Brigando com o pulse audio

Eu queria começar esse relato falando bem, mas não posso. Não adianta tapar o sol com a peneira e simplesmente ignorar um fato, mesmo após encontra a solução para o problema. Em suma, tive minha primeira decepção com o Hardy e tudo por causa do pulse audio.

Ontem à noite, noite fria por sinal, após chegar da faculdade, como de costume liguei meu notebook e fui verificar meus emails e ler algumas notícias.

Dentre os emails recebi alguns vídeos. Ao baixar os arquivos notei que eles simplesmente travavam o Totem e não executavam normalmente. Isso já ocorreu algumas vezes, porém ontem foi a gota d’água.

Não muito satisfeito, entrei no site da Globo.com, canal G1, para assistir algumas reportagens. Não assisto TV, mas sempre que posso vejo algumas matérias online. Mais uma vez a frustração, o áudio não saia nos alto-falantes.

Reiniciei a máquina. Normalmente esse é um procedimento que a maioria dos usuários fazem quando um sistema começa a falhar, porém, ao logar novamente no sistema constatei que o problema persistia. Dois dias atrás também tive um pequeno inconveniente ao usar o Audacity. Ele não executava os arquivos de som. Um erro era mostrador dizendo que não era possível acessar o servidor de áudio. Para este problema segui esta dica. na verdade ela não é muito usual, mas foi o mais próximo que cheguei do que eu precisava. Intrigado com tantos problemas, iniciei uma pesquisa no Google sobre as possíveis soluções. Um post no Br-Linux me chamou a atenção. Lembrei no entanto de alguns relatos sobre problemas no pulse audio. Comecei a buscar informações e acabei achando as informações necessárias e algumas dicas bem úteis.

O pulse audio é um servidor de som que ainda encontra-se em desenvolvimento e consequentemente existem muitas falhas, a última versão encontrada no site para download é a 0.9.10. Uma dessas falhas por exemplo é não tocar  áudio dos vídeos em sites como o Youtube, Globo.com e outros que usam flash. Outra falha que me incomodou bastante é que quando estava ouvindo um MP3 por exemplo, seja no Totem, Exaile ou VLC, se eu quisesse assistir algum vídeo nos sites acima, simplesmente o mesmo não tinha áudio.

Não costumo ser muito radical em meus atos, mas depois de  testar algumas receitas encontradas para sanar o problema e não conseguir nenhum sucesso, simplesmente desinstalei o pulse áudio de minha máquina. O problema do flash foi resolvido, porém se eu quisesse escutar um MP3 deveria fazê-lo só que não teria áudio nos vídeos em flash e se estivesse vendo tais vídeos, não escutaria meus MP3. Complicado não é? Pois bem, a paciência já estava no limite quando encontrei um tutorial no Ubuntu dicas.

O procedimento é bastante simples e até então resolveu os problemas mencionados. Ele foi retirado do Ubuntu Fóruns e pode ser uma solução bem interessante para quem está tendo dificuldades em lidar com o pulse audio. Agora por exemplo estou tocando um MP3 e vendo um vídeo normalmente na Globo.com.

Antes de finalizar, gostaria de deixar apenas um questionamento  e minha opinião em relação a utilização do pulse audio no Hardy. Não seria interessante esperar um amadurecimento do software para que fosse usado nas próximas versões do Ubuntu? Talvez a pressa em colocá-lo numa versão LTS tenha sido um erro dos desenvovledores. Pelo menos na minha modesta opinião acredito que eles equivocaram.

Tutorial Ububtu Dicas

Um comentário sobre “Brigando com o pulse audio

  1. Ciniro 2 de julho de 2008 / 14:30

    Olá Amigo, mantenho um site chamado Diário da Nave Linux, ontem faço o relato da minha migração de Windows para Linux. Meu último post tratava exatamente do assunto dificuldades com o SOM no ubuntu. Experiência exatamente igual a sua. O sucesso foi a desinstalação do PulseAudio. Gostaria que você fizesse um comentário no post para auxiliar as pessoas que passam pelo mesmo problema. Segue o link:
    http://www.diariodanavelinux.net/2008/07/onde-esta-meu-som-quero-ouvir-o-que-michael-scolfield-tem-pra-dizer/

    Abraço

    Curtir

Deixe um comentário

