Três semanas com o EeePc

Na próxima sexta-feira completo três semanas com o EeePc. É uma mudança de conceito. No primeiro contato a gente se assusta com o tamanho reduzido do aparelho, mas com o manuseio você vai se familiarizando e tomando gosto.

A tela de 7 polegadas com resolução de 800×480 no início se torna um pequeno inconveniente, ainda mais quando você está acostumado com uma tela wide de 15′. Mas garanto, não é intolerável, especialmente na internet, nada que um F11 ou ajuste no zoom do Firefox não resolva e com o tempo você se acostuma numa boa.

Meu note veio com teclado abnt e a versão do Xandros era em português do Brasil. Era, porque ficou menos de quatro horas instalada. Testei a versão original nesse período e gostei, mas não era minha intenção usá-la.

Antes da chegada do aparelho fiz uma pesquisa detalhada sobre o EeePc. Fóruns, comunidades, blogs e todo tipo de informação que encontrei foi útil na decisão de mudar o sistema operacional.

No blog do André Noel, li algo sobre utilizar a interface do Ubuntu Remix na versão do Ubuntu Eee. Cheguei a instalar essa versão, mas apanhei bastante em algumas configurações. O plano B já existia e  estava pronto para ser executado. Neste post, Cid Andrade relata sua experiência com o pequeno notebook e a instalação de uma versão do Ubuntu customizada especialmente para o aparelho, o eeebuntu. Já tinha baixado a imagem. Existem duas, a remix e a standard. Baixei a versão remix e após criar o disco de instalação no pendrive iniciei a instalação. A tela de boot é em inglês e possibilita através da tecla F3 escolher o mapa do teclado. O restante da instalação é basicamente a mesma da versão oficial da distro. O ideal é fazê-la conectado em uma rede, vez que e essencial baixar os pacotes de idiomas. Um diferencial entretanto em relação a versão standar e remix, é que a primeira usa a interface tradicional do Ubuntu, inclusive podendo o usuário habilitar o compiz sem nenhum problema. Já a segunda versão, por se tratar de uma interface desenvolvida especialmente para aparelhos como o EeePC, por padrão os efeitos especiais são desabilitados.

A instalação é bastante rápida, bem como a inicialização do sistema e boot. Afinal, o pequeno note usa disco SSD e isso faz uma enorme diferença. Após a instalação, procedi alguns ajustes no sistema, desinstalei alguns programas que não seriam úteis em meu dia-a-dia e instalei outros, dentre eles o NetBeans e aplicações Java. Rodou? Sim, mas é um pouco lento, ainda mais em se falando de NetBeans. O reconhecimento do hardware também foi um diferencial na escolha da versão eeebuntu. Simplesmente reconheceu tudo, sem nenhuma intervenção deste que vos escreve.

Nessas quase três semanas testei de tudo um pouco até chegar no que eu queria, buscando assim uma melhor otimização do disco, bem como deixar rodar as aplicações necessárias ao meu dia-a-dia. Após vários testes, optei por não usar swap durante a instalação. Não senti diferença com ou sem a partição de troca. Com 4GB e 512 de ram, em tese eu teria de deixar 1 GB de swap, e isso não é bem uma realidade num HD de 4 GB.

A instalação final está ocupando exatamente 2,8 GB de disco. Para minimizar o problema de espaço, inseri um cartão SD de 512 MB que possuo e estou guardando os dados da faculdade nele. Desinstalei o NetBeans e optei pelo OpenOffice, que será mais útil. O SDK do Java  foi preservado. Nada melhor que aprender a linguagem usando o Gedit.

Desinstalei também alguns pacotes como o Amarok, que vem por default, alguns gerenciadores de imagens e outros pacotes que não seriam tão essenciais para meu uso.

Resumindo, estou bastante satisfeito com  o EeePc. Realmente minhas expectativas foram superadas com a performance do aparelho. A versão eeebuntu também mostrou-se 100% usual, bonita e robusta. Enfim, se alguém ainda duvida se vale a pena ou não em ter um desses, posso afirmar que sim, vale muito. Eu poderia ter aguardado os novos lançamentos e optado por uma versão mais recente, como a série 900. Mas aí ficaria naquele dilema, ou seja, estava procurando algo mais simples e que não tivesse com um preço equivalente  um notebook mais barato. Para quem busca um aparelho pequeno e leve e não se importa com a tela reduzida a série 700 do EeePc é sem dúvida uma otima aquisição.

About these ads

11 comentários sobre “Três semanas com o EeePc

  1. estou com um problemão com o meu usando o ubuntu eee. Toda vez que coloco um cartão sd ele da a mensgem que não consegue montar o volume, que apenas superusuario pode e fica por isso mesmo…estressante Ele acusa que tem o cartão SD microsd 1gb é o nome do volume mas não monta. Isso funcionava normal quando essa máquina estava no windows xp. No mais ele le os pen drives na boa…mas preciso do leitor de SD. Alguém me ajuda, e to aceitando qualquer tipo de linux, sou novato em linux…mas só preciso de openoffice e mp3 player, o resto faç no desktop na boa…
    Aguardo urgente ajuda

    Emanuel

  2. Emanuel, basta você proceder da seguinte forma:

    Abra o terminal e digite: sudo gedit /etc/fstab

    Com o Gedit aberto, na ultima linha coloque:

    /dev/sdb1 /media/disk auto user,noauto,exec,utf8 0 0

    No meu caso específico, o cartão foi reconhecido como “sdb1″, caso tenha dúvida, no terminal digite o comando: df -h – o sistema vai retornar os discos e midias conectadas. Procure algo como /media/disk – esse é o seu cartão. Basta verificar se o mesmo é sdb1 ou outro e colocar na linha no fstab. Reinicie a máquina e pronto. Tudo vai funcionar normalmente.

    Qualquer coisa, escreva um comentário caso tenha dado certo ou não.
    ;-)

  3. Bom dia colega.
    Instalei o eeebuntu tambem mas notei que o ventilador do processador acionava mais frequentemente que com o Xandros, isso confere com a sua instalação?
    Parabens pelo post.

  4. Douglas, ontem refiz a instalação do eeebuntu em sua versão mais recente. Pelo que percebi, inclusive agora, pois estou usando ele neste momento, o cooler está funcionando normalmente. Se você optou por utilizar a nova versão, existe algumas opções de personalização no menu principal, onde você pode ajustar melhor o seu sistema. Em breve irei postar sobre a nova versão e otimização do sistema. ;-)

  5. oi gente , asus e foda !!
    o meu e um Eee pc 701
    eu coloca um unidade de cd usb
    e instalei o windows xp sp3 lite
    ate agora esta otimo nao tenho o que reclamar
    mas gostaria muito de usar essa versao eeebuntu stander
    no cartao sd de 4 gb mas como eu fasso isso
    pois tenho, quando vou instalar ele nao acha o cartao

  6. Sidney

    qual seu tipo de cartão? Comprei recentemente um Mini SD, aquele que vem com adaptador pra fazer um segundo drive. Não reconheceu nem a base de reza. Não me aprofundei no problema visto que logo encontrei um comprador para o cartão. Vou verificar e tão logo encontre algo, postarei aqui.

  7. Ola , tenho um eeepc , um dos primeiros modelos que saíram. Ele rodava em Linux e eu pedi para instalarem o windows XP no computador. Eu queria instalar meu modem de internet nele…o modem foi instalado ma nao roda, sendo que aparece uma mensagem dizendo que a resolucao da tela deve estar entre 600 X 800. Fui no settings , dei i comando , mas quando tento acionar o modem , aparece novamente a mesma mensagem. Pode me ajudar a descobrir o problema ? Obrigada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s