Songbird, este promete!

songbird

No último dia três foi lançado o Songbird 1.0, um player de música personalizável e multiplataforma que tem como base o Mozilla e possui vários serviços integrados bem como diversas possibilidades de expansão através de plugins. Desde a primeira vez que tive contato com o programa fiquei bastante entusiasmado visto que até então não havia encontrando um player para Linux que atendesse o que eu realmente procurava. O Amarok foi por um tempo o meu predileto na época que  usei o SuSe, porém, após optar pelo Ubuntu, resolvi não utilizá-lo mais por não querer misturar bibliotecas do KDE com o GNOME, assim, optei pelo Exaile.

Após a notícia em diversos sites e blogs, resolvi baixar o programinha que tem apenas 28,7 MB para testar. Confesso que desde o primeiro contato até a versão 1.0 fiquei bastante surpreso pois ocorreram algumas mudanças. A que mais me chamou  a atenção foi a possibilidade de personalização do tocador através dos plugins. Isso faz uma grande diferença!

O sistema possui algumas características interessantes como o GStreamer  que é o sistema principal para reprodução de música, disponível em todas as plataformas e permite uma melhor performance e confiabilidade. Ocorreram melhorias também no mashTape. Agora o usuário pode ouvir música,  ver fotos do Flickr, vídeos do YouTube,  ler biografias do last.fm e  ler sobre o artista que esta sendo executado na playist, tudo em uma interface.

Uma grande sacada dos desenvolvedores foi colocar tudo em apenas um pacote, o qual já trás todas as dependências, não sendo necessário nenhum pacote adicional.

Resumindo, o Songbird é sem dúvida uma grande promessa e tem tudo que um usuário apaixonado por música precisa. Melhorias? Sim, faltam algumas a serem implementadas e acredito que no decorrer do amadurecimento do programa elas surgirão conforme o desenvolvimento. O grande barato disso porém é a possibilidade de personalização, coisa que muito outros por aí não possuem. Agora por exemplo, usando o plugin ShoutCast, estou escrevendo este artigo e curtindo  um bom som dos anos 80. Vale apena!

Para baixar o Songbird, clique aqui.

One thought on “Songbird, este promete!

  1. Leandro 18 de dezembro de 2008 / 02:49

    Ótima dica.
    Baixei, descompactei, abri e rodou na maior tranqüilidade.
    E ainda tem navegador integrado! (este comentário foi postado por ali mesmo)

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s