Intrepid, ainda não foi dessa vez

Só pelo VirtualBox e olha lá! Pois é pessoal, dessa vez não atualizei meu sistema como de costume, pelo menos enquanto eu não trocar meu notebook. A nova versão do Ubuntu somente pela máquina virtual.

Toda nova versão do Ubuntu eu tô lá, maior nerd, baixando e testando e na medida do possível reportando bugs. Porém dessa vez foi diferente, desde a versão beta do Intrepid não pude testá-lo. Porque? Culpa da VIA, Canonical, minha?

Infelizmente meu vídeo é o Chrome9 e não pude testar nenhuma versão do novo sistema. No Gutsy foi um sofrimento danado, só consegui instalar pela versão alternate e mesmo assim tive que configurar algumas coisas na mão. No Hardy foi mais fácil, mesmo assim, usando o drive da VIA, é necessário intervenção no Xorg. Já na versão 8.10, nem à base de promessa e reza braba. Instalei pelo live cd, alternate e resumindo, fiquei na vontade. Apesar de todo esse sofrimento, a empresa liberou uma versão beta do drive, porém isso foi quase uma semana após o lançamento e não tive como testá-lo.

Observei que após o boot, quando sobe a interface, o sistema congela, aí só desligando a máquina. Entrei em modo single, analisei os logs e não encontrei respostas. Notei porém que o sistema não conseguiu ao menos usar o drive VESA pois os parâmetros de configuração do Xorg estão em branco. Em suma, felizes usuário do Itautec W7635, à princípio esqueçam o Intrepid e se contentem com o Hardy ou então o Mandriva 2009. Esse sim rodou maravilhosamente bem, reconheceu tudo sem que fosse preciso nenhuma intervenção mais técnica.

Não vou atribuir responsabilidades e ficar choramingando, afinal, o Hardy me atende bem e sei o quanto é complicado desenvolver software para hardware proprietário, porém, com a disponibilização do drive para a nova versão do Ubuntu irei tentar novamente e se tiver sucesso escreverei a respeito.

11 thoughts on “Intrepid, ainda não foi dessa vez

  1. DalTux 6 de novembro de 2008 / 09:54

    Sofri o mesmo problema há cerca de um mês quando instalei o Ubuntu no laptop de minha namorada, um genérico fabricado pela Positivo. Acabei desistindo do Intrepid e optando pelo Hardy, que está lá firme e forte, rodando o driver proprietário da VIA. Pena que qualquer tentativa de executar algo tridimensional trave o bichinho.

    O chrome9 no Intrepid aquela famigerada tela da morte com listras horizontais aparece, não adianta qualquer parâmetro para o kernel, xorg, o diabo a quatro.

    Há alguns bugs abertos no Launchpad, onde até dei meu relato, mas nada de progresso pelo menos até a última vez que olhei.

    Se conseguir algum avanço quando testar, por favor, nos divulgue.

    Curtir

  2. Wendell 6 de novembro de 2008 / 10:30

    Enquanto escrevia este artigo, fui ao site da VIA e constatei que já disponibilizaram um drive para a versão 8.10. Baixei e dei uma rápida olhada. Um tutorial explica como fazer a instalação. Talvez neste fim de semana eu experimente a solução.

    Curtir

  3. dvainsencher 6 de novembro de 2008 / 14:58

    Experimentei o drive da Via no Intrepid e funcionou muito bem. Sorte não ter tempo para instalar antes. Assim pude obter a dica neste blog e sofrer menos😉 Obrigado.

    []s

    Curtir

  4. Higor 6 de novembro de 2008 / 16:37

    Fala Galera, venho contar coisas boas..rs Felizmente o Ubuntu 8.10 veio com o driver de video da minha placa(Placa de video on-board/placa mae MSI). Está perfeito, tudo maravilha. o Hardy não tinha o driver então eu estava usando um Generico tb.. Grandes abraços.

    Curtir

  5. Wendell 6 de novembro de 2008 / 17:29

    Fiz uns testes preliminares durante meu almoço. O drive beta dispinibilizado pela VIA tem menos de 600k e vem com um pequeno manual, Harald Welt já tá fazendo a diferença!!! Procedi a instalação conforme orientações do manual. Já tive uma pequena evolução, mas ainda não deu vídeo, assim que tiver um tempo vou mexer e vasculhar mais a fundo.

    Curtir

  6. Ricardo 6 de novembro de 2008 / 23:50

    Pois é…. e o xorg.conf está para se aposentar.
    Meus pêsames, brother.
    Aqui no meu PC o Intrepid está perfect!!!! =)

    Curtir

  7. Ricardo 6 de novembro de 2008 / 23:52

    Pois é…. e o xorg.conf está para se aposentar.
    Meus pêsames, brother.
    Aqui no meu PC o Intrepid está perfect!!!! =)

    Curtir

  8. Wendell 7 de novembro de 2008 / 11:34

    Não diria pêsames, afinal existem outras versões de Linux no qual o hardware da VIA funciona, como por exemplo o Mandriva 2009 e o próprio Hardy que também está “perfect”. Uma versão nova é sem dúvida muito atraente visto que surgem inúmeras novidades e funcionalidades, mas considerando que o Hardy é LTS e não teve problemas com o meu hardware, e em vez de ficar fazendo confirgurações mirabolantes para resolver um problema de vídeo, não vejo a necessidade de migrar. Como menciono no texto, vou brincando com o sistema no VirtualBox por enquanto.😉

    Curtir

  9. Mauricio 7 de novembro de 2008 / 23:07

    Tenho um notebook SempToshiba com o video Chrome9 HC e tive o mesmo problema com o Ubuntu 8.10. Tive que voltar para o 8.04. Quem descobrir como fazer o Intrepid funcionar com esta placa e publicar no Planeta Linux ou Planeta Ubuntu, será de grande ajuda.

    Curtir

  10. Guilherme 9 de janeiro de 2009 / 02:51

    Oi. Pois não me digam que não visitam o forum em português do Ubuntu!? Também tenho esta placa aí e com as orientações do rodrigo.miguel que tem o notebook descrito acima no post consegui não só instalar, mas agora me encontro trabalhando com o Intrepid. Trabalhando hehe; notebook Positivo Mobile V56, sem efeitos 3d por enquanto. Também o próximo LTS não está tão longe… é logo ali. Problema mesmo é a Cam, Bisoncam, Ali, enfim, não me sinto satisfeito mas o fórum ajudou bastante.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s