Será que o flash é o grande vilão?

Será que o flash está se tornando o grande vilão da internet para os usuários Linux? Instalei a versão 10 beta 2 e confesso minha decepção. Pode ser algo isolado, porém definitivamente não me atendeu.

Já mencionei problemas na versão 9 em alguns fóruns e blogs e também li alguns relatos de usuários. Firefox fechando ao acessar sites como YouTube, Oi, Globo.com e outros que usam a tecnologia flash. Esse problema no entanto está ocorrendo com mais frequência no Firefox 3. Não me recordo de algo semelhante ocorrer na versão 2.

Uma das coisas que mais me assustou no entanto foi o uso da CPU. Em determinados sites chega a 70% de processamento ou mais usando apenas o Firefox. Nas imagens abaixo, acessando as estatísticas aqui do blog que usa flash, obtive os seguintes valores, tanto no monitor do sistema quanto usando o TOP.

Percebe-se que falta algo para que o flash em Linux esteja digamos cem por cento. Quanto à interface, especialmente as animações sobrepostas, aquelas que quando se passa o mouse ela estende, na versão 10 aparentemente o problema foi corrigido, porém em sites como  a do Oi Velox torna-se inviável a navegação devido ao Firefox fechar repentinamente. Para resolver esse inconveniente estou usando a extenção FlashBlock e o Opera 9.5.

Um comentário sobre “Será que o flash é o grande vilão?

  1. Bruno 18 de janeiro de 2009 / 15:46

    Eu tenho Win XP SP2, com o firefox 3, ele tb já fechou repentinamente aqui várias vzs. Tô pensando em usar o Google Chrome.

    Curtir

Deixe um comentário

