Um caipira na “capitar”

Olá pessoal. Hoje consegui arrumar um tempinho para ao menos dar as caras por aqui. Ando meio atarefado ultimamente. Essa semana por exemplo estou na capital do pão de queijo, isso mesmo, dei as caras aqui em Belo Horizonte para participar de um curso na PRODEMGE. São exigências de minha profissão.

Cheguei aqui no domingo, eu e minha namorada. Viemos no dia mais quente do ano segundo a meteorologia. Realmente estava um forno. Ao desembarcarmos do ônibus a gente sentiu isso claramente pois o ar condicionado do “buzú” ajudou bastante na viagem e o clima na capital estava terrivelmente quente. Isso as oito da noite!

Foram longas três horas de estrada. A viagem foi bastante tranquila. Com meu celular acompanhei as notícias das apurações das eleições e próximo a Juatuba tivemos a notícia do resultado final em nossa cidade. Já era o esperado, mas não entrarei em detalhes, afinal, política é uma merda mesmo.

Após levar minha garota até a região da Pampulha, local onde ela pernoitou na casa de amigos, voltei para o centro da cidade para encontrar o endereço onde eu ia ficar. Peguei o coletivo e me dirigi até a Praça da Liberdade onde “apiei”. Como meu senso de direção é péssimo, fui logo procurando o endereço, isso era mais ou menos 22 horas, quando descendo a avenida Bias Fortes fui surpreendido com um acidente. Não sei explicar o que aconteceu, foi bem rápido, só lembro que um Siena entrou na frente de um Gol e o resultado foi um eixo quebrado e a lateral esquerda do Gol totalmente destruída. após o veículo subir no canteiro central da avenida. Aparentemente os ocupantes nada sofreram, a não ser o susto.

Após andar por mais algum tempo cheguei definitivamente em meu destino. Isso já eram quase 23 horas. Depois de um merecido banho caí na cama.

Uma das minhas preocupações quando vim para a capital era em relação a internet. Não sou daqueles que ficam 24 horas na net, porém necessito estar conectado devido ao  meu trabalho e faculdade. Para minha surpresa, no local onde estou hospedado, alguma boa alma deixou uma rede wireless aberta e neste momento estou usando-a para conectar-me ao mundo. Óbvio que tomei algumas medidas de segurança  e me certifiquei de usar somente o necessário de forma moderada e racional.

Me acompanha nessa aventura meu EeePc. Esse subnotebook realmente faz uma grande diferença no que diz respeito a portabilidade. Nele eu trouxe algumas tarefas da faculdade e nas horas de folga que são raras  eu me conecto ao mundo e organizo as pendências em relação ao curso e me atualizo sobre as notícias.

O curso é bastante interessante. Não entrarei em detalhes, mas estamos utilizando uma ferramenta chamada Bussines Objects, que manipula dados do armazém de dados da PM aqui de Minas. O Data Warehouse  permite consultar e manipular através da ferramenta todas as ocorrências policiais registradas no Estado. Nesse curso estamos aprendendo trabalhar de forma mais avançada essas informações. É sem dúvida uma ferramenta fantástica.

Confesso que essa experiência em estar na capital está sendo muito produtiva. Já fiquei aqui outras vezes  fazendo outros cursos, mas agora está diferente. Não sei dizer se é por ter esperado a oportunidade de participar desse treinamento a bastante tempo ou se é devido eu estar a 10 minutos da PRODEMGE onde aproveito as manhãs para fazer uma pequena caminhada, apesar da dificuldade devido a um menisco estourado, e me familiarizar com a capital de Minas. Além do curso  das novas amizades com os companheiros milicianos e contatos com a equipe de geoprocessamento e estatística, aproveito para ler na hora de meu almoço o livro 1808, de Laurentino Gomes, que conta a história da transferência da corte portuguesa para o Brasil. Recomendo, é uma ótima leitura.

Espero no entanto, quem sabe, qualquer hora encontrar com alguém da comunidade Linux aqui da capital pra trocar algumas idéias. Fico aqui até sexta-feira e se tudo correr bem, conforme o planejado, retorno para a casa e volto a rotina gostosa da vida no interior.

4 thoughts on “Um caipira na “capitar”

  1. Licio 8 de outubro de 2008 / 05:52

    Entao você está curtindo o calor aqui de BH, esse calor está quase nos matando!
    Você estah fazendo o curso em qual prodemge, a perto do jornal estado de minas? Se for me manda um e-mail, podemos marcar de almoçar.
    Abraços.

    Curtir

  2. Wendell 8 de outubro de 2008 / 10:32

    Grande Lício. Estou na sede da PRODEMGE, aqui na rua da Bahia. Já fiz um curso na Gonçalves Dias ano passado, um curso básico do Alferes Linux. Quanto ao calor, tá brabo mesmo. Forte abraço.

    Curtir

  3. Duda Nogueira 8 de outubro de 2008 / 12:27

    Comunidade Belorizontina de Linux se apresentando!
    (junto com o goiaba aí em cima, chamado Licio)

    Vamos combinar de encontrar!!

    Qual dia melhor pra vocês?

    []s

    Curtir

  4. Wendell 8 de outubro de 2008 / 12:38

    Lício e Duda, se tiverem disponibilidade, hoje após as 17 horas acredito que estarei livre. Qualquer coisa podemos marcar pra bater um papo. Só me avisarem. Abs.

    Curtir

Deixe uma resposta

