Início > Blogosfera, Blogroll, Curiosidades, Dicas, Soluções > Monitorando o sistema com o Conky

Monitorando o sistema com o Conky

Na busca da otimização de minha área de trabalho, sempre procuro usar uma interface bem customizada e que atenda as minhas necessidades e meu gosto. Em posts anteriores falei sobre como melhorar e deixar a área de trabalho mais bonita e atraente, seja pra uso pessoal, seja para impressionar devido a flexibilidade que os ambientes gráficos do Linux proporcionam aos usuários.

Outro dia em sala de aula, o Clayton, um colega de faculdade que também utiliza Linux, deu uma personalizada legal em seu Ubuntu. Na imagem abaixo dá pra conferir o trabalho final. Uma das coisas que me chamou a atenção foi o monitor de sistema que ele estava usando. Perguntei sobre e fui apresentado ao Conky.

O Conky é um monitor de sistemas que funciona através de scripts personalizáveis. É bem simples e de fácil instalação. No site do projeto existem vários modelos para que o usuário possa ir experimentando e modificando conforme seu gosto e necessidade. Existe uma vasta opção de monitores de sistema. Usei até pouco tempo o gDesklets, porém gostei bastante do Conky e resolvi testá-lo.

Monitorando o sistema, percebi que o programinha usa pífios 0,14% de memória e 1,4% de CPU (em média), o que torna ele uma boa opção para máquinas mais modestas e com poucos recursos. Um detalhe no entanto é que o Conky trabalha em parceria com o Compiz. Como minha máquina não suporta o recurso 3D, uma solução foi usar o Xcompmgr, leia aqui.

Para instalar o Conky no Ubuntu, em um terminal digite:

$sudo apt-get install conky

Após a instalação, vá em sua pasta pessoal e localize o arquivo .conkyrc – para visualizar esse arquivo vá na opção VER do Nautilus, MOSTRAR ARQUIVOS OCULTOS.

Para modificar o conteúdo, basta copiar o script de sua preferência que pode ser encontrado no site do projeto ou algum outro site e colá-lo dentro do arquivo .conkyrc substituindo o conteúdo existente. Se preferir e tiver conhecimento o suficiente, pode-se também personalizar o script colocando as informações de monitoramento de sua preferência. A imagem abaixo mostra como ficou meu desktop após instalar o Conky.

No site do Ginho & Ubuntu, encontrei um script bacana e estou utilizando-o. Uma dica legal também descrita no site é em como chamar o Conky após a inicialização do sistema. Para isso, crie um script chamado .conky_start.sh – note que esse script é um arquivo oculto. Coloque o seguinte texto:

#!/bin/bash

sleep 60 && conky;

Após salvar o script dê as permissões de execução chmod + x .conky_start.sh;

Feito isso, é hora de automatizar o sistema para chamar o script toda vez que o GNOME iniciar. Vá em SISTEMA – PREFERÊNCIAS – SESSÕES.

Adicione uma nova chamada colocando o Nome (Conky) e o comando – ./.conky_start.sh

Pronto, toda vez que você iniciar seu sistema, em 60 segundos o Conky será iniciado.

Para trocar informações com o Clayton, seu skype é: claytonsilva ou seu blog É Fácil (update)

Referência: Ginho e Ubuntu

Site do projeto: Conky

  1. igor
    julho 20, 2008 às 12:09 am

    cara eu coloquei o conky no meu pc mas eu ele n ta aparecendo .. oq eu faco?

    me add no msn se de pra vc me ensina …

    igor_nw3@hotmail.com

    agradeco desde ja…

  2. julho 28, 2008 às 11:18 pm

    O Conky é realmente bestial, já faz parte.

  3. outubro 7, 2012 às 6:58 am

    Obrigado, funcionou perfeitamente no KDE
    obs.: o caminho no KDE é Menu > Configurações > Gerenciador de Configurações > Sessão e Inicialização > Aba ‘Início Automático de Aplicativos’

  1. abril 28, 2012 às 2:23 am

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.467 outros seguidores

