KDE4 – test drive

Enfim saiu a nova versão do KDE. Esse é o primeiro de tantos outros lançamentos em 2008 que prometem. Aliás, esse ano promete muito em relação ao Software Livre.

Ontem baixei a imagem do live cd do Kubuntu com o novíssimo KDE. Não farei aqui um relato detalhado nem técnico. Primeiro porque estou literalmente desacostumado com o KDE, segundo terei que reaprender a usá-lo, ainda mais em se tratando de uma nova versão.

A imagem tem pouco mais de 500 mb e foi baixada em três horas. O boot transcorreu normalmente, porém senti falta do bootsplash. Após o sistema ser carregado na memória pude brincar um pouco e conhecer as novidades. O processo de instalação segue o mesmo padrão, embora eu não esteja familiarizado com o Kubuntu, deu pra sentir o poder do novo ambiente.

A instalação durou quase 2 horas. Isso ocorreu devido o processo ter sido feito baixando pacotes de idiomas e configurações online.

No geral, apesar de ter perdido a familiaridade com o KDE desde que migrei para o Ubuntu, senti que a nova versão do gerenciador gráfico tem um futuro promissor, especialmente porque o time de desenvolvimento ousou e acertou. Gostei muito dos Plasmoides e acredito que com o amadurecimento e estabilização da versão, o KDE poderá num futuro dividir com o GNOME a minha preferência.

Tive alguns pequenos problemas, por exemplo, quando abri o terminal o sistema deu um erro. Nada demais, o aplicativo funcionou normalmente. Senti também que o ambiente não engasgou em meu Athlon XP, foi bem rápido, mas isso é difícil de medir tendo em vista não ter um parâmetro de verificação do que vem a ser mais rápido.

Resumindo, o KDE4 é bonito e simples. Em que pese a mudança de conceito em relação as versões anteriores, acredito muito que a nova versão será um sucesso, mas para isso há muito o que ser feito ainda.

Anúncios

Um comentário sobre “KDE4 – test drive

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s