Chrome 9, em busca da solução

A VIA recentemente criou um portal no qual disponibiliza drives para o Linux de alguns de seus produtos.  Usuários do OpenSuse, SuSe Enterprise e Ubuntu podem baixar os drives para alguns dispositivos e testar. Quando comprei meu notebook sabia que a placa de vídeo (Chrome 9) não suportava recursos 3D. Existem soluções como o OpenChrome, porém o suporte 3D ainda é uma realidade distante.

No portal da VIA, o drive estável para a placa é o Chrome9.83-242-u804, que pode ser baixado aqui (versão para o Hardy 8.04). Recentemente instalei o drive para tentar alguma coisa em relação ao suporte 3D (Compiz), porém não consegui nada mais que uma tela branca.

Após uma boa lida no README, fiz alguns ajustes básicos e consegui fazer o drive funcionar, porém o suporte a efeitos gráficos ainda estão longe de serem usados e ainda encontrei algumas deficiências na utilização com o Xcomp, sendo que os vídeos não são exibidos.

Existem algumas soluções descritas em alguns sites como a do Evandro Begati, porém até o momento não consegui nada mais do que a instalação básica do drive e alguns pequenos ajustes no Xorg.

Quem ainda está com problemas na instalação do drive no Hardy, ou seja, tela branca “talhada”,  abra seu Xorg e insira a seguintes linha no Section Device:

Option “LCDPort” “DFP_HIGHLOW”

Essa opção é para quem utiliza telas LCD. No Arquivo de ajuda existem outras opções de configuração para cada tipo de hardware.

Não consegui ainda o suporte ao Compiz, porém continuo na luta de como encontrar a configuração do drive para usar os recursos 3D.

19 comentários em “Chrome 9, em busca da solução

  1. Oi,

    enfrento o mesmo problema. O que complica um pouco mais é que acho que a VIA só disponibiliza o driver para 32 bits e eu uso um sistema compilado para 64. Já fiz boas pesquisas há um tempo atrás tentando achar uma solução mas também fiquei na mão. Você tem uma Chrome 9 no seu computador de mesa ou portátil? Se for no notebook qual modelo é?

    abraço

    Jeferson

    Curtir

  2. Jeferson, meu notebook é um Itautec W7635. A placa de vídeo é On-board, a famosa Chrome9. Interessante neste driveda VIA é que ele instala, porém ao reiniciar o X, a tela fica branca, meio talhado e pronto. Após ler o README, consegui fazer com que o vídeo fosse exibido normalmente, porém ficou só nisso, sem contar que os vídeos e proteções de tela não funcionam o Xcomp, sem ele funciona normalmente, mas perco alguns efeitos como transparência do terminal. Continuo na busca de uma solução para esse pequeno inconveniente.

    Curtir

  3. brother, o teu artigo me mostrou um caminho legal! Eu não conseguia colocar a resolução 1280X800, mas agora, depois que baixei o driver que tu diz ai, ficou na moral.
    E umas coisas aconteceram: o scroll do mouse ta funcionando no notebook! Esse era outro graaaande problema!
    Eu fiz umas alterações seguindo manual do driver e consegui colocar na resolução ideal!
    vlw pela ajuda! Sucesso pra ti!
    obs: meu note é um mobile z93.

    Curtir

  4. Tive alguns inconvenientes em relação ao drive. Um exemplo são os vídeos, a imagem fica negra. Para minimizar esse pequeno problema eu diminuo o tamanho da tela de apresentação e assim consigo visualizar. Em relação ao scroll, aqui funciona normal. A resolução tanto usando VESA, quanto o drive, após alguns ajustes eu consegui que ficasse como eu queria. Ainda porém, não consegui o 3D, mas ainda chego lá.

    Curtir

  5. [PROBLEMAS]

    HEMM

    ALGUEM PODERIA ME AJUDAR COM ESSE DRIVE VIA CHROME 9

    EU FORMATEI MEU NOTEBOOK E NAO ESTOU CONSEGUINDO INSTALAR ESSE DRIVE

    JA FUI NO SITE DO FABRICANTE E MSM ASSIM NAO DEU

    SE ALGUEM CONSEGUIR ME AJUDAR É URGENTE

    ME RESPONDE RAPIDO

    Curtir

  6. Abner, seria interessante você mencionar qual o sistema operacional que você está tendo problemas com a Chorme9. Conforme o post, os problemas que enfrentei enquanto possuía um notebook com essa placa eram em relação ao Linux. Diga-nos qual a marca de seu notebook e qual o sistema operacional. Isso facilitará bastante e será muito útil para tentar lhe ajudar.

    Curtir

  7. Josue,

    qual erro? Posta aqui pra que eu possa dar uma olhada. No caso específico de seu hardware você baixou o drive do site da VIA? Existe um projeto no qual a empresa libera os drives para Linux (http://linux.via.com.tw/support/downloadFiles.action), porém o Fedora não consta na relação de suporte. Já no site VIA ARENA (http://www.viaarena.com/default.aspx?PageID=2), algumas distros são relacionadas, porém não há drive específico para a sua versão. Existe porém a opção de instalação através do YUM (xorg-x11-drv-openchrome e xorg-x11-drv-openchrome.devel). Tenta aí e retorna se conseguiu e sobre o erro.

    Curtir

  8. Olá à todos, estou com o mesmo problema porém no Debian Lenny 5.0, o que ocorre é que eu instalo os drivers ele para tudo, qdo retiro as linhas novas ele funfa, mas sem nada, pois não tá chamando nada dos drivers,
    Já tem algumas posição sobre este assunto ???

    Grato à todos.

    Curtir

  9. Ola wendell, gostei muito do sue blog, admiro o seu trabalho.

    tenho um notebook positivo v56 com a “bendita” chrome9, eu estou com muita vontade de usar linux para desktop, mas não achei uma distro que funcionasse, por favor você poderia me indicar alguma ?

    Curtir

  10. Olá,

    bom, essa placa realmente é de tirar o sono de qualquer um. Não sei se notou mas na dica do Rodrigo Miguel (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,40174.0.html) existe uma solução, porém é bem chatinha. No seu caso, já que está buscando uma distro Linux, vou então lhe sugerir o Mandriva.

    Quando ainda tinha o notebook com essa placa, o sistema operacional funcionou muito bem. É óbvio que sem os efeitos gráficos, mas isso é apenas perfumaria.

    Se quiser experimentar, o suporte do Mandriva para essa placa é muito bom. Deixo abaixo os links caso queira baixar via torrent uma versão live para experimentar. Acredito que vai lhe suprir bem as expectativas.

    KDE4 – http://torrent.mandriva.com/public/2009.1/mandriva-linux-one-2009.1-KDE4-europe1-americas-cdrom-i586.torrent

    GNOME – http://torrent.mandriva.com/public/2009.1/mandriva-linux-one-2009.1-GNOME-europe-americas-cdrom-i586.torrent

    Se tudo correr bem, reporte sua experiência. 😉

    Curtir

  11. Obrigado!

    Desde 2007 que eu usava esse chipset funcionar. Infelizmente não existe suporte 3D no Chrome9, e talvez nunca existirá. Já tentei de tudo, baixar código fonte, compilar, fazer gambiarra e nada… Finalmente a Via (aka via-crucis) disponibilizou uma solução para os usuários de Linux, embora pobríssima. Eu já até tinha desistido e comprado uma Nvidia ano passado pra resolver o problema. Minha insatisfação com esse chipset Delta Chrome está resumida nesta postagem:

    http://blogdofabiolima.blogspot.com/2009/01/instalacao-de-placa-nvidia-geforce-no.html

    Até que em fim encontrei uma solução para o Delta Chrome, sem depender de placa Off-board.

    Veleu Wendell!

    Curtir

  12. Pessoal,

    Tenho um not Itautec W7635. Instalei o seven Premium que rodou perfeitamente porém a transparência da barra de tarefas e o item minimizado quando posicionamos o mouse em cima não funcionam. Nesse caso aparece somente o nome do item. Sabem como faço para ativar ?? Depende da placa de video ?? A minha está com 256 MB.

    Abraço…

    Curtir

  13. Prezado, não conheço Win7 o suficiente para lhe ajudar nesta dúvida, mas dê uma olhada nas configurações da área de trabalho e/ou do Aero, talvez consiga mudar sua configuração.

    Curtir

  14. Caramba, 14 anos depois, procurando meu nome no Google, chego no seu blog! hahahaha
    Espero que na época tenha sido útil de alguma forma. Essas GPU’s da VIA e SiS eram puro sofrimento no mundo Linux.
    Abraços!

    Curtir

Deixe um comentário