Notas da versão

Após uma sumida resolvi dar as caras novamente. Quando a profissão exige, a gente tem que dedicar e isso acaba fazendo com que alguns projetos fiquem em segundo plano. Não que essa idéia me agrade, mas essas coisas acontecem e preciso garantir o meu salário.

Esses últimos três dias foram agitados. Confesso que nem tive tempo de dar uma boa lida sobre linux conforme gosto.

Hoje porém, após um dia bastante produtivo, tanto no serviço, quanto na faculdade, resolvi dar uma olhada como anda o universo Open Source. Ao menos as coisas estão voltando ao normal agora.

Para minha surpresa, li em alguns blogs que foi liberado o beta do Gutsy. Enfim, são menos de 30 dias para que a nova versão do Ubuntu seja liberada. Tem gente porém que não gosta de ir de cara atualizando as máquinas, preferem o sistema digamos, amadurecer. Eu no entanto não vejo a hora de baixar a versão final e instalar em meus computadores. Já uso a Tribe 5 no PC para testes. Infelizmente a falta de tempo ainda não me permitiu brincar com a nova versão como queria.

Uma das coisas que está me contagiando com a nova versão do Ubuntu são as funcionalidades implementadas. Olhando as notas da versão, constatei que o Gutsy promete ainda mais. É aquele negócio, a cada versão o Ubuntu se supera.

Além do GNOME 2.20, destaco aqui o Compiz Fusion habilitado por padrão, o sistema de pesquisa no desktop (deskbar), a opção de instalação de plugins do Firefox, incluindo o Gnash Flash Player, ferramenta gráfica de configuração do X e a instalação automática de impressoras. Além dessas implementações, muitas outras se destacam, porém a que mais me chamou a atenção foi sobre o consumo de energia. Como utilizo o Linux em meu portátil, espero conseguir uma boa performance de minha bateria. No mais é só esperar o lançamento da versão final no próximo mês e sair pro abraço.

Leia as notas da versão e tire as conclusões sobre o Gutsy e suas funcionalidades.
Vale lembrar no entanto que esta é uma versão beta e não deve ser instalada em máquinas de produtividade.

Deixe um comentário

