Mudando a cara de seu Ubuntu

No post anterior mostrei como ficou a nova interface de meu Ubuntu após algumas mudanças. Apreciei bastante o resultado, afinal, gosto de deixar meu desktop bonito e agradável aos meus olhos.

Alguns visitantes e amigos pessoais que também usam Linux me questionaram como procedi a configuração. Apenas para registrar, minha placa de vídeo não tem suporte a 3D e esse foi o principal motivo que fez com que eu encontrasse uma maneira de usar o Avant-Window-Navigator sem o Compiz. Após uma busca refinada na Net consegui finalmente colocar o AWN para funcionar. A partir dai foi só mudar algumas coisas e deixar o ambiente como eu gosto.

Para usufruir do AWN, usei o pacote Xcompmgr, um gerenciador ambiente gráfico que possibilita usar alguns efeitos 3D sem tem aceleração gráfica.

Para instalar o Xcompmgr:

sudo apt-get install xcompmgr

Para executar o aplicativo toda vez que iniciar o sistema, vá ao menu /Sistema/Preferência/Seções.

Adicione em Programas Iniciais conforme a figura abaixo

Após a instalação do Xcompmgr, é hora de instalar o AWN.

sudo apt-get install avant-window-navigator

Ao terminar a instalação do AWN, proceda a configuração para iniciar o aplicativo automaticamente entrando em /Sistema/Preferência/Seções.

Adicione conforme feito com o Xcompmgr, porém use em nome “AWN” e em comando utilize “avant-window-navigator”.

Pronto. Neste momento já podemos usar o AWN em sistemas que não tem suporte a placas 3D, como a VIA Chrome9.

A configuração do AWN é bastante simples, conforme pode ser visto na imagem abaixo. Você pode optar pelo 3D look (MacOS) ou Flat Bar (barra simples).

Para inserir ícones na barra clique em adicionar e colocar o nome e o comando da aplicação. Normalmente o ícone é vinculado ao aplicativo sem o usuário ter que ficar procurando a imagem correspondente.

O mesmo ocorre com os Applets, que devem ser escolhidos e enviados para o lado esquerdo da tela para serem ativados na barra.

As demais configurações ficam a gosto do usuário. Use sem moderação. 😉

Agora é hora de refinar a aparência do sistema.

Uma das maiores frustrações de alguns usuários do Ubuntu foi a notícia de que o Hardy não receberia as modificações sugeridas inicialmente em sua interface gráfica. Isso ficou para a próxima versão, o Intrepid Ibex. Já estão trabalhando no que será a nova cara do Ubuntu em sua próxima versão, mostrando um mockup e disponibilizando um tema (ComicGel) que pode ser baixado clicando aqui.

Foi com este tema que implementei as demais configurações gráficas de meu sistema. No pacote está disponível além do tema propriamente dito, cursores, ícones e um capt onde são sugeridas fontes para serem utilizadas.

O processo de instalação do tema é bastante simples e familiar para que usa o GNOME. No Ubuntu, clique com o botão direito do mouse na área de trabalho e vá até a opção alterar o plano de fundo. Ao abrir a caixa, aba “Tema”, clique na opção instalar. Localize a pasta onde você descompactou o pacote baixado com o tema ComicGel. Na pasta “Main theme”, selecione o pacote Gelatin.tar.gz. Pronto! Seu novo tema está instalado.

Para instalar os ícones e cursores, na mesma caixa selecione personalizar, vá até a aba “ícones”. Mais uma vez, na pasta onde você descompactou o pacote ComicGel, entre na pasta Icons e arraste o arquivo até a caixa anteriormente mencionada. Após esta ação, tanto o Gelatin quanto os ícones (Human Elephant Savane) já podem ser usados.

Em relação aos cursores, não os instalei considerando que os atuais disponíveis no sitema me atendem, porém se quiser instalar siga o mesmo procedimento acima entrando na aba “cursor”.

Uma dica para quem curte transparências, o Xcompmgr possibilita usar a transparência no do terminal, não só mostrando a área de trabalho, mas sim qualquer aplicação que esteja em background. Para configurar, vá no menu Editar/Perfis/Editar e na caixa que surgir, procure a aba “Efeitos” e marque a opção fundo transparente.

Atualizado

Outra dica é instalar o gDesklets para deixar o ambiente ainda mais bonito. Existem outras opções, mas gosto dessa devido não usar muito recurso da máquina, pelo menos aqui não. Para instalar digite no terminal – sudo apt-get install gdesklets

Para chamar o aplicativo quando o sistema for iniciar, siga as instruções do Xcompmgr e AWN acessando o menu Sistema/Preferências/Sessões.

Existem diversos “widgets” que podem ser usados e configurados.

Para acessar as configurações do gDesklets vá ao menu Aplicações/Acessórios/gDesklets.

Finalizando, a instalação é bastante simples e em menos de 10 minutos dependendo de sua conexão você terá uma nova interface elegante e bonita. Você pode ainda fazer combinações e deixar o seu sistema com a sua cara. Espero que tenham gostado.

Créditos: BR-Linux, Desenvolvimento do Ubuntu, Rafael Proenças’Home

10 comentários em “Mudando a cara de seu Ubuntu

  1. Sávio, em relação aos applets, você se refere aos do gDesklets ou do AWN? Se for os do gDesklets, abra o gerenciador do programa que está em Aplicações/Acessórios/gDesklets e no menu Arquivo mande instalar o pacote local ou remoto.

    Se os applets que você menciona são do AWN, siga as orientações de instalação no post (https://caminholivre.wordpress.com/2008/05/06/instalando-o-awn-no-hardy/) e não se esqueça de instalar o pacote awn-extras-applets-trunk.

    😉

    Curtir

Deixe um comentário