Ouro de tolo

Sou muito preocupado com segurança. Gosto bastante desse tema e tento me informar o máximo possível sobre a segurança de computadores e redes.

Fui vítima de um vírus via email uma vez, isso faz tempo, ainda nem conhecia o Linux. Nessa época eu usava Win98 e dava meus primeiros passos no mundo virtual. Tempo bom e perigoso. Não tinha a mínima noção de que podiam estar monitorando minha conexão e xeretando o que eu fazia na grande rede. Também pudera, pra começar pelo sistema que eu usava, tava pedindo mesmo para detonarem meu computador.

Quando assinei o serviço de internet aqui em minha cidade, uma conexão discada com um modem genérico de 33.600 kbps, não tinha a menor noção de que trojas, spams, e vírus podiam infectar uma máquina. Eu acreditava que esses vírus vinham pelo disquete. Era muito comum isso naquela época, especialmente os vírus de macro do Word.

Um certo dia porém, ao receber um email, não resisti a tentação de ver uma foto da Angélica nua. Hehehehe.. não sou tarado de plantão, mas como vivi a gerção anos 80, e muitos que viveram nessa época sabem bem o que eu estou dizendo, não pensei duas vezes e cliquei no link. Pinba! Não aconteceu nada para a minha frustração. Achei aquilo estranho. Cliquei de novo e mais uma vez não ocorreu nada. Bom, já que não apareceu foto nenhuma excluí o email, continuei meu trabalho e desliguei a máquina sem notar nenhuma anormalidade. Nessa época eu já tinha uma boa quantidade de bobagens virtuais ocupando meu HD como músicas, trabalhos escolares e jogos, muitos jogos.

No dia seguinte, sabadão, acordei cedo e fui dar continuidade a um trabalho. Liguei o PC, busquei algo pra comer e quando voltei e vi a tela quase sofri um enfarto. Meu HD estava zerado. Literalmente apagado. Fiquei maluco. Liguei para a assistência e pedi socorro. Na época eu não sabia formatar e recuperar dados. Após uma longa espera eis que vem o diagnóstico. Um vírus, nem sei qual, deve ter sido o Angélica, apagou todos os meus dados. Resumindo, me ferrei. Quem manda ser curioso também.

Isso foi real e após esta experiência nunca mais caí nessas armadilhas. Todos os dias minhas caixas de email ficam abarrotadas de mensagens que tem de tudo um pouco. A imagem acima demonstra um exemplo de como isso acontece todos os dias e milhões de usuários mundo afora caem de forma ingênua.

Nesse processo todo, quem agradece são os técnicos de informática que todos os dias faturam formatando computadores e garantem o leitinho das crianças.

Um comentário sobre “Ouro de tolo

Deixe um comentário

