Configurando o Z22 no Ubuntu

Sempre fui um apaixonado por Palm Tops. Já participei ativamente de fóruns de discussão e devorava tudo sobre handhelds. Tive 5 modelos, os quais me proporcionaram uma boa produtividade em algumas tarefas e de quebra eram uma ótima opção para me divertir pois tinha vários jogos instalados, especialmente no Tungsten T5, com sua boa tela e capacidade de armazenamento.

Após comprar meu notebook o Palm ficou sub-utilizado e optei em vendê-lo. Arrependi, pois no ano seguinte iniciei minha faculdade e percebi o quanto o aparelho facilitaria a minha vida.

Como o notebook supriu bem minhas necessidades e não precisava de um Palm turbinado, pesquisei e comprei o pequeno Z22. Esse pequenino é muito básico mas para o que eu precisava estava de bom tamanho. Nos primeiros meses da faculdade, esse gadget quebrou um galho, porém acabei deixando-o de lado, sendo usado apenas como despertador.

Esses dias resolvi reativá-lo novamente. Em meu trabalho, uma agenda é essencial. Uma questão era em como utilizá-lo no Linux. Já havia lido alguns relatos, mas nunca fui além de uma leitura superficial de como fazer o Palm conversar com o pigüim.

Após muita busca, encontrei esse tutorial, o qual era o que eu precisava para ressuscitar meu Z22 e usá-lo tanto no trabalho quanto na faculdade, seja para anotações rápidas e agenda.

O Z22 funciona usando o visor mode, para tanto, no terminal digite:

$ sudo modprobe visor

Agora conecte seu Palm através da USB e no terminal digite:

$ tail -f /var/log/messages

Localize as seguintes linhas:

Jun  7 10:30:30 zion kernel: [ 7114.538039] usb 3-2: Handspring Visor / Palm OS converter now attached to ttyUSB0
Jun  7 10:30:30 zion kernel: [ 7114.538091] usb 3-2: Handspring Visor / Palm OS converter now attached to ttyUSB1

Caso a mensagem na retorne essas linhas, será necessário editar o UDEV

$ sudo gedit /etc/udev/rules.d/60-symlinks.rules

No arquivo “60-symlinks.rules”, adicione as seguintes linha:

# Create /dev/pilot symlink for Palm Pilots KERNEL==”ttyUSB*”, ATTRS{product}==”Palm Handheld*|Handspring *|palmOne Handheld”, SYMLINK+=”pilot”

Após, reinicie o UDEV:

$ sudo /etc/init.d/udev restart

Para finalizar o processo, edite o arquivo “devices.xml” que está em /usr/share/gnome-pilot/devices.xml:

$ sudo gedit /usr/share/gnome-pilot/devices.xml

Adicione a linha abaixo:

<!– Palm Z22 –> <device vendor_id=”0830″ product_id=”0061″ />

Pronto. Seu Z22 será reconhecido.

Para efetuar o hotsync, vá em SISTEMA/PREFERÊNCIAS/Dispositivos PalmOS. Adicione um novo PDA, configurando a conexão tipo USB, interrupção 2, no dispositivo /dev/pilot e  velocidade a 115200.

Não estou utilizando o jPilot para hotSync. Apenas a conexão normal. Quando o dispositivo é reconhecido, o sistema cria uma pasta “MyPDA” no diretório do usuário. Para tarefas, agenda, memorandos, utilizo o Evolution e estou muito satisfeito.

Fonte: Wiki Ubuntu

Um comentário sobre “Configurando o Z22 no Ubuntu

Deixe um comentário

