Que tal você conhecer mais sobre o Linux?

Sempre me perguntam como comecei minha aventura no mundo Linux. A história é um pouco longa. Em resumo, digamos que foi por curiosidade e pelo simples fato de querer explorar o desconhecido.

Geralmente é assim. Muitos usuários munidos de bastante curiosidade e desejo em explorar algo novo, vão pelo impulso e acabam se apaixonando ou ficam decepcionados quando tentam instalar um sistema Linux em seu PC e não conseguem.

Na verdade muita gente entra no universo open source por curiosidade. Digo isso porque comigo foi assim. Porém o gosto se torna amargo quando não se consegue instalar e manipular o Linux na primeira tentativa. Assim as pessoas acabam frustradas e desistindo em aprender mais sobre o sistema.

É sabido que em todas as instalações mal sucedidas, quem leva a culpa é o sistema operacional. É muito comum ver comentários por aí que Linux não presta. O que não é contabilizado no entanto é que o hardware é o grande vilão nesta história. A que se considerar que muitos desses usuários que tentam se aventurar, em sua grande maioria não tem nenhuma idéia de que existem barreiras no universo livre. A não liberação de especificações de hardware é um exemplo . Com essas limitações, fica difícil para a comunidade de desenvolvedores disponibilizar drives compatíveis para um correto funcionamento sistema operacional.

Uma dica pra quem quer aprender e instalar o Linux, é fazer uma consulta sobre a compatibilidade de seu hardware. Existem sites que são especializados nesse assunto, tanto para hardware em geral quanto para computadores e notebooks.

Uma leitura preliminar também ajuda quando está se pensando em migrar ou testar uma distribuição Linux. Fazendo uma busca sobre a palavra Linux no Google, o sistema retornou mais de 387 milhões de resultados. Se refinarmos para “distribuições Linux”, o número chega na casa de 2 milhões. Se quisermos sobre manuais Linux, o resultado gira em torno de 4 milhões e novecentos mil resultados. Em fim, conteúdo é o que não falta na internet. Naturalmente que muita coisa está desatualizada ou então não é de fonte confiável. Portanto, antes de instalar ou migrar, busque se informar.

Hoje existem centenas de distribuições Linux disponíveis. Segundo pesquisa realizada no DistroWatch, existem cerca de 365 distribuições Linux relacionadas, sendo que as 10 mais populares são: Ubuntu, OpenSuse, Fedora, Debian, Mandriva, PCLinuxOS, Mepis, Knoppix, Slackware e Gentoo.

Após estas dicas, dê ênfase para os Live Cd’s. Esse tipo de distribuição é um bom começo para quem ainda não tem nenhuma experiência e quer aprender Linux sem ter a necessidade de instalá-lo logo no primeiro boot.

Uma coisa que sempre alerto aos que querem iniciar no mundo Linux: Não existe o “melhor Linux”, existe sim a distribuição que melhor atende suas necessidades. Portanto, pesquise e se identifique com o que melhor lhe atender.

Para quem quer dar seus primeiros passos, foi relacionado abaixo alguns sites que julgo importantes neste processo de busca de informações, para que sejam sanadas as dúvidas iniciais de como começar com o pé direito no universo Linux.

Uma coisa que acho muito legal e que se não visualizarem como plágio, irei adotar aqui no blog doravante. O pessoal do Planeta Ubuntu após cada post indica um link em como iniciar no sistema. Como eu uso e recomendo o Ubuntu devido à sua facilidade e simplicidade, deixo a seguinte frase:

Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui!

Para começar com o pé direito no mundo Linux: Guia Foca GNU/Linux, DistroWatch, Linux Drives, PSL Brasil, Viva o Linux.

PS: Existem outros grandes sites sobre como inciar no mundo Linux. Quer compartilhar conosco? Deixe seu comentário e o link para que possamos trocar informações e conhecimentos. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s