O Linux na esfera pública

Duas matérias me chamaram a atenção essa semana. Uma trata da migração para o Linux que o Senado Federal irá fazer nos próximos dois anos e a outra é sobre a compra de 90 mil computadores pelo Ministério da Educação para equipar as escolas brasileiras com laboratórios de informática.

Solis é o nome do projeto do Senado para a migração que acontecerá nos próximos dois anos. Com a mudança o Senado espera economizar cerca de 3,5 milhões de reais. Esse é o gasto da casa com a aquisição de software proprietário. Essa economia propiciará investimento em equipamentos mais modernos de informática.

A outra notícia trata da aquisição de 90 mil computadores pelo Ministério da Educação, através do Edital de Pregão Eletrônio 45 de 22Out07. O edital estabelece a aquisição de computadores na modalidade pregão, os quais deverão ser entregues rodando o sistema operacional GNU/Linux Debian, conforme item 3.1.16 do edital.

Enfim, duas notícias significativas para o universo open source. Isso demonstra que mesmo buscando enconomia em aquisição de softwares, o governo realmente demonstra mais uma vez estar em perfeita sintonia com a utilização de ferramentas livres na esfera pública. Quem ganha com isso? A população e os usuários.

Na entrevista concedida a Paulo Henrique Amorim, o secretário de educação à distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky afirma que a utilização dos computadores será voltada para a complementação do ensino no que diz respeito a matérias específicas como matemática, física, biologia, português e química. Isso tudo será feito através de conteúdo digital voltado para as 3 séries do ensino médio.

É uma pena que ainda não contemplem no processo de formação de nossas crianças e jovens, matérias relacionadas à tecnologia. Assim estariam investindo na capacitação desde o ensino fundamental e médio e certamente em um futuro não muito distante, teríamos grandes profissionais ligados a área de tecnologia da informação.

Por Br-Linux e O Linux

Anúncios

Um comentário sobre “O Linux na esfera pública

  1. Bruna Correa 1 de novembro de 2007 / 19:00

    oiii.. estou estudando para concurso para o cargo de administração para Escola Agrotecnica Federal de Machado e tem entre as matérias que cairão “Linuxx”, vcs tem alguma apostila de fácil entendimento que poderiam me mandar?

    Obrigado,
    Bruna.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s