E dá-lhe GNOME

No início de minha jornada com o Linux, não me adaptei bem ao GNOME. Começei utilizando o Conectiva Linux e o ambiente padrão era o KDE. Meu namoro com esse ambiente prometia ser duradouro, gostava do KDE, porém, com a aquisição da Conectiva pela ex-Mandrake (hoje Mandriva), resolvi navegar para outros rumos. Passei pelo Fedora, SuSe, Debian e aportei no Ubuntu.

A primeira mudança radical foi ter que me adaptar ao GNOME. Confesso que foi mais simples que eu imaginava. Hoje não tenho dúvidas, sou GNOME de carteirinha, especialmente pela sua simplicidade e facilidade.

O site Desktop Linux, realizou a pesquisa “Mercado Desktop Linux 2007” e o resultado para o GNOME não poderia ter sido mais positivo. Ele abocanhou 45% da preferência dos usuários que votaram. E esse resultado faz jus ao primeiro colocado. Nada contra os demais ambientes, porém, como mencionei, o GNOME pela sua simplicidade é uma ótima opção para quem está procurando algo mais fácil de utilizar.

Além do GNOME, desponta na pesquisa o Ubuntu (distribuição para desktop), Firefox, Thunderbird e o Wine como aplicação.

Fonte: DesktopLinux.com

2 comentários sobre “E dá-lhe GNOME

  1. terramel 24 de agosto de 2007 / 16:21

    Opa, blz? Também comecei com o Conectiva 10. na verdade já testei o Kurumin mas só instalei e manti por algumas semanas e assim que peguei o Conectiva 10 já o instalei no meu PC mais ou menos em agosto de 2004. Ele está no meu K6 até hoje a estou escrevendo por ele agora 😉 A única diferença é que não uso o KDE aqui e sim o Fluxbox que customizei há tempos com junto com o Rox e tudo mais 😉 Adoro o Conectiva, mas ele perdeu muitos pontos para mim depois que foi adquirido pela Mandrakesoft. Mandriva para mim nem pensar. O pouco que vi não gostei. Me apaixonei pelo Ubuntu depois que usei o Feisty e mantenho o Feisty desde que saiu a versão oficial e a instalei no meu notebook 😀 Resumindo. Meu K6 é conectiva 10 com Fluxbox e meu notebook (celeron) é Ubuntu Feisty Fawn com Gnome ;D

    Uma distro que gosto muito (ainda mais que o Ubuntu), minha distro preferida, é o Debian ;D Também gosto muito do Kurumin, mas precisa mudar algumas coisas e funcionar melhor aqueles scripts 😀

    Abraços

    Terramel

    Curtir

  2. thluxx 24 de agosto de 2007 / 19:06

    Minha jornada no linux começou com o Conectiva 5. Foi uma experiência e tanto. Depois comprei a versão 6, 7, 8, 9 e a 10 eu fiz questão de baixar as versões de desenvolvimento e ir testando e reportando até o produto final. Não era uma distribuição muito simpática do ponto de vista dos usuários mais avançados, mas eu gostava. Primeiro porque era brasileira, segundo porque foi o primeiro contato. Sofri um bocado pra fazer os terríveis winmodens rodarem, configurar vídeo e outras coisas, mas tenho sim boas recordações. Com a aquisição pela Mandrakesoft, migrei para o SuSe, na ocasião eles haviam liberdado o sistema para o público. Gostei, mas não era bem o que eu queria. Testei o Mandriva 2007, comprei a licença através do Mandriva Club, não gostei, não era o que estava pensando. Já me sentido meio que órfão, li uma reportagem da Linux Magaznine sobre o Ubuntu e entrei de cara. Instalei a versão sugerida (que vinha no cd do mês), se não me engano a 5 e alguma coisa, desculpe pela falta de memória. Instalei e gostei. Mesmo assim resolvi arriscar um vôo mais alto. Baixei o Debian e sapequei ele no meu desktop. Sinceramente foi tudo de bom. Lembrou-me vagamente os bons tempos da Conectiva, apesar de não ter nada a ver. Nessa volta ao mundo do universo Linux eu já testei de tudo um pouco. Kurumim, Slack, SuSe, Mandriva, Red Hat, Fedora, Mandrake e parti até para o FreeBSD. Cada um deixou uma experiência interessante. Hoje uso o Ubuntu e estou muito satisfeito.

    Curtir

Deixe um comentário

