Bobeou, dançou!

Na última sexta-feira (17/08), antes de terminar meu dia de trabalho e ir para a faculdade, li uma notícia não muito positiva para o Linux e software livre. Sempre deixei bem claro que não existem sistemas seguros, pelo menos em minhas falas enfatizo muito essa questão. Todos sabemos disso, mas um leigo no assunto jamais entenderá sobre brechas de segurança, atualizações de softwares e coisas semelhantes. Na verdade ele quer é sentar em frente ao PC e fazer suas tarefas diárias. Mas quando o PC pega vírus, trava e não roda mais as aplicações, ele culpa o sistema operacional, dizendo que não presta.

Semana passada o projeto Ubuntu interrompeu cinco de seus servidores comunitários, veja bem, não são os servidores da Canonical, empresa que desenvolve e distribui o Ubuntu. O motivo dessa paralisação foi devido seu site principal ter sido atacado por essas máquinas.

Daí vem a perguntinha básica – Mas Linux não é seguro? Sim, é seguro e eu recomendo, mas o duro da notícia em pauta é que a invasão dos servidores aconteceu justamente por falta de segurança e aplicação das correções.

Segundo o que foi noticiado pela mídia especializada, os responsáveis não aplicaram os patches de segurança (atualizações) e o uso de ftp para acesso às máquinas pode ter dado passwords em texto puro à quem tivesse monitorando a rede. Ou seja, não usaram conexão segura.

Daí o dito popular “casa de ferreiro, espeto de pau” (peguei da Info), ou seja, se temos um sistema seguro e confiável, porque não utilizá-lo em nosso favor? Que a lição sirva de exemplo, especialmente para aqueles que ainda não acreditam nas questões de segurança de um sistema e insistem e administrá-lo de qualquer forma.

Fontes: Info e Under Linux

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s