Pingüim Móvel

Esses dias resolvi trocar meu celular. O antigo, um modelo da Nokia até que me atendia bem, no entanto optei por um aparelho que possibilitasse expansão de memória e essas frescuras multimídia como, MP3, vídeos e rádio FM. Vou adiantar que não uso todos esses recursos, porém a expansão era o que eu mais necessitava.

Na minha busca por um celular barato e que tivesse essas firúlas acima citadas, acabei encontrando o Sony Ericsson W200i da linha Walkman. O celular é bom, tem tudo que eu estava buscando e um ótimo preço.

Na verdade eu queria um aparelho que tivesse esses recursos e que rodasse o Linux. O A1200i da Motorola era meu candidato predileto, porém os recursos ainda não me permitem investir num desses, então tive que contentar com o modelo escolhido e não me arrependo.

Desde o lançamento da Motorola, venho namorando um celular que rode Linux, mas até então os poucos modelos que encontrei estavam bem distantes de minha realidade em relação a preço. Ainda creio que pagar mais de 500 reais em um celular é sacrificar meu bolso, pelo menos enquanto tiver na faculdade ainda é complicado. Celular por celular tudo é a mesma coisa, a finalidade do aparelho pra mim no momento é apenas estar em contato com a família, namorada e trabalho, usar o recurso do cartão de expansão e de vez em quando, ouvir o programa do Padre Reginaldo todas as manhãs numa rádio aqui de minha cidade.

Hoje porém tive a boa notícia de que a LG e Samsumg apresentaram modelos de celulares que rodam Linux desenvolvido pela Fundação Linux Mobile.

A segunda maior fabricante mundial de celulares, Samsung, que usou o Linux em seus aparelhos em 2006, lançou o novo modelo SGH-i800, acionado por software LiMo, no Mobile World Congress, enquanto a LG demonstrava um protótipo do LG LiMo. Ao todo são 18 modelos que usarão a plataforma aberta .

Além dessa plataforma LiMO, o Google desenvolve a plataforma Android, que promete acirrar o desenvolvimento de sistemas para dispositivos móveis.

A revista Info desse mês também destaca em uma matéria de quatro páginas sobre o desenvolvimento de aplicações que utilizam o Linux como sistema operacional e demonstra através de uma pesquisa realizada pela ABI Research que 8,1 milhões de dispositivos foram vendidos ano passado rodando Linux embarcado e a previsão é de que 127 milhões de dispositivos seja vendidos 2012 diminuindo assim a participação do Symbian dos 73% atuais para 46%.

Na contra mão dessa nova realidade em relação a utilização de sistemas abertos, a Sony Ericsson, quem diria! Firmou contrato com a Microsoft para utilizar a plataforma Windows Mobile em seus novos celulares que foram apresentados no último domingo.

A linha Xperia X1 é o novo modelo da empresa que rodará a plataforma da Microsoft. A Sony Ericsson pretende, no entanto, revelar novos aparelhos com o sistema da Microsoft nos próximos meses. Segunda a empresa, a plataforma Symbian ainda será largamente utilizada.

Enquanto o Android não chega definitivamente e outras empresas começam a mostrar a força do open source em dispositivos móveis, o ideal é aguardar as novidades que sairão do forno nos próximos meses.

Fonte: Terra Tecnologia, IDG Now, Info Online 1 e 2

Deixe um comentário

