que baixar nada pra rodar a wireless só ativar o driver proprietario, e a web cam funciona legal sem ter que instalar mais nada.

    Gostei muito do notebook, recomendo!

    Curtir

  4. Ola tudo bem, cara deixa eu te falar eu tenho um inspirion tabem da mesmo configuração da sua maquina, mais nao estou conseguindo fazer funcionar o compiz, e ele esta instalado. mais quando chamo o comando para ele rodar não roda. se vc poder me dar uma forcinha ai pra fazer ele funcionar eu agradeço.

    Curtir

  5. Olá Igor,

    Bom, a placa gráfica desse notebook é da Intel, certamente se você tiver instalado o Ubuntu em sua máquina, por padrão ela já é reconhecida e é ativado os efeitos gráficos. Estou partindo do princípio de que você instalou o Ubuntu! Caso tenha instalado outra distribuição, é necessário você verificar se os pacotes do Compiz e da placa foram instalados. Mencione qual a sua distro para que seja seja mais fácil lhe ajudar. Aguardo.

    Curtir

  6. Olá Wendell, após alguns meses de pesquisa, decide tambem pelo DELL 1525, excelente note. Eu instalei o Kubuntu 8.1, e não tive problemas a não ser com o audio, que ainda não consegui fazer funcionar, sou iniciante em linux você pudesse me ajudar, fico grato.

    Curtir

  7. Samuel,

    fizeste uma ótima escolha. Quanto ao seu problema, ja li alguns relatos de problemas com o audio do kubuntu neste notebook. Alguns problemas são relacionados ao Pulse Audio. Irei testar aqui e tentar encontrar algo. Assim que tiver algo, posto pra ti.

    Curtir

  8. Comprei este notebook e duas coisas não funcionam:
    – saídas nos dois conectores de áudio (funciona somente em um). As vezes eu quero assistir um filme com minha noiva e não funciona as duas saídas. Temos que assistir no windows.

    – o vídeo de flash no firefox e filmes divx ficam horríveis. Fica congelando, a imagem treme e demais problemas bem característicos de driver com problemas. No windows não acontece estes problemas.

    Estou sofrendo com isso. Tenho que assistir filmes no windows….

    Quem tem este notebook com kubuntu (8.10 e 9.04) e resolveu este problema, me ajudem….

    Curtir

Deixe um comentário