Simplificando as coisas

Nada melhor que a praticidade do dia-a-dia. Tudo hoje é feito em busca de uma melhor otimização de nosso tempo e em especial de nossas atividades diárias. Já tem mais ou menos uns oito meses que não vou à minha agência bancária, nem mesmo para beber um cafezinho, coisa que nunca fiz aliás, isso porque o banco oferece todas as facilidades possíveis para que eu não vá lá mesmo e nem precise por exemplo enfrentar as longas filas do caixa eletrônico nos dias quentes. Hoje posso resolver minhas coisas, pagar minha contas sem ter que sair de casa.

Sempre gostei das coisas simples e fáceis. Não sou comodista! Pra que complicar se podemos minimizar as dificuldades e conseqüentemente abreviar alguns caminhos que certamente poderiam ser mais árduos?

Diante dessas facilidades, visito todos os dias, uma média de quinze a vinte blogs e dou uma boa olhada nos principais portais de notícias. Isso começa as seis da manhã quando sento em frente ao meu notebook e vou digerindo tudo que posso enquanto tomo meu café. O resto vou fazendo de acordo com minha disponibilidade durante o dia.

Após me informar sobre mensalões, CPI’s e sobre meu Cruzeirão, vou direto ao assunto – O UNIVERSO LINUX. Parece rotina, mas não é. É muito bom poder ler sobre as novidades, lançamentos, funcionalidades, tutoriais, sem falar nas dicas e sugestões que encontro nos sites especializados sobre software livre que sempre surpreendem com informações que são por demais úteis na construção das idéias/visão em relação ao Linux.

Confesso que isso tudo parece coisa da série animada Os Jetsons. Quem não se lembra daquele desenho animado que tratava a tecnologia do futuro em episódios hilários e divertidos. Nada que se compare a nossa realidade hoje, mas da vídeo conferência que faço com minha amiga Viviane lá em Palmeiras de Goiás, quando a gente arruma um tempo pra falar um pouco da vida e matar a saudade às transferências de arquivos em tempo real com os colegas da faculdade ou do serviço, isso tudo demonstra o quanto as facilidades da tecnologia são importante na vida de milhões e milhões de usuários de computadores ao redor do planeta.

Essa facilidade no entanto ainda sofre algumas barreiras que impedem que o Linux seja amplamente adotado pelas pessoas.

Ontem li uma matéria muito interessante no blog do Antônio Fonseca e fiquei bastante animado. Para mim não faz muita diferença, pois minha rotina de configuração de meus computadores já está memorizada, mas para um usuário que está iniciando no Linux, sem dúvida será mais uma funcionalidade que otimizará suas atividades e ganho em relação ao uso do sistema, sem ter que se preocupar com linhas de comando.

Segundo a notícia, o mantenedor do Xorg do Ubuntu, Bryce Harrington demonstrou recentemente o recurso BulletProof-X que deve ser incorporado no Ubuntu 7.10. O BulletProof-X proporciona um ‘failsafe mode’ que garantirá que os usuários nunca mais tenham que configurar manualmente os parâmetros de seu hardware gráfico através da linha de comando, ou seja, tudo será feito de maneira simples, como sempre deveriam ser, pelo menos em tese.

Do ponto de vista de um usuário que busca a otimização das coisas, acho que demorou. Existem pessoas que ainda defendem o controle total de um sistema usando a “munheca”, ou seja, quer facilidade, use Windows, OSX, mas aí é que está o diferencial. Enquanto existirem pensamentos como estes, de que Linux é para os bons, não teremos um sistema voltado para as pessoas que querem o simples, que querem mudar mas não abrem mão da simplicidade para navegar, digitar seus textos, mandar seus email, pagar as contas online e jogar Frozen Bubble.

Um comentário sobre “Simplificando as coisas

  1. Viviane 31 de agosto de 2007 / 14:34

    Honradissima em ler meu nome nesse post aqui. Muito interessante o titulo e o conteúdo de modo geral. Vc fala do LINUX com tanto prazer que eu já nao estou aguentando de vontade de conhecer…rss Só que estou acomodada! Nem nem, estou precisando usufruir da simplicidade da vida viu. Deu pra refletir legal. beijos . Legal o blog, gostei mto

    Curtir

Deixe um comentário

