A nova batalha entre Davi e Golias

Alexander Ponosov ganhou ano passado o apoio do presidente Vladimir Putin e de Mikhail Gorbachev quando foi acusado e processado por instalar softs da Microsoft nos computadores da escola onde leciona. Ele foi condenado a pagar metade de seu salário como multa. Porém o professor alegou que o programa já estava instalado nos computadores quando eles foram entregues e que não sabia que as licenças eram falsificadas.

Essa história foi amplamente divulgada na imprensa. Pôxa! O professor queria apenas dar suas aulas e, mesmo alegando que não tinha culpa no cartório acabou pagando por algo que não fez.

Pois bem, com o saco cheio dessa história de Microsoft, software proprietário, preços altos, o professor Ponosov chutou o pau da barraca e lançou uma campanha contra a dominação global das gigantes do software.

A idéia é a utilização de software livre para a libertação do uso de tecnologias proprietárias. A organização de Ponosov, chamada Centro Russo para Tecnologias Livres, incentivará o parlamento russo a adotar legislação que encoraje o uso de software livre. Vale lembrar que já existe um projeto naquele país no qual o governo quer implementar a utilização de programas livres nos computadores de todas as escolas da Rússia.

Durante entrevista à imprensa, Ponosov deixou claro que seu país precisa se libertar dessas empresas uma vez que existe uma perda de identidade quando da utilização de produtos da Microsoft, Apple, Oracle, dentre outros mais. Ele ressaltou ainda que a melhor saída é sim a adoção de software livre especialmente porque além de existirem milhares de pessoas que ajudam em sem desenvolvimento, o código é de domínio público.

Fonte: Terra tecnologia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s