EeePc – brinquedo de gente grande

Hoje brinquei com um EeePc da Asus. Pena que o aparelho estava com uma versão do Windows XP pirata. Desde o lançamento do aparelho eu estava a fim de conhecê-lo de perto. Isso que dá morar no interior, quando a gente tem acesso às novidades, na capital elas já sairam do catálogo. 🙂 (brincadeirinha…)

Li muitos relatos sobre o aparelho, não sei se é por causa do sistema operacional instalado, mas notei ele lento. Também pudera, um Celerom com 900Mhz querendo ou não engasga. Mas nada alarmante, até que rodou satisfatoriamente bem. Uma crítica que fiz foi substituírem o Linux pelo Windows. É aquela velha história de sempre, compra com o Linux e depois enfia goela abaixo o XPiratão.

Em uma análise superficial, vez que existem muitos reviews sobre o aparelhinho, gostei do tamanho e da portabilidade, porém o teclado…

Sim, é complicado e incômodo se adequar a ele. Usei um teclado portátil nos bons tempos de meu Palm Tungsten E e não tive dificuldades, já com o do mini-note a coisa “garrou”. O teclado do EeePc é, digamos, sem exagero, é muuuuuito pequeno. Para quem tem a mão grande e quer adquirir um desses, pode ir pensando em um mini-teclado USB para notebook, que apesar de pequeno é mais confortável.

Uma coisa que gostei muito foi da Web Cam embutida. É uma mão na roda para conferências, seja no Skype ou outro aplicativo de video conferência. Me chamou a atenção também foi o dispositivo wireless. Apesar de ser da Atheros, assim que acionado localizou rapidinho a rede da faculdade. Pena que não deu pra conectar devido o acesso ser através de autenticação pelo MAC.

No quesito tamanho e peso, principalmente no tamanho, o aparelho é show, porém outra coisa que atrapalha é a tela de 7 polegadas. Realmente é muito pequena. Estava configurada na resolução 800×480. Mudei para 800×600, só que em vez dela se adequar ao pequeno LCD, acabou ocultando as laterais.

O preço de venda sugerido do pequeno portátil é de R$1.300,00 (aqui no interior). Óbvio que se procurar com calma na internet dá pra comprar por bem menos, só que os preços do EeePC no Brasil são abusivos, infelizmente estamos pagando muito caro por ele.

Vai aqui uma sugestão, inclusive para aqueles que curtem o Windows. Na minha modesta opinião não vale a pena usar o sistema da Microsoft. Pelo menos enquanto não sai a nova versão do aparelho que contempla uma tela maior e mais capacidade de armazenamento. Só o sistema operacional com o Office 2003, Adobe Reader 8, SpyBoot e o AVG, além de outros programas básicos ocupou quase 70% do disco SSD.

Minha única frustração foi de não poder experimentar a versão com Linux. Adoraria fazer um comparativo entre os dois sistemas nessa maquininha. Se me questionarem se vale a pena ter um desses, eu creio que é uma boa opção, principalmente no quesito mobilidade.

O EeePc é bonito e charmoso, é um brinquedo de gente grande e que facilita e muito a vida de qualquer um que necessite estar conectado e procura um portátil pequeno e leve. É sem dúvida uma boa pedida, porém tem que estar rodando Linux!

Página do EeePc

Anúncios

Um comentário sobre “EeePc – brinquedo de gente grande

  1. Marcos 15 de maio de 2008 / 10:59

    Concordo em cada palavra =]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s