A VIA da mais um passo

Todos que por ventura passam por aqui e lêem meu modesto blog, sabem de minha luta em relação ao drive Chrome9 da VIA. Já postei e reclamei bastante deste drive. Quando adquiri meu notebook, sabia que seria árdua a minha vida, porém, mesmo consciente de que não seria fácil, comprei o aparelho. Tirando esse pequeno inconveniente, nos demais aspectos estou por demais satisfeito.

Quase sempre vou ao site da VIA verificar alguma novidade, documentação ou algo que me dê um pouco mais de esperança em ainda conseguir rodar o Compiz no meu portátil. Dizem que a esperança é a última que morre, então é isso. Continuo aguardando um dia tudo funcionar como gostaria.

Não sou um fanático com efeitos 3D, tem horas que eles até atrapalham, mas quem já usou sabe, é uma maravilha ver os efeitos saltarem na tela e você impressionar, especialmente  aquelas pessoas que vivem metendo o pau no Linux.

Hoje uma luz brilhou no fim do túnel, pelo menos assim espero.  Foi anunciado no Br-Linux que a VIA resolveu colocar as coisas em ordem e realmente  vai encarar com mais seriedade esse negócio de disponibilizar seus drives para sistemas livres. Foi anunciado através do LWN.Net que a empresa contratou o fundador do projeto gpl-violations.org, Harald Welt, ou “LaForge”, para ser seu consultor. A coisa vai funcionar mais ou menos assim, Harald vai orientar a VIA na disponibilização de documentação e softwares, bem como integrar os drives aos projetos Linux. Tomara que saia alguma coisa. Continuo esperando e acreditando nessa possibilidade.

Por Br-Linux, LWN.Net e Harald Welte’s blog

4 comentários sobre “A VIA da mais um passo

  1. Carlos Frederico 4 de agosto de 2008 / 16:39

    Olá!

    Eu também tenho um notebook com o famigerado vídeo open chrome9 da via. Rodo ubuntu nele e consegui instalar o driver nele e habilitar os efeitos visuais. Se você quiser mais detalhes, caso ainda não tenha conseguido instalar e fazer funcionar direitinho, mande-me um e-mail que lhe envio os drivers e o tutorial.

    Boa sorte!

    Curtir

  2. Wendell 4 de agosto de 2008 / 17:41

    Carlos, grato pela sua ajuda. Mandei um email pra você.

    Curtir

  3. Marcio 10 de agosto de 2008 / 04:58

    Carlos Frederico por favor me envie também estas instruções, pois estou na luta para ativar o 3D no meu Positivo Z85 que possui esse mesmo chipset. Obrigado.

    Curtir

  4. michael 29 de setembro de 2008 / 04:29

    tambem estou apanhando no ubnuntu uahuaha
    mandei um e-mail fmz até mais

    Curtir

Deixe um comentário

